Blog
Blog de conteúdos e artigos para "pessoas" que desenvolvem "pessoas", dentro ou fora das organizações.

Você é um profissional LEARN AGILITY? Se não, poderá ser a partir de hoje!

learn agility - Evolução HumanaAs competências usuais de Liderança continuam sendo exigidas no âmbito
das organizações, porém, nos tempos atuais,
 outras competências,
relacionadas à “agilidade” também estão sendo altamente solicitadas.
Você sabe quais são elas?    

<<Artigo de Vânia Faria>>

 O que é Learn Agility?

De forma bem simples podemos dizer que é um tipo de habilidade e/ou capacidade que uma pessoa possui em aprender rapidamente e usar apropriadamente o aprendizado para tomadas de decisões, em diferentes níveis de complexidade.

Em outras palavras, Learning Agility é um conjunto de características pessoais que definem quais são os profissionais de maior sucesso e valorizados pelas empresas na atualidade mundialmente. 

Essas características são definidas em 5 dimensões: agilidade mental; agilidade / habilidade para lidar com pessoas; agildade para mudanças; agilidade para resultados; e auto-conhecimento .

Como identificar e mensurar se um profissional possui essas características?

Não é uma tarefa fácil medir ou definir como eles se comportam. Porém algumas questionários/instrumentos já estão sendo criados para pesquisar se o estilo comportamental de uma pessoa contempla essas características. 

Interessante é que até bem pouco tempo, características tais como agilidade de aprendizagem, inteligência emocional, a capacidade de se recuperar e de capitalizar sobre a adversidade, se quer eram consideradas em processos seletivos ou em processos de Sucessão. Hoje essas características já são investigadas na maioria dos processos de seleção de executivos e quando encontradas contam como diferencial importante para os profissionais que as dominam.

Como surgiu a consciência sobre Learn Agility?

A conscientização foi sendo ampliada desde 2010 quando as primeiras pesquisas internacionais começaram a ser divulgadas. A Universidade de Columbia em conjunto com algumas empresas especialistas em desenvolvimento de Lideranças nos Estados Unidos, desenvolveu os primeiros testes objetivos para identificar agilidade, este que foi chamado de Inventário de Avaliação da Agilidade de Aprendizagem (IAAA). 

De lá para cá os estudos continuaram e evoluíram, comprovando que realmente os indivíduos com elevado grau de aprendizagem também são indivíduos classificados como “profissional de alto desempenho”.

Hoje este inventário já possui algumas variações e adaptações e muitas organizações estão utilizando em processos de seleção, identificação e gerenciamento de talentos, desenvolvimento de lideranças, bem como preparação de sucessores.

As Dimensões do Learn Agility

Assim como as competências podem ser desenvolvidas e aprimoradas, o Learn Agility é um tipo de capacitação que o individuo tem ou que poderá desenvolver. Alguns truques ou formas para começar a treinar e obter melhor desempenho em Learn Agility você pode ver abaixo. learn Agility 2

  • Inovar: isso envolve questionar crenças e suposições de longa data, com o objetivo de descobrir maneiras novas e originais de fazer as coisas.  Inovar requer novas experiências, que forneçam novas perspectivas e uma base de conhecimento maior. Indivíduos de aprendizagem ágil geram novas ideias através da sua capacidade de visualizar as questões a partir de diversos ângulos.
  • Realizar: aprender com o sucesso de aventurar-se em novos desafios, circunstancia que ainda não teve contato ou nunca experimentara, e que mesmo assim houve sucesso ao realizá-la.  Estar atento a todas as novas experiências, sentimentos, medos, fatores de sucesso, escolhas, permanecer presente e engajado, lidar com o estresse provocado pelo novo cenário e se adaptar rapidamente a fim de executar o que é necessário. Isso requer observação e habilidades de escuta, e a capacidade de processar dados com muita agilidade. Pessoas Learn Agility aprendem novas habilidades rapidamente e colocam-nas em prática, melhorando-as a todo instante.
  • Refletir: ter novas experiências não garante que você vai aprender com elas. Pessoas Learn Agility recebem bem feedback e imediatamente começam a processar todas as informações, a fim de entender melhor seus próprios pressupostos e comportamentos. Como resultado, eles são perspicazes sobre si mesmos, os outros e os problemas. Conhecer-se a si mesmo e estipular metas de melhorias é parte do temperamento de um Learn Agility.
  • Arriscar: geralmente eles são pioneiros – pois coragem e autoconfiança são outras características de um Learn Agility. Eles se aventuram e gerenciam os riscos com lucidez e baixas emoções. Porém eles entendem que nem sempre o sucesso é garantido, e que o fracasso é uma das possibilidades. Eles se adaptam rapidamente fora de suas zonas de conforto, em um ciclo contínuo de aprendizagem e de construção de confiança que acaba por conduzir ao sucesso.
  • Não Defender: estar aberto à experiência é fundamental para a aprendizagem. Indivíduos Learn Agility estão sempre abertos ao novo, gostam de mudanças, atuam rapidamente como agentes de mudança, pois enxergam com muita facilidade os benefícios de mudar, sempre olhando para o todo. Visão sistêmica é uma característica que vai sendo adquirida cada vez mais por estes indivíduos, pois olham os cenários sempre como um todo, e gerenciam as circunstâncias cotidianas olhando para o todo, no entanto com especial atenção/foco às atividades necessárias no momento.

