O Valor Humano “HONESTIDADE”

Cubos de madeira marcados com serviços disponiveis na consultoria

artigo de Vânia Faria - Sobre Vânia Faria - consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 22 anos vivenciando projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de “Cultura Organizacional orientados para Valores”, coaching de executivos e de carreira – focado em competências, missão, visão e valores pessoais/organizacionais. É sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria e lidera todos os projetos de Cultura Organizacional realizados por esta Consultoria.— por Vânia Faria —

 Recentemente fiz um questionamento nos grupos em que participo do Linkedin sobre o valor humano HONESTIDADE, usando a seguinte chamada:

 ___________________________________________________________________________

Queridos participantes do grupo, gostaria de começar a discutir com vocês, aqui no Linkedin, o valor humano “HONESTIDADE”.

Num momento crítico como este que estamos vivendo no Brasil, precisamos falar mais sobre os VALORES HUMANOS. Nosso grupo pode começar a fazer diferença, pois em minha opinião, muito mais do que banir o problema “corrupção” – temos que atuar na raiz – fortalecendo em nossa sociedade valores humanos mais elevados. E o melhor antídoto para a corrupção é a HONESTIDADE.

Qual a sua opinião sobre este valor humano?

 ___________________________________________________________________________

Utilizei um artigo meu que fala sobre “VERDADE, SINCERIDADE E HONESTIDADE” para iniciar o debate, mas sobretudo, o que eu pretendia  era ver as pessoas trazerem seus comentários, sugestões, angústias e manifestações escritas sobre o VALOR HUMANO  HONESTIDADE, ou, o que a falta dele vem gerando em nossa sociedade.

Outra motivação para iniciar o debate foi a de ampliar a consciência coletiva para o  “o que fazer” e o “como podemos fazer” para que este valor, cada vez mais, seja vivenciado – nos nossos lares, nas nossas comunidades, nas nossas escolas,  nas nossas cidades, nos governos, em nosso país e em todas as civilizações do nosso planeta”.

Gandhi disse uma vez o seguinte: “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”

Na linha do que Gandhi falou há anos, eu penso que as iniciativas para fortalecer este valor em nossa sociedade podem ser inúmeras, mas eu acredito que o primeiro passo deve  ser: “compreender com profundidade o que realmente significa ser honesto”. O segundo passo deve ser: avaliar “o quanto praticamos estes conceitos”. Vale lembrar que para o Barrett Values Centre, o valor HONESTIDADE está classificado no nível mais elevado da escala dos 7 níveis de consciênciaValor de nível 7 – SERVIÇO À HUMANIDADE E AO PLANETA

Então gostaria de compartilhar com todos vocês, as inúmeras opiniões que recebi no debate sobre o valor HONESTIDADE. Todas vieram através das discussões dos grupos do Linkedin. Convido-os a ver o que as pessoas estão falando sobre HONESTIDADE.

Importante lembrar que os comentários estão como os textos originais.

Obrigada a todos pelos riquíssimos depoimentos.

___________________________________________________________________________

Honestidade- avaliação de valores, building, campanhas de endomarketing para projeto de cultura organizacional, colaboração, competências comportamentais associadas aos valores organizacionais, cooperação, Correttezza, cultura, cultura 360graus, cultura 360º, cultura e endomarketing, Cultura Organizacional, eerlijkheid, evolução humana comunicação, Honestidad, Honestidade, Honesty, honnêteté, John Whitmore e Vânia Faria, liderança de equipes, liderança orientada para valores, marco filosófico, Metódo Barrett, missão, novo paradigma da liderança, pesquisa de valores, planejamento estratégico, resiliência, sinceridade, team, trabalho em equipe, transformação cultural, Transformação Cultural por Valores, valores, Valores Humanos, Valores Organizacionais, Vânia Faria, verdade, visão, τιμιότητα, 正直 CATEGORIA: Coaching, Consultoria e Processos de Desenvolvimento, Cultura Organizacional, Liderança, Novos Líderes, Talent Management1. Gabriel Costa – FEV 21, 2013

Acredito que verdade, sinceridade e honestidade estão no mesmo patamar e devem ser consideradas igualmente por sua importância nas relações humanas. Estão intimamente ligadas, de modo que eu não posso ser honesto se não dou conta da verdade, da mesma forma não posso ser verdadeiro se sou desonesto ou sincero se falto com a verdade. São valores que devem sim ser repensados na medida em que a sociedade se põe a discutir sobre o rumo da humanidade.

2. Ozil P Coelho Neto – JUN 23, 2013

Prezada Vania,
sua colocação é interessante, pois no Brasil alguns valores FUNDAMENTAIS como HONESTIDADE, ÉTICA, RESPEITO são tratados como algo qualificável ou seja: a nossa sociedade qualifica pessoas como MUITO HONESTAS, HONESTAS, MAIS OU MENOS HONESTAS, POR VEZES DESONESTAS, DESONESTAS e MUITO DESONESTAS. O mesmo se aplica sobre ÉTICA, RESPEITO e muitos outros valores.
Sou radical na concepção e observação de valores: a pessoa é HONESTA ou DESONESTA; o cidadão é ÉTICO e ou AÉTICO; RESPEITA ou não respeita.
Desgraçadamente fomos acostumado com o MAIS OU MENOS que, para valores fundamentais jamais poderiam existir.
Da mesma forma, o asco que me causa quando ouço elogios discriminatórios como:
“Esta pessoa é pobre mas honesta” ou “Este negão é legal”, imbecis que falam como se honestidade fosse um valor ligado a posição social ou cor da pele.
Na classe política HONESTIDADE, ÉTICA, RESPEITO são palavras proscritas, mesmo nos melhores. Desgraçadamente a política e os políticos que deveriam ser pessoas dotadas de altas habilidades, espirito público e cidadania, são, ao contrário, pessoas despudoradas e cada vez mais distantes dos valores fundamentais.
No Brasil, o pilantra é até reverenciado como um cara “esperto”, inteligente, “safo”. Ainda impera nos nossos pobres eleitores a famosa frase “rouba, mas faz”. Trabalho, sou palestrante e professor sobre Ética e Responsabilidade Social. Em algum instante começaremos a mudar, Sou otimista por natureza. Acredito que teremos um Brasil com mais valores em 20/30 anos. Oxalá eu possa ver. Abraços, Ozil

3. Luiz Roberto Mantovani – JUN 23, 2013

Vânia, Bom Dia

A cada dia que passa mais conhecimentos nos são liberados e vagarosamente temos acesso a razão de todas as coisas. A Verdade Absoluta vem se revelando pra nós, permitindo uma vida mais próxima da Vida Plena, seja nos aspectos materiais ou não.

