Blog
Blog de conteúdos e artigos para "pessoas" que desenvolvem "pessoas", dentro ou fora das organizações.

A CRISE DE VALORES HUMANOS há de passar – a Consciência há de florescer e mudar o caminho da nossa Humanidade

sobre Vânia Faria - Consultora de Desenvolvimento Organizacional e Humano, Coach com formação ICC, ICI, ICF e em Coaching Transpessoal com John Whitmore. Certificada pelo Barrett Values Centre para realização projetos de Transformação Cultural e Cultura de Valores. Mestre em Gestão de Sistemas de Informação pela PUC de Campinas, com formação acadêmica em Tecnologia e Pós-graduação em Análise de Sistemas.  Participo como co-autora do projeto "A World Book of Values" - este que deve ser um novo tratado para disseminar o conhecimento sobre "Valores Humanos". Minha missão foi a de escrever sobre os valores "Intuição, Prosperidade, Crescimento Profissional, Felicidade, Missão e Acolhimento". O livro será lançado mundialmente em 2013. Grande alegria participar como co-autora deste livro!  É sócia-diretora da Evolução Humana Consultoria e da Cense Sistemas para RH. Atua como líder de projetos de Cultura Organizacional, projetos de formação de jovens através da "Viva Valores", realiza coaching de carreira, astrocoaching, life coaching e coaching de executivos. Apaixonada por pessoas e por sua missão de vida que é relacionada à ampliação de consciência individual e coletiva.  I’m a certified consultant in the Cultural Transformation Tools (CTT), developed by the Barrett Values Centre. These projects are offered by my company in Brazil, called Evolução Humana Consultoria. We already had done CVA research in Brazil, Mexico, Argentina, USA, Morocco and Spain. My company is open to conduct collaborative and multicultural projects. A CRISE DE VALORES HUMANOS há de passar – a Consciência há de florescer e mudar o caminho da nossa Humanidade<< Por Vânia Faria >>

Tenho observado um movimento mais intenso nos últimos anos de revolta, violência, agressividade, confrontos, medo e muitas vezes até terror nas ruas e cidades de todo o mundo. Tudo isto já existia no passado, mas nos últimos anos parece que o planeta realmente entrou em ebulição.

Neste artigo não vou falar apenas de Brasil – apesar de que aqui antigamente costumávamos gabar de que vivíamos em paz, mas esse tempo passou… Agora o Brasil está nivelado com outros países que vivem ou viviam em guerras civis e religiosas ao longo da história da humana. A guerra está aqui debaixo de nossas janelas ou na tela da TV. É guerra política, população e bandidos, população e polícia… em fim, sobrevivem os mais fortes e espertos.

Então queridos leitores, hoje eu lhes pergunto: – O que está acontecendo com o SER HUMANO? O que está acontecendo com a RAÇA HUMANA?

Estamos vivendo uma crise dos VALORES HUMANOS? Estamos vivendo uma crise dos DIREITOS HUMANOS?

Eu que sempre fui uma pessoa otimista estou muito triste com o que tenho visto diariamente. Não podemos mais ligar as TVs e acessar os sites de notícias – pois as notícias trágicas tomaram conta desses veículos de comunicação. Não podemos sair às ruas para jantar com nossas famílias em paz – pois corremos o risco de ser assaltados em arrastões nos bares e restaurantes das grandes cidades. Até praias famosas do nosso país estão se tornando campo de batalha entre população e bandidos  Está difícil de acreditar nos governantes, pois já não sabemos quem está do lado dos honestos… parece que neste meio o time dos desonestos está lotado e  então a desconfiança e descrença começa a tomar conta de todos nós…

Onde chegamos? Onde Chegamos? E para onde estamos indo? Evolução Humana - artigo do BLOG A CRISE DE VALORES HUMANOS há de passar – a Consciência há de florescer e mudar o caminho da nossa Humanidade

Eu luto e reluto para não entrar na energia da descrença, mas não posso deixar de expressar a minha profunda angústia e indignação em ver escancarada a CRISE dos VALORES HUMANOS chegando ao seu ápice. Temos que fazer alguma coisa! Definitivamente – temos que agir!

É chegada a hora minha gente. Gente do bem, gente de valor, gente da LUZ – Vamos nos unir! O BEM há de prevalecer. A LUZ há de iluminar a escuridão. Não podemos ficar omissos num momento como este. O Planeta precisa de ajuda e de socorro. O BRASIL e nossas cidades precisam de gente mais atuante nas questões humanísticas. Nós, que temos o nível de consciência mais elevado e maior discernimento dos acontecimentos, temos que fazer a nossa parte e se possível ajudar os outros a se erguerem. Tenho muita convicção de que cada um pode fazer algo “hoje” para irradiar a energia da LUZ e do AMOR.

