Blog
Blog de conteúdos e artigos para "pessoas" que desenvolvem "pessoas", dentro ou fora das organizações.

INTEGRIDADE – o caminho para a coesão interna

por Vânia Faria

Nós temos falado constantemente nos artigos postados neste BLOG sobre elevação da consciência como forma de libertação dos medos e o caminhar para a espiritualidade.

Tenho refletido bastante nos últimos meses se a fórmula está clara para nossos leitores, e a partir de quais bases metodológicas temos buscado os elementos afirmativos para tudo o que estamos pregando na “Evolução Humana”, seja através dos serviços oferecidos para desenvolvimento humano e organizacional, ou por conteúdos postados aqui e nas diversas mídias onde estamos participando.

As conclusões que tenho obtido com minhas reflexões é que está na hora de levar os conhecimentos sobre “valores humanos” para a prática. Falar abertamente e demonstrar com exemplos o que significa ter ou fortalecer um determinado “valor” que conduzirá pessoas pelo caminho de elevação da consciência, e consequentemente se tornarem seres mais evoluídos do ponto vista de “comportamento humano”.

Então hoje eu vou falar sobre o valor “INTEGRIDADE”, que na escala de consciência do método Barrett está classificado como valor de nível 5 – “Coesão Interna” – quando na dimensão “indivíduo” diz respeito a caminhar de acordo com a verdade pessoal;  busca do alinhamento essencial para realização de uma missão de vida;  realização pessoal;  busca da autenticidade; e o verdadeiro significado da sua existência.

Integridade, verdade, caminho - Evolução Humana

INTEGRIDADE – clareza, autoconhecimento, verdade, honestidade

É… creio que seja possível explicar o significado desta palavra/valor apenas de forma filosófica. Não existe fórmula para uma pessoa ser considerada integra. Há sim um caminho a trilhar. Então vamos ver como pode ser este caminho:

  1. Falar de integridade é falar de equilíbrio – Equilibrar o fluxo de dar e receber. Sentir-se alimentado com o que está oferecendo para o mundo e o que recebe do mundo. Equilibrar significa aprender a receber e dar na mesma quantidade. Somos seres vivos. Precisamos inspirar e expirar, comer, trabalhar, nos divertir, amar os outros, nos amar, receber amor, etc. Existe sempre um movimento circular que faz com que o fluxo da vida se renove, que nos alimentemos e renovemos nossa energia vital, e para isso o equilíbrio é fundamental.
  2. Quem somos nós? – pergunta bastante usada pelos estudiosos da evolução humana e da física quântica. Conhecer a nós mesmos, nossa essência, o que nos alimenta, o que nos faz ficar alegres, o que nos faz sentir vida correndo nas veias, o que nos deixa tristes, o que nos torna eufóricos, o que nos deixa deprimidos, o que nos trás paz, o que nos deixa com medo, o que nos faz corajosos, o que nos limita, o que nos impulsiona. Todas essas questões um dia devem ser respondidas por nós mesmo antes de definirmos o que é “a nossa integridade”.
  3. Clareza para caminhar rumo ao futuro para onde quero caminhar no futuro, qual a minha missão de vida, o que eu sei fazer muito bem – que gosto de fazer e quero continuar fazendo durante toda a minha vida, que tipo de pessoa quero ser no futuro. Respostas para esses questionamentos fazem com  que tenhamos clareza sobre o que queremos, para onde estamos indo, a bússola para nos guiarmos rumo ao nosso papel de significado perante a nós mesmos e para a sociedade.
  4. A bagagem que estou carregando pertence realmente a mim? – ao longo da vida vamos acumulando experiências, crenças positivas e limitantes, conceitos e pré-conceitos, vamos nos moldando de acordo com as vivências e exigências da sociedade. Caminhar com tranquilidade e integridade requer abrir mão de convenções sociais e aceitação de quem somos pelos outros. Muitas vezes para seguirmos em frente e íntegros temos que abrir mão de muita bagagem. Não dá para sermos integros carregando nossas bagagens e as exigências/malas que pertencem aos outros. Quanto maior o medo de sermos julgados pela sociedade, maior a bagagem que carregaremos e consequentemente menor a nossa integridade.Ser Verdadeiro - Integridade - Evolução Humana Consultoria
  5. Honestidade e verdade andam abraçadas com a integridade – A integridade é o antídoto que equilibra a nossa “natureza enganosa” e nos dá coragem para avaliar honestamente se as nossas ações estão de acordo com nossos valores que queremos preservar ou fortalecer. Não pode existir integridade sem a mais completa honestidade. Para que haja honestidade temos que conhecer a nós mesmos e aquilo que alimenta nossa essência. Eu sempre fui adepta de um frase que ouvi pela primeira vez há muitos anos, que é: “Qualquer verdade dói menos do que uma mentira flagrada”. É impossível não nos sensibilizarmos com a verdade dos outros. A não ser que estejamos contaminados por crenças limitantes e julgamentos. Existe também uma frase bíblica de que gosto muito e que fala em poucas palavras a maior verdade de todas, que é: “A verdade vos libertará”. Libertará do que? Das angústias, das mentiras, do agradar primeiro aos outros, de dar mais do que receber, de viver aprisionado as convenções sociais e padrões impostos pelo meio em que vivemos.
  6. Confiança para as relações interpessoais – muitos pensadores e especialistas em desenvolvimento humano, a exemplo de Will Schutz, descreveram a fórmula para gerar relações  saudáveis com uma simplicidade invejável. Simples assim: “abertura + verdade = confiança”. Então lhe pergunto: – Como criar relações de confiança se não vivenciarmos a nossa verdade? Se verdade e integridade andam de mãos dadas então somente conseguiremos ter relações interpessoais saudáveis se pudermos ser transparentes, verdadeiros, mostrar quem somos sem máscaras, e desta forma abrir espaço para que o vínculo de confiança seja estabelecido. Se tivermos medo de sermos autênticos, as nossas relações interpessoais serão criadas a partir do medo e de um “eu falso”.  E na realidade não serão relações estabelecidas e sim projeções estabelecidas. E isso realmente não contribui para que tenhamos relações de alto nível, onde amor, aceitação, não julgamento, compreensão, cumplicidade, sejam as fontes das conexões entre nós humanos.