Quando, em que época, tivemos tão próximo e tão disponibilizado o detalhamento de valores humanos, como este?

Sucesso para você neste trabalho de auxiliar a evolução das “culturas organizacionais” e a outros que também trabalham na busca da construção de um Mundo Melhor.

um abs

4. Virgilio Toniati – JUN 23, 2013

Onestà = optional assolutamente disprezzato nella società dell’ accaparramento…
Antica qualità dell’uomo vero, a cui era sufficiente stringere una mano per chiudere un affare…
La più distruttiva è la mancanza di onestà verso se stessi… Negarsi e negare i propri errori e/o atti scorretti portando a giustificativo il fatto che oggi sono normali.
O che altrimenti qualcun altro lo avrebbe fatto al posto tuo…
Verità e sincerità• Altre palle al piede, optionals anacronistici… dal momento in cui ci si alza la mattina al momento di un ci si ricala fra le coperte e spesso anche fra quelle si sentono milioni di bugie, mezze verità, ogni giorno ne siamo bombardati… Subiamo senza mostrare alcuna forma di ribellione… Ci siamo assuefatti a questo stato di cose… Spesso, molto spesso mentiamo a noi stessi e a chi ci sta vicino anche sotto le coperte…
Onestà, sincerità, verità sono optionals che hanno necessità di una forte fibra morale e tanto coraggio… Oggi prodotti estremamente difficili da reperire sul mercato•

5. Armando Fantini – JUN 23, 2013

Cara Vânia, parabéns pelo tema. A honestidade, a verdade e a sinceridade estão presentes no dia a dia, seja nos meios sociais ou profissionais, sem distinção, uns praticando…outros nem tanto. Vamos lá, contribuindo com o debate, inicio com uma citação bíblica: “Observa e avalie o que gostas e o que não gostas que te façam. Honestidade se resume nisso.” ou, no popular: “Ser honesto consigo mesmo já é grande passo”! Abs

6. Bruno Mello – JUN 23, 2013 

Bom dia!

Honestidade deveria ser uma característica principal do ser humano.
Na minha ótica, essa palavra do momento deveria estar presente não apenas nas pessoas, deveria der requisito básico para o governo e empresas privadas. Muitos órgãos do governo e empresas privadas utilizam essa ferramenta negativa visando se beneficiar.
A melhor opção que possuímos e uma educação de qualidade a inserir os nossos reais valores as nossas crianças.

Muito obrigado.

7. Manoel Nunes Neto – JUN 23, 2013

Vânia, antes de mais nada parabéns pelo tema escolhido. Creio que esse “valor” é o principal para o ser humano em qualquer ambiente que esteja, seja profissional, seja familiar, seja escolar etc… Eu estudei muito esse tema e gostaria de dar a minha contribuição. abs

8. Daniela Castro – JUN 23, 2013 

Honestidade na minha opinião eh um valor que eh consequência te vários outros valores. Ser honesto pra mim eh não trair os próprios valores. Eh caminhar de acordo com eles sem medo. Não acho, de forma geral, ser honesto muito simples dentro de uma sociedade de máscaras, padrões de beleza , de melindres. Fico muito feliz de ver o povo ir as ruas por que muitos agora sim estão sendo honestos , enfim , enquanto ser honesto for um valor diretamente ligado a ser aceito, será muito pouco provável o fortalecimento do valor Honestidade. Espero com minha opinião contribuir para o debate.

9. Maria José Arantes – JUN 23, 2013

“Ama a verdade, mas perdoa o erro.”

10. MAGDA SORAIA DELFINO LUTO –  JUN 23, 2013

Concordo plenamente. É fundamental estes debates. Pois a questão de valores pessoais fazem parte de nosso convívio em todas áreas de nossa vida. Ajuda em nossas tomadas de decisões e relacionar melhor como TODO em prol do crescimento social, desenvolvimento sustentável. A questão valores, ética tem a tendência influenciar em nossos consenso seja organizacional, social, intra-pessoal, interpessoal, grupo…

11. Mateus Oliveira – JUN 23, 2013

Honestidade é demonstrar aquilo que sentimos por alguma coisa ou alguém verdadeiramente, é apreender o ponto de vista do outro e enxergar do seu ponto de vista o mundo tão bem quanto do nosso (Henry Ford), é ser leal a todos, não mentir nem enganar ninguém.

12. Fernando Schiavetto – JUN 24, 2013

Prezada Vânia Quero compartilhar com você sua excelente dissertação, a forma agradável de escrita em um tempo em que ser honesto é sinônimo de virtude, quando deveria ser obrigação. Ouvir a voz do coração em prece e deixar a voz da do oportunismo é mais que uma virtude, é alcançar a paz no espírito e no coração. Lembro-me de ter lido em algum lugar um elogio a um certo político lhe atribuindo um caráter ímpar e ética irretocável, que, no entanto, assumiu uma postura de trabalhar única e exclusivamente para a legalização de uma nova legenda, não renunciando ao seu mandato. Recebe de um e trabalha para outro. Honestidade e ética não combinam com a ação, e acredito, seja qual for sua decisão, foi embasada no mais perfeito linear da honestidade para com você mesma.

