Blog
Blog de conteúdos e artigos para "pessoas" que desenvolvem "pessoas", dentro ou fora das organizações.

Liderança orientada para Valores pratica Feedback e Coaching também por Valores

feedback para valores - Evolução Humana 1— Artigo de Vânia Faria —

A prática do Feedback realmente nunca sai de moda. Os tempos mudam, as tendências de desenvolvimento humano e organizacional mudam, mas a responsabilidade dos líderes de praticar Feedback e instituir este modelo de comunicação com seus liderados como algo essencial somente vem evoluindo, de acordo com os movimentos e tendências aplicadas nas organizações.

Hoje, sabemos que “as Organizações de maior sucesso no mundo, são aquelas orientadas para Valores Organizacionais”. Empresas que adotaram este modelo há alguns anos só tem motivos para comemorar quando visualizam os diversos indicadores de performance, sejam em números financeiros, engajamento de colaboradores, indicadores de produção, mercado, etc.

Então o que muda na prática do Feedback convencional, quando acontece em organizações orientadas para Valores?

As Empresas orientadas para Valores possuem muito bem definidos quais são os valores organizacionais, e os comportamentos que geram a constatação de suas vivências. Normalmente essas empresas possuem um documento oficial com o Descritivo de cada Valor e 10 ou mais comportamentos que descrevem como esses valores serão observados na prática.

Se cada colaborador faz a sua parte, praticando, cuidando e sendo responsável com a vivência dos comportamentos, a cultura de valores vai se fortalecendo e tornando-se algo natural na prática. Passa a ser o modus operandi da empresa, a essência, e cada vez mais a cultura vai ficando coesa e sólida.

O líder por sua vez deve atuar como um maestro do time. Ele rege; é o exemplo; orienta; ajuda os componentes da sua orquestra a afinar o instrumento; encontrar o tom correto; entrar em cena na hora necessária,  apoiando para que todos tenham seus momentos de protagonistas; incentiva o grupo a trabalhar em equipe; ajuda a alinhar comportamentos quando o integrante do time está com dificuldade, ou ainda não compreendeu o “como fazer”; dá exemplos práticos; fala sobre as incongruências comportamentais; e cita por inúmeras vezes os valores organizacionais em suas falas, lembrando que os mesmos se traduzem na essência da empresa.

A Liderança orientada para Valores utiliza técnicas formais de feedback, porém adiciona como fonte de desenvolvimento os comportamentos dos valores, afim de orientar, incentivar, desenvolver e apoiar o integrante de sua equipe a traçar um plano de ação de melhoria contínua (feedforward).  

Para isso a liderança precisa de fato compreender e praticar os valores. Sendo um exemplo ativo e positivo fica muito mais fácil de inspirar e engajar seu time na causa dos valores organizacionais.

Times orientados para valores trafegam em  ambiente de confiança muito sólido e as relações interpessoais são muito saudáveis. As pessoas sabem que podem confiar em seus pares, que podem ser autênticas e conhecem muito bem as próprias responsabilidades enquanto integrantes de um time. 

feedback para valores - Evolução Humana 2O Feedback orientado para Valores é uma ferramenta importantíssima no processo de fortalecimento de Culturas orientadas para Valores. Abaixo seguem algumas sugestões importante sobre suas práticas:

  1. Avalie o quanto você conhece e pratica  os Valores Organizacionais
  2. Verifique se você possui comportamentos incongruentes ou inconsistentes que possam contradizer seu discurso. Se os identificar, faça correções, e esforce-se você também para melhorar.
  3. Comece a praticar tomadas de decisões orientadas para Valores. A cada decisão verifique se todos os valores organizacionais estão sendo respeitados e/ou privilegiados.
  4. Fale sobre valores com sua equipe. Crie grupos de discussão para compartilhar melhores práticas e boas formas de utilizar os valores organizacionais no dia-a-dia, desde aplicação em tarefas simples, bem como tomadas de decisões complexas.
  5. Quando observar algum colaborar de sua equipe agindo de forma contraditória ou incongruente aos Valores Organizacionais, converse, mostre, exemplifique, relembre-o da importância de se vivenciar os valores da empresa, e o motivo disto ser importante. Seja o mestre, o professor, o exemplo.
  6. Crie a Cultura de Feedback contínuo. Não espere momentos de avaliação para praticar. Faça disso uma vivência, uma prática, um prazer.
  7. Comemore cada evolução do seu time, individualmente e em grupo. Reconhecimento positivo é sempre um ótimo incentivo às pessoas para desejarem melhorar ainda mais.
  8. Elogie, crie um clima descontraído e alegre. Crie brincadeiras e jogos que façam as pessoas lembrarem-se dos comportamentos que precisam ser fortalecidos.

 “Líderes orientados para valores” e que incentivam suas equipes para que usem os valores organizacionais como instrumentos diários, são muito valorizados hoje como potencial humano. Pratique, estude mais sobre o assunto, busque a melhoria contínua. Isto fará muito bem para a empresa que você trabalha, mas acima de tudo,  lhe dará uma sensação de estar fazendo “tremenda diferença” como profissional.

Feedback orientado para Valores – uma ferramenta valiosa nas mãos de líderes conscientes!!!

Vânia Faria - Evolução Humana - escritoraSobre Vânia Faria é consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 20 anos vivenciando  projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos e de carreira, focado em competências, missão, visão e valores pessoais. Co-autora do Livro “A World Book of Values” e editora principal para a versão brasileira. É formada pelo Barrett Values Centre e também  atua como diretora executiva da Evolução Humana Consultoria.
 
QUEM SOMOS: “A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em Educação Corporativa oferecemos: Mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de Treinamentos, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, in company. Atuamos também nas áreas de: cultura organizacional e transformação cultural por valoresacademia de lideranças; coaching; inovação e sustentabilidade; seleção e formação de estagiários e trainees; processos de desenvolvimento organizacional; e remuneração. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e já estamos atuando também fora do Brasil (Argentina, Espanha, Marrocos, México, EUA). Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 45 consultores de nível sênior. Estamos prontos para lhes servir! Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail  falecom@evolucaohumana.com.br

A Evolução Humana trabalha à favor da Expansão da Consciência.
Essa é nossa razão de existir!!!
www.evolucaohumana.com.br

Deixe uma resposta