Temos que ensinar – com os instrumentos que temos – o “como fazer”, mas principalmente darmos o exemplo de como agir em situações de crise, conflitos, desesperança e violência. Não podemos deixar esta energia ser mais forte do que os princípios básicos ensinados por grandes mestres (Jesus, Gandhi, Buda, Chico Xavier, Dalai Lama, e tantos outros), que sempre usam ou usavam as palavras mágicas em seus discursos: “AMOR e PAZ”. Usemo-los como exemplos, quando a desesperança adentrar em nossas mentes e corações.

Cada um pode ser um agente de mudança – desde que saia do papel de vítima e comece a semear o bem, o amor, a ajudar pessoas a verem luz onde só se vê escuridão. Vamos falar mais sobre o amor, sobre a força que ele pode gerar no sentido de cultivar a “NÃO VIOLÊNCIA”. É chegada a hora!

E relembrando algumas frases de pessoas que um dia também refletiram e escreveram sobre o tema desta conversa:

 “Até onde conseguimos discernir, o único propósito da existência humana é acender uma luz na escuridão da mera existência.” – Carl Jung
 “Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo.” – Liang Tzu
“A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade.“  Cardeal Suenens
“Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo. ” Mahatma Gandhi
“Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.” –  Allan Kardec
“Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido.” – Dalai Lama

A conscientização sobre os valores humanos mais elevados e suas vivências serão fundamentais para que a humanidade evolua para uma dimensão digna de ser vivida por todos nós. Se quisermos um futuro melhor para nós e nossos filhos temos que ser protagonistas e não ficar de braços cruzados esperando que autoridades e governantes resolvam os problemas. Todos somos responsáveis pelo que está acontecendo e todos somos responsáveis pelo mudança que se espera para o nosso planeta. PAZ e AMOR.

Que o lema difundido pelos hippies nos anos 60 saia do discurso e vá para a prática a partir de hoje. 

Sobre Escritora, consultora em desenvolvimento humano e cultura organizacional do Barrett Values Centre, palestrante, coach de executivos/carreira e astróloga. Tem escrito sobre comportamento humano, carreira, coaching e valores humanos. Biografia Consultora de Desenvolvimento Organizacional e Humano, Coach com formação ICC, ICI, ICF e em Coaching Transpessoal com John Whitmore. Certificada pelo Barrett Values Centre para realização projetos de Transformação Cultural e Cultura de Valores. Mestre em Gestão de Sistemas de Informação pela PUC de Campinas, com formação acadêmica em Tecnologia e Pós-graduação em Análise de Sistemas.  Participo como co-autora do projeto "A World Book of Values" - este que deve ser um novo tratado para disseminar o conhecimento sobre "Valores Humanos". Minha missão foi a de escrever sobre os valores "Intuição, Prosperidade, Crescimento Profissional, Felicidade, Missão e Acolhimento". O livro será lançado mundialmente em 2013. Grande alegria participar como co-autora deste livro!  É sócia-diretora da Evolução Humana Consultoria e da Cense Sistemas para RH. Atua como líder de projetos de Cultura Organizacional, projetos de formação de jovens através da "Viva Valores", realiza coaching de carreira, astrocoaching, life coaching e coaching de executivos. Apaixonada por pessoas e por sua missão de vida que é relacionada à ampliação de consciência individual e coletiva.  I’m a certified consultant in the Cultural Transformation Tools (CTT), developed by the Barrett Values Centre. These projects are offered by my company in Brazil, called Evolução Humana Consultoria. We already had done CVA research in Brazil, Mexico, Argentina, USA, Morocco and Spain. My company is open to conduct collaborative and multicultural projects.

Sobre Vânia Faria : é consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 20 anos vivênciando  projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos e de carreira, focado em competências, missão, visão e valores pessoais. Co-autora do Livro “A World Book of Values” e editora principal para a versão brasileira. É formada pelo Barrett Values Centre e também  atua como diretora executiva da Evolução Humana Consultoria.

 

Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.
Essa é nossa razão de existir!

 Mais informações: http://www. evolucaohumana.com.br

 

QUEM SOMOS: “A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em Educação Corporativa oferecemos: Mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de Treinamentos, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, in company. Atuamos também nas áreas de: cultura organizacional e transformação cultural por valores; academia de lideranças; coaching; inovação e sustentabilidade; seleção e formação de estagiários e trainees; processos de desenvolvimento organizacional; e remuneração. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e já estamos atuando também fora do Brasil (Argentina, Espanha, Marrocos, México, EUA). Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 45 consultores de nível sênior. Estamos prontos para lhes servir! Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail  falecom@evolucaohumana.com.br

11 comentários


  1. Maria José Arantes
    jun 15, 2013

    “O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem – mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir.” [Albert Einstein] – por Maria José Arantes


  2. Savio Campos Batistella
    jun 15, 2013

    A Crise de Valores Humanos TEM de passar. A Consciência TEM de florescer e mudar o caminho da nossa Humanidade e para o bem da Natureza.