Deixar de ouvir a voz da conveniência a seu favor e deixar a voz do coração a nos guiar, nos leva a dignidade, e esta postura tem sido uma dádiva para poucos. Acredito que a hipocrisia é a miséria da alma humana. Parabéns pelo artigo.

13. Tiago Souza – JUN 24, 2013

Vânia,

Realmente precisamos refletir um pouco mais sobre este valor humano e questionarmos diariamente se o mesmo é utilizado em nossas vidas.

As mais simples ações as vezes no tiram do caminho e se eu me desvio por um grão facilmente me desviarei por coisas maiores também.

No caso da honestidade, a sua inserção no carater de uma pessoa remete a infância, aos valores que a família e os amigos possuem. As vezes quando crianças somos induzidos inconscientemente a tomar vantagens por mais simples que sejam e quanto nos tornamos adultos a “facilidade” está enraizada.

Como nos conta a história de nosso país, na colonização, eram enviados ao Brasil apenas pessoas com uma reputação não tão digna, por isso a desonestidade está tão aflorada em nossa sociedade.

Eventos como o que estão acontecendo no Brasil atualmente, me deixam feliz por saber que finalmente o povo brasileiro está dando um basta neste ponto e mostrando que a colonização já passou, mostrando que o povo brasileiro quer fazer deste país um lugar melhor e que quem pratica a desonestidade não ficará impune. Da manifestação, sou contrário apenas ao vandalismo, acredito que podemos protestar e sermos ouvidos sem a necessidade de quebra quebra, porém como tudo é novidade, os brasileiros ainda estão se adaptando.

Mas devemos ir em frente e sempre que surgir algo que contrarie este valor deveremos sair as ruas e protestar, protestar é sinal de maturidade, protestar é sinal de inconformismo e sinal de que o brasileiro está começando a tomar as rédeas do próprio país.

Abs

14. Godofredo Rodrigues Rodrigues Filho – JUN 24, 2013

Concordo com vc, porem existe uma mídia que precisa ser sensibilizada. Os valores familiares hj e motivo de piada em novelas e seriados. E necessário mexer não somente nas famílias, mas num todo.

Honestidade- avaliação de valores, building, campanhas de endomarketing para projeto de cultura organizacional, colaboração, competências comportamentais associadas aos valores organizacionais, cooperação, Correttezza, cultura, cultura 360graus, cultura 360º, cultura e endomarketing, Cultura Organizacional, eerlijkheid, evolução humana comunicação, Honestidad, Honestidade, Honesty, honnêteté, John Whitmore e Vânia Faria, liderança de equipes, liderança orientada para valores, marco filosófico, Metódo Barrett, missão, novo paradigma da liderança, pesquisa de valores, planejamento estratégico, resiliência, sinceridade, team, trabalho em equipe, transformação cultural, Transformação Cultural por Valores, valores, Valores Humanos, Valores Organizacionais, Vânia Faria, verdade, visão, τιμιότητα, 正直 CATEGORIA: Coaching, Consultoria e Processos de Desenvolvimento, Cultura Organizacional, Liderança, Novos Líderes, Talent Management15. Manoel Nunes Neto – JUN 24, 2013

Oi Vânia, na minha opinião o valor honestidade está intimamente ligado ao fato da pessoa se sentir bem consigo mesma.
Genericamente, penso que existem alguns motivos que levam a uma pessoa a não agir honestamente ou eticamente. 1) Não conhecer critérios claros para distinguir o certo do errado. 2) Achar que está perdendo uma ótima oportunidade de curto prazo. 3) Ter insegurança. Achar que pode ter seu comportamento reprovado pelas pessoas com as quais convive. 4) Ter sido formado em ambientes onde todos são incentivados a levar vantagem em tudo.
Se estudarmos as causas acima, creio que poderemos introduzir ou melhorar os conceitos de ética de uma forma natural pois além de agir na consciência de cada um, a ética costuma também presentear-nos com excelentes frutos a longo prazo. Ou seja, ser ético, pode ser um grande negócio!!!
Mas reconheço que trabalhar esse tema no momento atual em nosso país não é tarefa fácil. Seja por um ou por outro motivo dos citados acima, os apelos à falta de honestidade são muito fortes pois estão presentes diariamente nos jornais, nos tele jornais, nas rádios, em nosso ambiente profissional etc…..
Escrevi de forma genérica porque não conheço sua visão sobre o tema e que direcionamento vc pretende dar ao mesmo.
Obrigado pela oportunidade. Gostaria de receber seus comentários.
Abs

16. Wagney Castricini Raminelli – JUN 24, 2013

As três virtudes são canalizadas por um caminho único: a fraternidade. Levando em conta que o homem e a mulher são seres de natureza coletiva, a consideração pelo próximo nos leva aos três importantes valores citados por você. O macro ambiente não pode ser ignorado, quando assumimos a responsabilidade social. Espero ter contribuído no debate.

17. Marina Lazzari Sievers – JUN 24, 2013

Concordo e acredito que a honestidade é um dos valores mais esquecidos em nosso país. E este é o motivo de tanta corrupção!

18. Rodney Peck – JUN 24, 2013

Vou ser direto!
É raro encontrar alguem que tenha essas três qualidades:
Verdade, sinceridade e principalmente honestidade.
Claro, vamos encontrar uns que tenha as duas primeiras, ou a primeira e a ultima, ou as duas ultimas…
Enfim, mas as tres juntas… é raro.
E, vou além perguntando:
Quem aqui, nunca mentiu?
Quem aqui, nunca deixou a sinceridade de lado em algum momento da vida?
Quem aqui, nunca foi desonesto um dia?

Para pensarmos.

Ah!
Eu me esforço para ter as três qualidades mas, admito que, já agi de forma contraria com todas essas qualidades.

19. Valentim Trodorfe – JUN 24, 2013

Na minha opinião, a Honestidade inicia-se no berço ou seja, dentro de casa, na educação pelos nossos pais e professores onde existe qualidade de ensino. Honestidade vem do caráter do ser humano é um ciclo que começa de pai para filho.

