AVALIAR e PESQUISAR para DESENVOLVER e POTENCIALIZAR pessoas e recursos nas organizações

Cubos de madeira marcados com serviços disponiveis na consultoria
Nós da Evolução Humana somos a favor de realização de pesquisas como forma de mensurar como anda a saúde comportamental da empresa (a parte humana) e que os resultados gerados por estes modelos de avaliações sejam utilizados com consciência e favorecimento para tomada de decisão nas questões de desenvolvimento humano, organizacional e cultural. Por isso a palavra chave para o uso eficiente dos resultados é “consciência”. Diante deste tema aqui exposto, abrimos neste BLOG um FÓRUM para que sejam divulgados cases de sucesso utilizando estes procedimentos de pesquisas/avaliações e também para denúncias de abusos por parte de gestores que utilizam avaliações como forma de punição e desrespeito aos colaboradores da empresa. Você tem algo que gostaria de compartilhar com nossos leitores sobre o tema em questão? Utilize a área de comentários deste post para escrever seus comentários. Fique à vontade.

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Qual a sua opinião sobre este tema? Gostaríamos de lhe ouvir.

(Fórum)

Em nossa experiência consultiva temos observado que no campo do desenvolvimento humano existem duas facções quando o assunto é avaliar e pesquisar: – aquela que acredita que é necessário avaliar pessoas para então desenvolvê-las, e aquela que é a favor de usar a potencialidade de cada colaborador sem olhar para os pontos de menor desenvolvimento. Ou seja, uma olha para as fraquezas como possíveis pontos de melhoria. Outra que ignora os pontos de desenvolvimento e foca apenas nas qualidades (forças) do indivíduo.

Existem também as organizações que medem o clima organizacional, pesquisa de valores, pesquisa de satisfação de clientes, e outras, para identificar pontos de melhoria nos quesitos liderança, benefícios, ambiente de trabalho, perspectivas de crescimento de carreira dentro empresa, engajamento, cultura organizacional, satisfação com clientes externos, etc.

Em “nossa” opinião (equipe consultiva da Evolução Humana), a questão que deve ser considerada é a seguinte:

Avaliar é necessário, desde que as razões que motivam a organização a utilizar dos diversos modelos de avaliação seja de gerar um olhar mais cuidadoso e incentivador do crescimento do profissional e potencialização daqueles talentos inerentes a cada um dos colaboradores. No caso de pesquisas organizacionais (clima, cultura, satisfação de clientes) os resultados devem ser utilizados com consciência, a fim de gerar satisfação em todas as cadeias de sustentação do negócio – é o que chamamos de sustentabilidade organizacional.

Esta é uma questão que merece bastante atenção. As avaliações quando usadas para desenvolver potencialidades, melhor utilização dos talentos em suas posições, planos de sucessão, planos de carreira, melhoria do clima, alinhamento cultural, ações de engajamento, melhoria de processos organizacionais, adequação e inovação de políticas e procedimentos internos – excelente! Porém se as razões forem para extrair benefícios pessoais, cortes de pessoas ou punições devem ser denunciadas. Onde? Em meios de comunicação, fóruns de profissionais da área de desenvolvimento humano e RH.

Cense Tecnologias para RH - tecnologias utilizadas pela Evolução Humana para realização de Pesquisas
Cense Tecnologias para RH – Sistemas utilizados pela Evolução Humana para realização de Pesquisas

E quais são os tipos de Pesquisas e Avaliações mais comuns utilizados pelas empresas brasileiras?

Pesquisa de Clima – verifica como está a motivação/engajamento dos colaboradores da empresa. Permite visualizar pontos de atenção e descontentamento dos colaboradores, e as pessoas não são identificadas. Ótima ferramenta para que os gestores verifiquem  se as práticas de gestão e desenvolvimento humano estão gerando contentamento das pessoas que as utilizam no dia-a-dia.

