Blog
Blog de conteúdos e artigos para "pessoas" que desenvolvem "pessoas", dentro ou fora das organizações.

COMO MONTAR UM PLANO DE TREINAMENTO PARA TER LUCRATIVIDADE SUSTENTÁVEL NA SUA EMPRESA

Artigo escrito por NILSON REDIS - consultor parceiro da Evolução Humana.
Saiba mais sobre o autor.

Treinar para fortalecer a organização

Observando as organizações podemos perceber exemplos de empresas que se tornaram sinônimos de excelência em alguma competência dos negócios. Google é reconhecido pela inovação. Wal-Mart é lembrada pela capacidade de cortar custos. Porém quando falamos em lucratividade sustentável lembramos da GE, mas não é só isso. Quando falamos em treinamento, no mesmo instante a GE nos vem à mente com sua famosa universidade corporativa de Crotonville. O que será que existe de comum entre lucratividade sustentável e treinamento?

Um exemplo de como o treinamento perpetua o sucesso de uma empresa

A GE é uma organização com mais de 330 000 funcionários presente em 100 países e atuando em segmentos que vão da energia ao entretenimento. Nos seus 132 de história, nenhum dos seus 12 presidentes foi recrutado fora da empresa.

Crotonville é uma lenda dentro dos conceitos das universidades corporativas. Neste ambiente que a empresa treina seus principais executivos permitindo a troca de experiências entre colegas e professores, como também perpetuando os valores da própria organização.

Ralph Cordiner, president da GE em Crotonville, NY, em 03 de maio de 1957

Em entrevista a revista Exame (29/09/2008) o presidente mundial da GE Jeff Immelt e substituto do mítico Jack Welch (ambos, aliás, ex-alunos de Crotonville), afirmou categoricamente que “Os programas de Crotonville ajudam nossos executivos a fazer as mudanças necessárias e a entregar resultados num ambiente de negócios que está mudando constantemente.” E Immelt é ainda mais objetivo “objetivo ali é aprender e, principalmente, produzir resultados.”

O conceituado professor Ram Charam que há mais de 35 anos dá aulas em Crotonville afirmou que o conselho de administração possui 25 nomes de possíveis candidatos à presidência daqui a 10 anos, “mas pode ser que nenhum deles venha a ser o CEO, mas todos serão desenvolvidos para isso” conclui Charam.

Ter uma equipe preparada é a base para uma empresa ter sucesso. Ocorre que muitas vezes executivos e empreendedores acreditam nisso, mas não sabem como por em prática e este artigo é sobre isso.

Como montar um plano de treinamento e desenvolvimento para sua empresa

A partir do momento que os líderes realmente acreditam que através do desenvolvimento das suas equipes poderão ter um resultado na perpetuidade e lucratividade da sua empresa, é o momento de estruturar um plano para chegar a estas metas.

Este plano começa com a conceituação de fundamentos básicos:

  • O primeiro fundamento a ser conceituado é a função de treinamento que é qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa competente para exercer as suas atividades, aumentar sua capacidade para suas funções atuais e prepará-la para novas oportunidades.
  • O segundo fundamento oriundo deste conceito é a questão de competência. Competência é a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto para julgar se um colaborador é competente é preciso analisar três aspectos que se complementam. A próxima ilustração esclarece e bem este conceito.

Será que sua equipe é competente para desempenhar as tarefas que elas realizam? Vamos agora ver na prática como podemos estruturar um plano de treinamento?

Estruturando um plano de treinamento

Segundo as normas da ISO 10015, o Processo de Treinamento deve ser dividido em quatro etapas:

  • Identificação das necessidades de treinamento.
  • Planejamento e programação do treinamento.
  • Execução do treinamento.
  • Avaliação dos resultados do treinamento.

Identificação das necessidades de treinamento

O gestor neste momento precisa ter uma visão clara dos membros da sua equipe para poder fazer a clara identificação das reais necessidades de treinamento. É neste momento que ele identifica o nível de eficiência e competência do seu colaborador e compara com os níveis desejados para aquela função.

A partir disso o líder começará a construir o que seus colaboradores deverão aprender para atingir o patamar desejado para executar a sua função com maestria.

Planejamento e programação do treinamento

A partir do momento que as lideranças identificaram as reais necessidades de treinamento, o planejamento do programa de treinamento irá desenvolver a estrutura conteúdo a ser abordado, de forma sinérgica com o público-alvo e da cultura da empresa. Neste momento também definiremos os recursos que serão necessários para atingir este objetivo.

Uma forma simples de estruturar esta fase é usar a ferramenta 5W2H, que apesar do nome lembrar uma fórmula química, nada mais é do que transcrição em inglês de perguntas fundamentais em qualquer planejamento. Vejam o quadro:

Execução do treinamento

A execução do treinamento é o ápice de todo um planejamento. Se a execução não for bem feita compromete-se todo o programa. Para isso devem-se concentrar esforços para que esta parte do processo seja bem sucedida.

Voltando a Crotonville, nossa referência em treinamento de profissionais, tanto Jack Welch (chamado de executivo do século pela revista Fortune) quanto Jeff Immelt atual presidente da GE, visitam Crotonville, acompanham e discutem com os alunos durante as aulas a cada quinze dias. Como podemos ver é uma questão de estabelecer prioridades.

Avaliação dos resultados do treinamento

Indicadores são essenciais ao planejamento e controle dos processos das organizações porque possibilitam o estabelecimento de metas quantificadas. Com base nestes indicadores podemos elaborar análises críticas do desempenho dos processos de treinamento e desenvolvimento, e redirecionar caso seja necessário, para novos pontos onde poderemos atingir os objetivos previamente traçados.