20. Ida Fernandes – JUN 24, 2013

Gostei muito da sua proposta. Esse final de semana, estivemos justamente discutindo a questão de Valores e Princípios, tão ausentes no mundo atual.
É preciso colocar cada vez mais esse assunto em paula, estabelecer uma relação que faça com que as pessoas reflitam mais e decidam sempre pelo CORRETO. Tudo passa pelo ato de tomar a decisão correta.

21. Maria Suely Moreira – JUN 24, 2013

Olá, Vânia. O debate é muito interessante. De início todo mundo acredita ser honestíssimo. Levei um choque quando tive que admitir que ninguém é 100% honesto. Exemplo: se houver algum meio seguro de sonegar um pouquinho o Imposto de Renda ou de escapar de uma multa de trânsito, quem vai resistir? Muita gente deve se lembrar de quando era comum “comprar recibos” para reduzir o IR. Médicos costumavam dar desconto para quem não pedisse recibo. E nada disso gerava desconforto ou vergonha. Existem mil maneiras de ser desonesto sem que a pessoa se dê conta disso. Quando alguém assume um cargo público e vê a farra das propinas à sua volta, por quanto tempo vai resistir? O sujeito que faz intermediação de venda de órgãos humanos prefere acreditar que está salvando uma vida e remediando a pobreza de outra. Ser honesto é relativo. Acho que existe uma escala de honestidade e que a maioria dos nossos políticos alcançou o nível mais baixo dessa escala. Acredito na afirmativa de que, de maneira geral, o poder corrompe. E também que todo mundo tem seu preço. Minha visão da natureza humana não é negativa, é apenas realista. A desonestidade está onipresente em nossas vidas. Faço parte da turma dos ingênuos que já levaram muito prejuízo por causa disso.

22. Guilherme Dorival Barcelos De Mendonça – JUN 24, 2013

Com certeza. Ter valores e incutir valores naqueles com quem temos relacionamento, esse é um desafio imenso, já que estamos na terra em o ” que importa é levar vantagem, certo?”.

23. Marcos Rabello – JUN 24, 2013

Bom dia Vânia, gostei muito do seu texto. Eu vejo que a honestidade é um valor muito importante e em falta em todos os setores da sociedade. Além disso, está alinhado com a caridade e humildade, que entendo serem os valores que Jesus mais ressaltou em suas passagens. É muito difícil imaginar como poderíamos fazer com que a cultura do planeta ou do nosso país poderia mudar rapidamente para a valorização da honestidade, principalmente em tempos onde a impunidade é gritante e valoriza-se a esperteza e as conquistas materiais. Portanto, não vejo outra forma se não nos preocuparmos com a educação das próximas gerações e nos tornamos um exemplo para quem nos cerca, seja no trabalho, em casa, etc. Parece pouco e limitado, mas afinal, um oceano não é feito de várias pequenas gotas? Abraço

24. Diego Pinheiro – JUN 24, 2013

Honestidade deveria ser não um diferencial na vida das pessoas, mas sim uma obrigação para todo cidadão. Para ser respeitado você precisa respeitar e para apontar o dedo e dizer que alguém é desonesto, você também precisa ser honesto.
Acredito que muitas pessoas só acordaram agora devido ao fato de muitas pessoas no país serem desonestas. A desonestidade não está apenas na corrupção e lavagem de dinheiro, mas no dia a dia. Há pais que são desonestos até mesmo com os filhos. Não compram carne para colocar em casa porque diz que não tem dinheiro, mas paga um dinheiro para irem em casal assistir ao show de um artista. Onde está a honestidade?
A honestidade está também nos pequenos gestos, palavras e atitudes. Eu posso me considerar uma pessoa honesta e justa. Acho que até passo do ponto em relação à isso, mas muita gente não sai pelas ruas reclamando das roubalheiras justamente por não ser honesto também.
Sou totalmente à favor das manifestações pacíficas feitas em prol de melhorias para a educação, saúde, saneamento básico e transporte. No entanto, percebi que há muita gente na manifestação que não sabe nem o que está fazendo lá. Muitos estão sendo financiados pelo tráfico em represálias às UPP’S. Outros pagos pelos empresários de Vans em represálias à proibição em muitos lugares. E outros financiados por partidos políticos que querem arrancar do governo o PMDB e principalmente o PT, que está a 8 anos. Sendo assim, muitas pessoas não está lá pela saúde, educação e transporte. estão pelos empresários, traficantes e políticos. Isso não é ser honesto. Pois para todos os efeitos a passeata não é por isso, mas só pela melhoria pública. A partir do momento que você está sendo pago para ir para as ruas para defender interesses de terceiros, onde você está sendo honesto? Ainda vai reclamar de desonestidade do governo? Aí não dá. Não pode!!!

Abraços!

Honestidade- avaliação de valores, building, campanhas de endomarketing para projeto de cultura organizacional, colaboração, competências comportamentais associadas aos valores organizacionais, cooperação, Correttezza, cultura, cultura 360graus, cultura 360º, cultura e endomarketing, Cultura Organizacional, eerlijkheid, evolução humana comunicação, Honestidad, Honestidade, Honesty, honnêteté, John Whitmore e Vânia Faria, liderança de equipes, liderança orientada para valores, marco filosófico, Metódo Barrett, missão, novo paradigma da liderança, pesquisa de valores, planejamento estratégico, resiliência, sinceridade, team, trabalho em equipe, transformação cultural, Transformação Cultural por Valores, valores, Valores Humanos, Valores Organizacionais, Vânia Faria, verdade, visão, τιμιότητα, 正直 CATEGORIA: Coaching, Consultoria e Processos de Desenvolvimento, Cultura Organizacional, Liderança, Novos Líderes, Talent Management25. Celia Marques – JUN 24, 2013