Pesquisas de Valores – verifica como anda a cultura organizacional de uma empresa a partir dos valores organizacionais. Ele mostra com maior profundidade as questões que envolvem engajamento e motivação dos colaboradores, pois mostra a origem dos comportamentos humanos. Aponta qualidades e limitações da cultura organizacional.

Pesquisa de Satisfação de clientes – parecida com a pesquisa de clima, porém o público pesquisado é o cliente externo ou Stakeholders. Aborda questões que podem gerar inputs tanto de cunho estratégico, processual e de desenvolvimento de pessoas/equipes.

Pesquisa 360 graus – Esta é uma pesquisa que pode ser utilizada em diversas modalidades e aplicada para colaboradores. É uma pesquisa identificada, ou seja, tanto avaliado quanto avaliadores devem se identificar. Ela possui diversas formas de customização: avaliação de competências comportamentais, avaliação de desempenho, avaliação de metas, avaliação de competências técnicas e/ou funcionais. Muito utilizada nas modalidades comportamentais e desempenho. Os resultados são utilizados para desenvolvimento humano, bonificação, políticas de cargos e salários, planos de sucessão, planos de carreira, e infelizmente, também servem para desligamento de colaboradores…

Avaliação de Potencial – Esta é uma pesquisa que pode utilizar uma ferramenta 360 graus associada a instrumentos de autopercepção, entrevistas por competências, histórico profissional do avaliado, e muitas vezes são adicionadas informações da avaliação de desempenho anual do participante que gera um quadro chamado Nine-box – que classifica o avaliado em um quadrante que define o que se pode esperar da pessoa e se ela é está classificada como “Talento”… ou não…

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Existem muitos outros tipos de pesquisas que são realizadas pelas empresas, e muitos nomes diferenciados para essas mesmas pesquisas – cada empresa cria os modelos internos para as suas avaliações, seja nos modelos quantitativos e qualitativos.

Nós da Evolução Humana somos a favor de realização de pesquisas como forma de mensurar como anda a saúde comportamental da empresa (a parte humana) e que os resultados gerados por estes modelos de avaliações sejam utilizados com consciência e favorecimento para tomada de decisão nas questões de desenvolvimento humano, organizacional e cultural. Por isso a palavra chave para o uso eficiente dos resultados é “consciência”.

Diante deste tema aqui exposto, abrimos neste BLOG um FÓRUM para que sejam divulgados cases de sucesso utilizando estes procedimentos de pesquisas/avaliações e também para denúncias de abusos por parte de gestores que utilizam avaliações como forma de punição e desrespeito aos colaboradores da empresa. Você tem algo que gostaria de compartilhar com nossos leitores sobre o tema em questão? Utilize a área de comentários deste post para escrever seus comentários. Fique à vontade.

Texto de Vânia Faria

Desenvolvimento Humano e Organizacional - Evolução Humana
A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. Essa é nossa razão de existir!
Mais informações: http://www.evolucaohumana.com.br/siteantigo/quem-somos

E como “Consultoria” estamos à disposição para oferecer diversos modelos de pesquisas/avaliações. Para ver as soluções e tecnológicas de pesquisas oferecidas pela Evolução Humana Consultoria – Avaliações e Mapeamento e Pesquisas.

Para realização de Pesquisa de Valores – Método Barrett – utilizamos metodologia e plataforma Values Diven 0 Barrett Values Centre.

Conheça mais sobre as soluções tecnológicas de avaliações e pesquisas (clima, desempenho, 360 graus, satisfação de clientes) oferecidas pela Cense Sistemas para RHo braço tecnológico da Evolução Humana Consultoria.Cense - Cense Somos o fruto da fusão de mentes da liderança da UNIQA Sistemas e da Evolução Humana Consultoria. O resultado? Uma empresa que alia a experiência na engenharia de sistemas online ao conhecimento em desenvolvimento humano e organizacional.

 

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