Vamos listar alguns exemplos de indicadores que poderemos utilizar para avaliar um programa de treinamento:

  • índice de satisfação de clientes
  • tempo médio de produção
  • taxa de assiduidade
  • taxa de rotatividade
  • taxa de não conformidades
  • crescimento de vendas
  • aumento de lucratividade da empresa

Treinamento não substitui gerenciamento

Como forma de conclusão e reflexão, não devemos considerar o treinamento como uma ferramenta única de desenvolvimento das equipes. Ele não substitui o gerenciamento adequado das equipes e cabe aos bons líderes colaborarem para que o aprendizado obtido nos treinamentos torna-se uma ferramenta efetiva de sucesso. A melhora das competências de um membro da equipe não depende somente dele. Depende também da equipe e principalmente dos gestores que irão apoiá-lo e conduzi-lo para patamares superiores de performance. E se o seu objetivo é ter lucratividade sustentável para sua organização, faço como a GE e crie sua Crotonville, afinal só a capacitação e qualificação da sua equipe poderá garantir a perpetuidade com rentabilidade para sua empresa.

A Evolução Humana oferece dezenas de serviços e treinamentos – Saiba mais: http://www.evolucaohumana.com.br/treinamentos-oficinas-de-aprendizagem-workshops-e-palestras

A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.
Essa é nossa razão para existir!

http://www.evolucaohumana.com.br/quem-somos

QUEM SOMOS: “A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em Educação Corporativa oferecemos: Mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de Treinamentos, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, in company. Atuamos também nas áreas de: cultura organizacional e transformação cultural por valores; academia de lideranças; coaching; inovação e sustentabilidade; seleção e formação de estagiários e trainees; processos de desenvolvimento organizacional; e remuneração. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e já estamos atuando também fora do Brasil (Argentina, Espanha, Marrocos, México, EUA). Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 45 consultores de nível sênior. Estamos prontos para lhes servir! Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail  falecom@evolucaohumana.com.br

4 comentários


  1. Carlos Eduardo Balote
    jun 22, 2011

    Caros,
    achei muito bom o blog que destaca a importância de montar um plano de treinamento para a sustentabilidade da organização….vou até um pouco além, pois na nossa experiência estruturamos uma academia de excelência que teve como foco a implantação de um ciclo de desenvolvimento sustentável com uma série de programas que atendem todos os níveis da organização.
    Iniciamos com a criação de um programa denominado “Integrador” que visa alinhar cultura, valores, missão, negócios, entre outras informações fundamentais para todos os colaboradores.
    Na sequência o Programa “Estagiários” que busca identificar, desenvolver e reter os jovens com perfil diferenciado para assumirem posições de liderança futuramente.
    Após estruturamos o Programa “Trainees” que foca na aceleração dos jovens recem formados e que no prazo de 12 meses estarão a frente de equipes.
    O Programa “Tecnico” que visa lapidar as competências técnicas fundamentais para os negócios do Grupo.
    Já o Programa “Gerencial” tem como objetivo aprimorar as competências gerencias de colaboradores com potencial ou novos gestores, oferencendo ferramentas para aprimorar suas competências.
    O Programa “Liderar” que desenvolve líderes integralmente : 360º, lidera a equipe, a comunidade, o cliente, enfim todos stakeholders..o programa forma líderes de negócios.
    Na continuidade desenvolvemos o Programa de “Sucessão” que objetiva mapear e identificar posições chaves e potenciais ocupantes garantindo assim a continuidade da gestão organizacional.
    E como não poderia faltar trabalharmos os atuais líderes, da Presidencia a Supervisão, com o Programa de Coaching, opoiando estes a aprimorar suas competências essenciais para o sucesso da organização.
    Todos estes programas foram atrelados ao planejamento estratégico e as metas de crescimento do grupo….compartilhamos um pouco destas experiências em alguns eventos recentemente que podem ser conhecidos no meu blog….cbalote@blogspot.com.
    Parabéns ao pessoal da Evolução Humana pela provocação e pela contribuição que tem prestado as empresas que ainda estão em busca do caminho ideal.
    Carlos Balote


  2. Antonio de Oliveira Isidro
    out 16, 2011

    Caros amigos,

    Vimos que algumas empresas investem em seus funcionários para que eles possam exercer funções na empresa sem a necessidade de se buscar no mercado profissionais da área. Nestes casos, percebemos que é uma forma eficaz da empresa para não perder tempo com treinamentos.
    As empresas que aplicam este método acaba tendo a vantagem no mercado, pois, qual o funcionário que não almeja a chegar a um cargo importante na empresa? Caso contrário, ele terá uma vasta experiência e não faltará outras empresas interessadas em uma pessoa altamente capacitada. Um líder com uma boa formação, saberá aplicar nas situações do dia-a-dia a melhor maneira para se treinar a equipe nas horas que a empresa precisar.


  3. Patrícia Pires
    fev 07, 2012

    Ótimo Post ótimo Blog

    Att
    Patricia Pires


  4. Prof Venancio
    nov 09, 2012

    Excelente, parabéns.

Deixe uma resposta

Comentários de leitores

  1. "Realmente, a resposta não é tão fácil. Porém, é necessário, para que se tenha uma vida satisfatória. Como diz Victor ..."

  2. "Vânia querida!!! Você é verdadeiramente para mim uma querida. Ao ler este artigo, Generosidade, sem querer me autopromover, pois quem me ..."

Prêmio Top Blog 2012

Fale conosco

Evolução Humana
São Paulo, SP
11 4614-4827
falecom@evolucaohumana.com.br
www.evolucaohumana.com.br