Prezada Vânia,
Na realidade verdade, sinceridade e honestidade são sinônimos de vida íntegra, e, acima de todos estes está o maior mandamento que Jesus nos ensinou: _”Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, para mim esta é a essência do viver, e, para sermos felizes não há outro caminho senão o do amor, da obediência e da retidão! abs,

26. Claudia Veiss – JUN 24, 2013

Gostei muito do texto. Acho que esclarece um pouco, porque há uma certa confusão entre esses três valores. Os três são absolutamente essenciais nas relações (de qualquer natureza). Vivemos num momento em que a falta desse valores têm resultado em reações de massa, porque já não aguentamos mais representar tantos papéis, usar tantas máscaras para representar aquilo que supostamente esperam de nós. Relacionamentos afetivos, Instituições, empresas privadas…..estamos vazando. E esse momento de crise pode ser, sim, determinante para que resgatemos esses valores de criação e preservação de relações saudáveis. E para isso, precisamos encontrar as nossas verdades, escondidinhas e esquecidas lá dentro…..onde a gente não tem mais coragem de chegar. É um bom momento.

27. Miely Araujo – JUN 24, 2013

Olá Vânia. Bastante pertinente seu insight para discussão. Em função do nosso legado histórico de colonos, infelizmente criou-se no Brasil uma baixa auto estima, de que tudo do outro, tudo de outros países, tudo que não nos pertence é sempre melhor do que temos. Em função disso, tivemos (infelizmente) muitos desvios de conduta e o início daquilo que para alguns parece até elogio o chamado “jeitinho brasileiro”, que via de regra é sinônimo de Desonestidade. Os recentes manifestos (pacíficos) são uma demonstração clara de que o copo da passividade transbordou e que cada vez mais atos de desonestidade serão extirpados. Não aceitos, e expurgados, no mundo corporativo não é diferente. Quem é desonesto tem que estar fora do jogo, aprenderemos com o tempo que companhias que tiverem seus nomes manchados pela nódoa da corrupção e desonestidade não são dignas de competirem, tanto quanto atletas pegos no doping, sei que parece apenas um sonho. Mas que ecoado e discutido, pouco a pouco entrará no DNA do nosso povo! Tomara : )

28. Rosineide De Souza Teixeira – JUN 25, 2013

Concordo com vocês, para definir honestidade é um conjunto de pensamentos, no meu ponto de vista também é considerado algo intrínseco, pois nos encontramos em diversas situações que dizemos “eu não tenho coragem de agir assim”, é algo também formado desde nossa infância, adolescência e sucessivamente, se não agimos com honestidade em algum momento, nos sentimos culpados por aquela ação, justamente por isso, não fazer parte da nossa formação de valores.

29. Karen Bolzan – JUN 25, 2013

A honestidade está ligada ao valor de honra e moral. Enquanto a verdade e a sinceridade são do âmbito pessoal, cada um tem a sua e legitimada pela sua forma de ver o mundo, a HONESTIDADE é da ordem do universal, como uma lei suprema que rege toda a espécie, acima de qualquer julgamento de certo ou errado, é absoluta, inquestionável. As verdades e atos sinceros podem ser justificados de acordo com uma experiência de vida e existência. Honesto o indivíduo é ou não é. Não existem exceções à não-honestidade.

30. Rafael Fernando – JUN 25, 2013

Há pouco tempo, nós estávamos com várias vagas abertas em nossa empresa, então um colega disse que tinha um “cara bom” para me indicar, eu perguntei: – O que ele tem de “bom”? Foi então que ele me respondeu: – Ele é Honesto!

Neste momento eu me perguntei, a partir de qual momento de nossa história, ser Honesto virou uma qualidade para ser avaliada na contratação de profissionais? Isto deveria ser um padrão de todos os profissionais e as anomalias serem retiradas do mercado de trabalho, mas parece que hoje, infelizmente, Honestidade virou uma qualidade na contratação…

31; JACKSON STEIN – JUN 25, 2013

Acredito que honestidade realmente vem de berço e devemos cultivar isso dentro da nossa familia incansavelmente. Qual a diferença de pegar R$ 1,00 ou R$ 100,00 ?

32. Zoraide Carvalho – JUN 25, 2013

A honestidade começa dentro do nosso lar. Nos temos que ser atuantes com nossos filhos; pois só assim poderemos viver em um País melhor.

33. Nelly Spitaleri – JUN 27, 2013

Oi Vânia, acho interessante sua proposta porque não atinge só ao Brasil, ainda seja o momento critico do pais, mas a crise dos valores humanos está atingindo ao mundo inteiro. Por causa disso a qualidade de vida esta se degradando por quanto os bens materiais não conseguem dar resposta à angústia existencial.

34. Rebeca Carrión – JUN 27, 2013

Vânia,
Trabalhei lidando muitos anos em uma instituição de pesquisa onde a honestidade era o seu valor principal, eu era treinadora de ética em pesquisa há 14 anos e tenho muitas experiências para contar, mas o principal de tudo é que eu entendi que os pais ou responsáveis são mentores para crianças como adultos, tomar decisões sábias quando as tentações são colocados em frente a ele e pode ir longe, porque todas as nossas vidas como seres humanos que lidam entre maus e bons, mas esperamos que escolher para decidir o que é certo .. . pela verdade, como sincero e honesto que a vida preparou uma estrada cheia de surpresas agradáveis todos os dias depois de todas as dificuldades.

35. Fátima Cristo – JUN 27, 2013

Não há outra forma de expressar HONESTIDADE se não for com VERDADE.
Analisemos: a verdade tem que ser perseguida, a exemplo da “verdade real” na justiça. Infelizmente, por estarmos vivendo um momento de mudança de valores, com pessoas tendentes a agir na contramão da honestidade, nós, que cuidamos da inteligência do RH, temos que ficar atentos, não só para descobrir pessoas com essa verdade nos olhos e nas atitudes, mas ter a percepção para modificar o caráter de algumas pessoas que desviaram-se da verdade, por má formação no seio familiar ou no meio onde vive.
Não há o brocardo “a oportunidade faz o ladrão”? Pois bem: Nossa percepção deve estar aguçadíssima para oferecermos a oportunidade de mudança àqueles que não demonstrem ser tão verdadeiros, mas que sejam receptivos a novos valores, desde que vislumbremos a possibilidade de ensinar-lhes, através de nossa própria honestidade, a partir de exemplo e atitudes.
Eu acredito nisso!