Segundo Debbie Ford em seu livro “Como entender o sombra em sua vida”  o valor Integridade é também o antídoto para curar falsidade. Ela diz que a integridade nos mantém na estrada reta para o sucesso, a estrada que garante que honraremos os nossos valores, que nos lembraremos do que é importante e que faremos escolhas conscientes.

O caminho da integridade é também uma escolha. Integridade é um valor que cria uma plataforma segura para caminharmos. Eu não vejo outra forma de buscar a felicidade e a conexão com a essência verdadeira que existe dentro de nós se não tivermos a integridade como base para tudo o que fizermos. Pode até ser filosófico tudo o que descrevi aqui, porém eu decidi que vou seguir minhas próprias palavras a fim de viver a verdade que está aqui dentro de mim e que agora está ainda mais pulsante. Desejo também que você descreva sua própria fórmula com muita honestidade.

Referências:

Richard Barrett, autor de “Criando uma organização dirigida por valores – Uma abordagem sistêmica para a Transformação Cultural” e “Manual da Autoliderança – Barrett Values Centre (material utilizado para programas de Liderança que utilizam o método Barrett)”.

Debbie Ford, autora de “Como enetender o Efeito Sombra em sua vida”

Will Schultz, autor de “Profunda Simpliciade – Uma nova consciência do Eu Interior”

vaniafariaEH - Vânia Faria - Coaching de carreira, de executivos e astrocoachingSobre Vânia Faria : é consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 20 anos vivênciando  projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos e de carreira, focado em competências, missão, visão e valores pessoais. É formada pelo Barrett Values Centre e também  atua como diretora executiva da Evolução Humana Consultoria.

Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.
Essa é nossa razão de existir!

Mais informações: http://www.evolucaohumana.com.br/quem-somos

10 comentários


  1. Adriano Carvalho
    fev 27, 2012

    Ótimo artigo, esta reflexão é muito importante mesmo.
    O modelo de vida atual nos leva a acreditar que o poder de consumo é capaz de nos satisfazer plenamente, em contrapartida, nunca tivemos tantos depressivos e suicidas. É preciso resgatar valores básicos e sólidos.
    Parabéns pelo blog.
    Sucesso!


  2. Ronildo Vaz
    fev 27, 2012

    Olá Vania,
    Recentemente tomei contato com as suas publicações e gostaria de dar os meus parabéns pelos artigos.
    Dois deles me chamaram a atenção e estão ligados a integridade e o outro a espiritualidade.
    Ainda não tinha visto um estudo sobre espiritualidade nas empresas e como isto ajudar em muito tanto na melhoria das relações entre as pessoas e ao mesmo tempo interferir nos resultados de forma positiva.
    Acrescento apenas que não podemos perder de vista que embora a espiritualidade nada tem a ver com religião ela nos liga a algo maior, e embora tenhamos que ser cuidadosos para não perdemos a essencia da mensagem no mundo empresarial, explicar este algo maior como uma inteligencia superior ou até mesmo mencionar a palavra Deus é dificil, porém esta por tras da mensagem. Um forte abraçao e meus parabéns mais uma vez. Ronildo


  3. Rugenia Maria Pomi
    fev 28, 2012

    Olá Vânia,
    Conheci seu site ontem e gostei muito, pois há uma profunda conexão com os valores, os princípios, a missão, a visão e os propósitos de nossas empresas e das pessoas de nossas equipes de trabalho! Parabéns pela clareza, objetividade e profundidade de seus posts. Forte e carinhoso abraço, Rugenia


  4. Wander Sena
    mar 02, 2012

    Muito oportuna a proposta de colocar em pauta e na prioridade dos Seres Humanos – por conseguinte da sociedade, a reflexão e prática orientada pelos Valores Universais.

    Os ambientes colaborativos virtuais em suas diferentes composições (Redes Sociais, Blogs, Sites etc.) são, em seu conjunto, poderosos meios de promoção dos Valores.


  5. Maria Helena Annunciato
    mar 02, 2012

    Adorei o blog…
    Integridade é um valor que tem que começar no LAR e deve ser aperfeiçoado ao longo da vida.


  6. Daniel Reis
    mar 02, 2012

    Os valores são aquilo que nos distingue dos demais, no entanto, tal como refere no artigo está mais do que na altura de os pôr em prática, inspirar e motivar a vontade de o fazer nos outros.


  7. Samira
    abr 20, 2012

    Que texto maravilhoso! É uma lição de vida! Obrigada!


  8. Samira Antunes F. Silva
    abr 20, 2012

    Conheci este blog por meio do Linkedin, e estou encantada! Os textos são maravilhosos, de um profundidade e de certo modo também corajoso! Grande abraço


    • Vânia Faria
      abr 21, 2012

      Olá Samira, obrigada por seus comentários. Ficamos felizes com sua apreciação. Nos motiva a contiuar neste caminho. Abraços, Vânia


  9. RUBENS
    ago 15, 2013

    VANIA TUDO BEM.LEIO TODOS ARTIGOS SEU, GOSTARIA QUE ME INDICASSE ALGUNS LIVROS.

Deixe uma resposta