  3. Marcelo Hellmeister Canal
    jun 15, 2013

    Como Gestores de RH reconheço que estamos próximos de assistir estes padrões irascíveis de violência adentrando nas empresas e funcionários vão agredir patrões. Como já se vê vizinhos matando vizinho em condomínios fechados. Carecemos de uma nova ciência social!


  4. Marcelo Hellmeister Canal
    jun 15, 2013

    O tempo não volta… Não é só a natureza que está sofrendo de aquecimento global. A humanidade atravessa por um “degelo” nos limites da percepção, que alteram estados de consciência e ativam padrões de comportamentos descontrolados que irrompem quaisquer valores. A Biologia avançou no seu conhecimento estruturando, o genoma, mas a psicologia não conseguiu acompanhar os novos tempos. Carecemos de uma nova ciência social.


  5. Anderson Gomes
    jun 15, 2013

    Parabéns Vânia pelo artigo.
    É bem disto que estamos precisando, rever nossos valores e papéis dentro da sociedade, a partir de uma mudança interna…
    Compartilhando no FB.


  6. Samuel Fernandes Braz
    jun 15, 2013

    Alguém disse uma vez que o que preocupa não é a violência dos maus, mais preocupante é o silêncio dos bons…tenho fé e sei que algo nesse sentido realmente tem que acontecer….excelente artigo..


  7. Carlos Rossi
    jun 15, 2013

    Em primeiro lugar gostaria de te parabenizar pelo artigo.

    Porém o problema está na falta de leitura da população. O movimento Hippie foi fundamentado nas ideias de Herbert Marcuse escritas no livro – Eros e Civilização – . porem este movimento ocorreu nos Estados Unidos como um protesto contra o sistema de governo e a guerra do Vietnã.

    Já na Europa, principalmente na França, ocorreu um tipo diferente de protesto, também fundamentado nas ideias de Marcuse, porem do livro -Ideologia da Sociedade Industrial. Protestos estes que se tornaram violentos, e tiveram nas Barricadas de Paris seu ponto de maior expressão.

    Da mistura destes dois movimentos, houve nas décadas de 70, 80 e 90, uma explosão de liberdades individuais, ao mesmo tempo que o Leviatã, idealizado por Thomas Hobbes, começava a apertar seus tentáculos sobre a população, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, fato este que passou despercebido pela população mundial.

    Uma explicação – quando Hobbes idealizou o Estado de direito, o comparou ao Leviatã, um mostro mitológico que aperta todos em seus tentáculos.

    No começo do novo milênio, mais precisamente a partir do 11 de setembro, o Leviatã retomou todo seu poder, censurando até a Internet como recentemente descobrimos,. Ora se por um lado está a população cansada de perder privilégios e pelo outro estados cada vez mais autoritários, os conflitos serão inevitáveis.

    Dentro desta turbulência, não é de se admirar que não precisemos chegar ao século VI depois de Ford para atingirmos a utopia social idealizada por Aldous Huxley em Admirável Mundo Novo.


  8. Tania Cristina Jansen
    jun 17, 2013

    Realmente, a cada dia que passa tenho notado a falta de paciência, educação e respeito entre as pessoas, o direito de manifestação não deve atrapalhar o direito de ir e vir dos que não participam destes movimentos, sejamos mais inteligentes ao expôr nossas idéias, este artigo vem de encontro com o momento atual ao qual estamos passando, muito bem colocado e uma boa reflexão.


  9. Jose Carlos Nunes Teixeira
    jun 17, 2013

    Para que se possa mudar, é necessário ter atitude e coragem, vivemos num pais democrático? onde não se tem direito a fala e as reivindicações, o grande problema e quando se faz, entram terceiros, militantes que são contra ou gosta de tumultuar.


  10. Oldack E.C. Jaoude
    jun 17, 2013

    A CRISE DE VALORES HUMANOS há de passar – a Consciência há de florescer e mudar o caminho da nossa Humanidade
    Temos similitudes de pensamento e desposamos da linha de pensamento desses grandes expoentes que só fizeram engrandecer a humanidade em suas épocas.
    Ficaram para sempre suas citações, exemplos e, acima de tudo, suas condutas ao enfrentar a humanidade laica.
    Sou consultor na área de estratégia e gente, tenho enfrentado situações das mais diversas e adversas em meus trabalhos. As vezes, até penso que vence a ignomínia,
    não fosse a certeza que tenho de que isso que coloca em seu artigo corresponde à verdade por fim.
    Parabéns! Mais uma vez.


  11. Francisco Daniel Camara
    jul 03, 2013

    Se o egoísmo não continuar imperando entre as pessoas e houver valorização da humanidade através do amor, aí sim, poderá haver mudanças.

Deixe uma resposta