36. Maria Carolina Bastos – JUN 28, 2013

Olá Vânia e pessoal!

Compartilho sobre a importância de colocarmos esta reflexão em nossas agendas e de passarmos a exercer ainda mais o papel de agentes de multiplicação destas reflexões, especialmente do papel de cada no processo de evolução que nossa sociedade e humanidade devem embarcar.

Gosto muito de uma provocação que o Cortella costuma realizar, em diversas oportunidades:

“Hoje em dia vemos muitas pessoas dizerem ter dúvidas em relação a ter filhos, em função de uma análise e preocupação de que mundo este é este que vamos colocar um filho.
No entanto, deveríamos pensar: que filhos são estes que vamos colocar no mundo, pois são eles, as pessoas, que poderão fazer com que as coisas sejam diferentes”.

Vânia, considero mesmo que é necessário criar mecanismos de combate à corrupção, mas devemos nos embuir da responsabilidade que cabe a cada um de nós por fazer desta sociedade uma sociedade melhor, com valores mais evoluídos. Somente assim, daremos mais um passo no nosso eterno caminho de evolução.

Cabe a reflexão: será que estou agindo, de forma responsável, fazendo o que posso e influenciando outros a fazer o ser melhor e agir de forma honesta e respeitosa?

Vemos tantas coisas em nosso dia a dia que evidencia uma grande oportunidade neste sentido! E a oportunidade começa pela desterceirização das responsabilidades.
Todos temos poder de influência: em maior ou menor grau, mas temos!

Um grande abraço!

Honestidade- avaliação de valores, building, campanhas de endomarketing para projeto de cultura organizacional, colaboração, competências comportamentais associadas aos valores organizacionais, cooperação, Correttezza, cultura, cultura 360graus, cultura 360º, cultura e endomarketing, Cultura Organizacional, eerlijkheid, evolução humana comunicação, Honestidad, Honestidade, Honesty, honnêteté, John Whitmore e Vânia Faria, liderança de equipes, liderança orientada para valores, marco filosófico, Metódo Barrett, missão, novo paradigma da liderança, pesquisa de valores, planejamento estratégico, resiliência, sinceridade, team, trabalho em equipe, transformação cultural, Transformação Cultural por Valores, valores, Valores Humanos, Valores Organizacionais, Vânia Faria, verdade, visão, τιμιότητα, 正直 CATEGORIA: Coaching, Consultoria e Processos de Desenvolvimento, Cultura Organizacional, Liderança, Novos Líderes, Talent Management37. Sérgio Bozza – JUN 28, 2013

Olá Vânia, bom dia!
Com todo o respeito , gostaria de deixar minha opinião sobre a HONESTIDADE !
Ser honesto é um atributo que considero como DEVER de cada um de nós . E , a HONESTIDADE , contida em cada um de nós , ou é 0 (zero) ou, é = 100 (cem) . Esse atributo nós herdamos de nossos pais , que nos ensinaram como devemos nos conduzir em todas as nossas relações, pessoais , profissionais , morais e cívicas. Não se trata somente , de furtar, corromper ou ser um corrupto. TRATA-SE DE UM ESTADO CONSTANTE , ou você é , ou não é HONESTO .
Cara Vânia ,
Agradeço pela oportunidade, desejando sucesso e prosperidade

38. Clícia Pereira Augusto – JUN 28, 2013

Se eu tenho Caráter e Princípios morais devo isso à minha criação…se a criança não tem base familiar e princípios religiosos e morais não será honesto provavelmente irá seguir em caminhos ruins.

39. Bernardo Agnes – JUN 29, 2013

Seu comentário aguarda moderação.

Vânia, boa tarde! Inicialmente parabenizo você pela iniciativa de promover o debate sobre este assunto, especialmente no momento que estamos vivendo no país.
Sou a favor das manifestações, obviamente contra qualquer ato de vandalismo, depredação, etc., mas também bastante crítico.
Isto porque acredito que, em paralelo ao movimento das ruas, as pessoas, inclusive aquelas que estão nas ruas, deveriam refletir sobre a sua postura, a sua conduta no dia a dia.
Recentemente, li no jornal local (Blumenau/SC) um artigo escrito por alguém quase desconhecido, que questionava o leitor sobre isso. Se ele devolve o troco que recebe a mais, se fura filas no trânsito, no banco ou no mercado, se dá preferência aos idosos, etc, etc.
Não quero me alongar, mas o tema é importantíssimo.
Um abraço,

40. Osonio Souza – JUN 29, 2013

A honestidade tem iniciar por nós mesmo como pessoa. Vou tentar explicar melhor quando eu procuro ter uma alimentação saudável; quando me preocupo com exames regulares; quando procuro cumprir meus compromissos em qualquer nível. A honestidade com terceiro se a pessoa é honesta com si mesmo, dificilmente, ela não deixará de ser honesta com terceiros. Em fim a HONESTIDADE tem que ser uma FILOSOFIA DE VIDA. Parabéns Bernardo pela sua iniciativa deste debate. Nossa sociedade está necessitada que os homens coloquem este ADJETIVO em suas vidas. A SOCIEDADE está muito carente de pessoas honestas, principalmente, nossa CLASSE DE POLÍTICOS BRASILEIROS.

41. Waldemiro Rocha – JUN 29, 2013

Acho que há uma certa carência na valorização desse aspecto, por parte das empresas. Talvez, até mesmo por ser difícil medir e/ou detectar tal característica, em um determinado profissional. Entendo que o profissional que se considera um honesto convicto, deve deixar registrado na entrevista, pois talvez o perfil buscado leve em consideração essa característica na decisão pela contratação ou não.