Além das cinco características citadas acima, pesquisadores que estão estudando sobre o assunto também descobriram que os indivíduos Learn Agility são mais propensos às tipologias de personalidade, tais como:

  • Extrovertidos: eles são mais sociáveis, mais ativos e mais propensos a assumir comando.
  • Focados: eles continuamente refinam e melhoram aquilo fazem no trabalho. Eles são mais organizados, mais persistentes e mais metódicos.
  • Originais: eles são mais propensos a criar novos planos e ideias, buscar a complexidade e prontamente aceitar mudanças e inovações.
  • Estáveis emocionalmente: eles são mais “à vontade”, calmos e otimistas. Eles se recuperaram mais rapidamente de eventos estressantes.
  • Acolhedores: elles são mais propensos a receber e integrar os outros, isto se expressa desde um “boas-vindas”, à abertura para falar o que pensa e ouvir o que os outros tem para falar.

Os indivíduos Learn Agility também se destacam, particulamente, pela resiliência, calma, e capacidade de se manter à vontade em qualquer ambiente. Isso se dá não apenas porque eles estão dispostos a colocar-se em situações difíceis, e sim porque eles são capazes de lidar com o estresse e desafios brilhantemente e, portanto, podem gerir as circunstâncias em qualquer ambiente onde estejam.

Desenvolver o Learn Agility em si próprio e realizar coaching nos outros

Uma das melhores maneiras de se desenvolver em Learn Agility é buscar reconhecer onde você está nos quesitos que definem o perfil do profissional com Learn Agility e as buscar desenvolver-se cada vez mais.

Quando você transforma-se em um profissional mais ágil em aprendizagem, obtém mais  recursos internos para lidar com a turbulência do seu trabalho, e tem mais condições de desenvolver e apoiar o desenvolvimento dessas características nas pessoas que você lidera e convive diariamente independentemente de relação hierárquica que tenham.

Para colher mais e mais os benefícios do Learn Agility, você precisa comprometer-se com a melhoria contínua de suas práticas.

O primeiro passo é simples: reconhecer seus atributos e quais são os requisitos que você precisa praticar mais e mais. Depois disso vem o trabalho duro – a criação de um plano de crescimento, com metas individuais estabelecidas por você mesmo.  E não vale colocar na gaveta e esquecer de praticar. Lembre-se, qualquer prática, quando repetida várias vezes, torna-se um hábito e o que poderia ser chato e difícil no começo, poderá ser muito fácil e gratificante após alguns meses de treino.

E uma vez que você tenha iniciado esse processo, você começará a perceber os benefícios e tenho certeza, a jornada tornar-se-á muito mais divertida, estimulante e gratificante para você pessoalmente, para sua carreira e para a empresa em que você trabalha.

Referências pesquisadas:

Forbes – The Five Dimensions Of Learning-Agile Leaders http://www.forbes.com/sites/kevincashman/2013/04/03/the-five-dimensions-of-learning-agile-leaders/#7fd7fa787f9e

Harvard Business Review – Improve Your Ability to Learn https://hbr.org/2015/06/improve-your-ability-to-learn

Leadership Alliance – LEARNING AGILITY – 5 FACTORS http://leadershipall.com/learning-agility-5-factors/

Vânia Faria - Evolução HumanaSobre Vânia Faria é consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 20 anos vivenciando  projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos e de carreira, focado em competências, missão, visão e valores pessoais. Co-autora do Livro “A World Book of Values” e editora principal para a versão brasileira. É formada pelo Barrett Values Centre e também  atua como diretora executiva da Evolução Humana Consultoria.

QUEM SOMOS: “A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em Educação Corporativa oferecemos: Mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de Treinamentos, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, in company. Somos especializados nas áreas de: cultura organizacional e transformação cultural por valores; Gerenciamento de Mudanças – Change Managementacademia de lideranças; coaching; inovação e sustentabilidade; seleção e formação de estagiários e trainees; processos de desenvolvimento organizacional; e remuneração. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e já estamos atuando também fora do Brasil (Argentina, Espanha, Marrocos, México, EUA). Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 45 consultores de nível sênior. Estamos prontos para lhes servir! Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail  falecom@evolucaohumana.com.br

A Evolução Humana trabalha à favor da Expansão da Consciência.
Essa é nossa razão de existir!!!
www.evolucaohumana.com.br

Deixe uma resposta