42. Bernardo Agnes – JUN 29, 2013

Complementando meu comentário anterior, digo que devemos sim protestar, devemos sim cobrar honestidade dos políticos, que devem ser, inclusive, mais honestos, éticos e corretos do que todos os outros brasileiros, pois estão atuando diretamente com a coisa pública, mas devemos também refletir e observar se no nosso dia a dia, nas pequenas decisões e atitudes que tomamos, seja em casa, no trabalho, ou em qualquer outro lugar, estamos agindo com honestidade, ética, integridade, seja em relação a bens, dinheiro, no relacionamento com as pessoas, etc.
Acredito sinceramente que, com cada um fazendo sua parte, MAS EFETIVAMENTE FAZENDO, a tendência é que as coisas melhorem.

43. Osonio Souza – JUN 29, 2013

A honestidade tem iniciar por nós mesmo como pessoa. Vou tentar explicar melhor quando eu procuro ter uma alimentação saudável; quando me preocupo com exames regulares; quando procuro cumprir meus compromissos em qualquer nível. A honestidade com terceiro se a pessoa é honesta com si mesmo, dificilmente, ela não deixará de ser honesta com terceiros. Em fim a HONESTIDADE tem que ser uma FILOSOFIA DE VIDA. Parabéns Bernardo pela sua iniciativa deste debate. Nossa sociedade está necessitada que os homens coloquem este ADJETIVO em suas vidas. A SOCIEDADE está muito carente de pessoas honestas, principalmente, nossa CLASSE DE POLÍTICOS BRASILEIROS.

44. Waldemiro Rocha – JUN 29, 2013

Acho que há uma certa carência na valorização desse aspecto, por parte das empresas. Talvez, até mesmo por ser difícil medir e/ou detectar tal característica, em um determinado profissional. Entendo que o profissional que se considera um honesto convicto, deve deixar registrado na entrevista, pois talvez o perfil buscado leve em consideração essa característica na decisão pela contratação ou não.

45. Bernardo AgnesJUN 29, 2013

Complementando meu comentário anterior, digo que devemos sim protestar, devemos sim cobrar honestidade dos políticos, que devem ser, inclusive, mais honestos, éticos e corretos do que todos os outros brasileiros, pois estão atuando diretamente com a coisa pública, mas devemos também refletir e observar se no nosso dia a dia, nas pequenas decisões e atitudes que tomamos, seja em casa, no trabalho, ou em qualquer outro lugar, estamos agindo com honestidade, ética, integridade, seja em relação a bens, dinheiro, no relacionamento com as pessoas, etc.
Acredito sinceramente que, com cada um fazendo sua parte, MAS EFETIVAMENTE FAZENDO, a tendência é que as coisas melhorem.

46. Zoraide Carvalho – JUN 30, 2013

Olá, com certeza, assino embaixo. abs

47. Prof. Marcelo Ferreira – JUN 30, 2013

Os valores humanos medidos pela ética e pela moral estão escassos e desvalorizados nesta sociedade contemporânea.
Questões de ética (falta de) sempre permeia pela nossa sociedade desde os tempos do descobrimento… O “jeitinho” brasileiro, a “carteirada”, a lei do “Gerson”, as vantagens de quem tem poder neste Pais, levaram ao que nós estamos vendo: manifestações e passeata pelo Pais a fora…
Por que fali isso tudo para chegar a honestidade?
Por que são valores que se perdem por causa de uma sociedade doente e com necessidade de revisão urgente, que passa pela FAMÍLIA, pela ESCOLA, pela LEIS arcaicas e finalmente pela mudança do perfil da forma de POLÍTICA e de POLÍTICOS neste Pais….
Honestidade começa por admitir, que cada um de nõs precisa rever muitos de nosssas atitudes, em votar, dirigir, beber, dar uma vaga de emprego por QI, jogar lixo na rua, não catar o cocô do seu bichinho, não poluir o meio ambiente, separar o lixo para a reciclagem, economizar água e luz, e por vai…
Honestidade para mim é isso, cada um de nós revermos os valores impregnados atuais e fazer um mundo melhor para os nossos filhos e netos…
Abraço!

48. Romulo Viel – JUN 30, 2013

Tenho a impressão de que é uma discussão um tanto inócua. Ninguém é “contra” a honestidade. O difícil é saber como agir diante de uma situação concreta. Na hora do “vamos ver”. Na hora em que o guarda rodoviário te aborda pelo excesso de velocidade e já propõe a propina para aliviar a multa. Na hora em que o comprador propõe um “acerto” para você poder vender um bom serviço à empresa. É uma decisão simples?

49. Roberto Pinheiro – JUN 30, 2013

Caros, todos nascem “honestos”, afinal alguém aqui já viu honestidade maior que a vinda de uma criança? Porque disto? Crianças não pensam na reação das pessoas quando emitem sua opinião, apenas emitem. Agora… honestidade é fruto de um meio!

Quanto a opinião da Claudia, concordo. É preciso olhar para dentro e verificar o quanto estamos disposto a pagar pela infelicidade em todos os sentidos, quer sejam nos 10% sobre algo que se compra, quer seja a concordância com uma ordem direta que prejudica a muitos e beneficia a poucos, quer ser mentir para si próprio, e por ai vai.

50. Pedro MendonçaJUN 30, 2013

Não só para a honestidade, mas para muito mais, havia uma frase que eu repetia muitas vezes aos meus Filhos varões, que resume a postura que devemos ter para a vida: todos os dias, quando fazemos a barba, sermos capazes de olhar “olhos nos olhos” o cara que está do lado de lá do espelho!:

51. Carlos Correia – JUN 30, 2013

Olá Vânia, penso que a Honestidade faz parte do nosso caráter… e pra mim a definição de caráter é: “caráter é aquilo que fazemos quando não há ninguém nos observando”… Abs

52. Larry Poppe Lopes – JUN 30, 2013

Por exemplo, a velocidade máxima permitida em um trecho de uma rodovia é de 70 km/h e você está a 78 km/h, desconta 10% você está a 71 Km/h; noutra situação para a mesma velocidade máxima permitida você está a 110 km/h… se o radar o pegar em ambas as situações qual o efeito da multa para você e qual o teu veredicto, se pudesses dar? Partindo do princípio que você será responsabilizado pelos teus atos, se houverem consequências, por que existem as multas? E se você atropelou alguém porque ainda podes dirigir? Penso que a honestidade sem bom senso não funciona. Não basta ser honesto. É preciso ser justo.

53. Cid Silva Guimarães – JUN 30, 2013

Criou-se um “painel de depoimentos” riquíssimo, Vânia… parabéns!…

54. Maria José ArantesJUN 30, 2013

Que resultado “maravilhoso”, Vânia… adorei!…

55. Rosemary Nobre Pinheiro – JUN 30, 2013

Muito bom o seu artigo, mais desde tempos remotos o homem tem demonstrado certo tino para a desonestidade, relatos bíblicos já demonstravam isso desde que supostamente Adão foi banido de um suposto paraíso por não demonstrar sua honestidade diante do pedido de que não comesse o fruto da árvore supostamente da vida. Depois Caim matou Abel e por aí vai. E também vemos relatos de que Deus o tempo inteiro só queria que o homem fosse honesto e puro etc..tal…Não conseguimos ser honestos com tudo o tempo todo, mais sabemos que podemos usar essa ferramenta que é a honestidade,(que por sinal nos faz muito bem,) o máximo possível nessa nossa curta passagem aqui na terra.

56. Domingos Sávio De Souza E Silva – JUN 30, 2013

Prezada Vania, bom dia!
Honestidade começa com o próprio indivíduo, de dentro para fora, pois não é possível ser honesto com os outros se não formos consigo mesmo.
Não podemos esquecer que toda ação corresponde uma consequência para o indivíduo que a realizou. Muitas vezes as pessoas ficam inseguras e sem saber se devem ou não agir; de qualquer forma toda ação traz uma consequência inerente.
A honestidade se baseia em autoconhecimento e na disposição continuada em melhorar os pontos fracos da pessoa, bem como dos problemas que ela enfrenta no seu dia-a-dia, que certamente foram iniciados por ela mesma. Aí reside a importância de iniciar a honestidade consigo mesmo; quanto mais nos conhecemos mais preparados nos tornamos para com os outros.
Então, se uma pessoa não possui honestidade consigo mesma, certamente o será para com os outros. O problema é que conhecer a si mesmo traz como consequência a necessidade de agir para melhorar; no entanto, isso implica com a responsabilidade de trabalhar para ser melhor. Para o ser humano comum isso se manifesta de uma forma muito pesada, pois queremos viver com alegria desfrutando de conforto, prazer e alegria. Apenas que não é possível viver assim sem autoconhecimento e trabalhar para melhorar.
Se conseguir isso….. fatalmente será honesto com as pessoas e todas as formas de vida.

57. Mary Monteiro – JUN 30, 2013

Olá Vânia!

Parabéns pelo seu artigo, discussão necessária até para que possamos entender o momento presente do nosso País. O Dr. Mário Sérgio Cortella em seu imperdível livro Qual É Tua Obra, leva o leitor a uma reflexão sobre o valor inerente a nossas ações e a consequência de cada uma delas para nosso grupo imediato e para o mundo. Todos nós temos a noção, gravada em nosso ethos, do que seja bom ou mau, do que é lícito ou não. Acontece que o capitalismo inveterado regulamentou socialmente a racionalidade instrumental, cujos princípios se baseiam no individualismo exacerbado e não se preocupa com meios empregados para se atingir um fim individual. Nossas organizações são permeadas por essa racionalidade, infelizmente. Sem levar em conta que cada ação egoística, desonesta, antiética, tem contribuído enormemente para o caminho que a humanidade trilha nos dias de hoje. Daí que ao falarmos em honestidade, estamos nos referindo a valores morais, a ethos, á ética, cuja ausência não é nada menos que mote dos movimentos que eclodem não só no Brasil, como em vários locais pelo mundo.

___________________________________________________________________________ 

Comentários, complementos e sugestões serão muito bem-vindos!

___________________________________________________________________________

Referência: Na escala de valores humanos do “Barrett Values Centre” – organização internacional que atua consultivamente e certifica consultores mundo afora para trabalhar com “Valores Organizacionais” – verdade e sinceridade estão classificados no nível 5 de consciência e honestidade está classificado como nível 7 de consciência.  Para mais informações sobre este método:

Ver artigos relacionados: 

VERDADE, SINCERIDADE e HONESTIDADE – valores que definem a qualidade das relações humanas e perpetuação de nossa espécie

A CRISE DE VALORES HUMANOS há de passar – a Consciência há de florescer e mudar o caminho da nossa Humanidade

Vania Faria Diretora Executiva da Evolução Humana, escritora, coach e especialista em Cultura OrganizacionalSobre Vânia Faria é consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 20 anos vivênciando  projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos e de carreira – focado em competências, missão, visão e valores pessoais. É formada pelo Barrett Values Centre e também  atua como diretora executiva da Evolução Humana Consultoria.

 

Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.
Essa é nossa razão de existir!

 Mais informações: http://www. evolucaohumana.com.br

QUEM SOMOS: “A Evolução Humana é uma consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em Educação Corporativa oferecemos: Mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de Treinamentos, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, in company. Atuamos também nas áreas de: cultura organizacional e transformação cultural por valores;academia de lideranças; coaching; inovação e sustentabilidade; seleção e formação de estagiários e trainees; processos de desenvolvimento organizacional; e remuneração. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e já estamos atuando também fora do Brasil (Argentina, Espanha, Marrocos, México, EUA). Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 45 consultores de nível sênior. Estamos prontos para lhes servir! Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail [email protected]


Compartilhe via: