Valores limitantes provocam entropia nas empresas

Mulher ao centro meditando e outras duas pessoas irritadas passando tarefas
Valores limitantes, como medo do fracasso e resistência à mudança, provocam "entropia cultural", desencadeando disfunção e desperdício de energia nas organizações. Sinais de entropia incluem falhas de comunicação e baixa produtividade. Para combatê-la, é vital simplificar processos, promover comunicação assertiva, garantir igualdade e fomentar integração. A Evolução Humana Consultoria é especialista em fortalecer culturas organizacionais para combater tais desafios.

Como eles impactam a cultura organizacional e o crescimento das organizações? Como reduzir a entropia cultural?

As empresas são formadas por pessoas, e as pessoas são guiadas por valores. Esses valores podem ser positivos, como ética, respeito, honestidade, colaboração, ou potencialmente limitantes. Exemplo de entropia: medo do fracasso, resistência à mudança, arrogância, falta de confiança, poder, etc.  

Você sabia que existem valores que provocam muita confusão no ambiente organizacional?

A “Entropia”, provocada pelos valores limitantes, é um processo natural de desordem e degradação, que pode afetar qualquer empresa. Para ser mais clara, existe uma definição muito interessante:

Segundo Richard Barrett, “A Entropia cultural é o grau de disfunção de uma cultura organizacional, isto é, quantidade de energia improdutiva consumida dentro da organização, gerada por valores limitantes.”   

“Outra maneira de descrever os valores potencialmente limitantes é utilizando o termo valores baseados no medo. Isto porque os comportamentos associados com estes valores são, ou baseados no medo, ou criam medo, ou geralmente os dois”. Phil Clothier, CEO do Barrett Values Center.

Quais são os principais sinais da entropia cultural?

Quando uma organização tem entropia, fica muito fácil perceber os seguintes problemas no dia a dia:

  • Falha na comunicação,        
  • Falatórios/fofocas,
  • Piora no clima organizacional,
  • Burocracia,
  • Disputas de poder,
  • Demora na tomada de decisão,
  • Medo e outros sintomas.

 

Esses comportamentos estão diretamente ligados a baixa produtividade e engajamento dos colaboradores.

Se por acaso você identificar alguns desses “valores limitantes” citados acima, tome muito cuidado! Sua cultura certamente está sofrendo com essa doença chamada “entropia”.  

Quais são os desafios para reduzir a entropia? Como fazer isso? Quais ações devemos fazer para fortalecer a Cultura Organizacional?

 

Para exemplificar, escolhemos 4 valores limitantes que apresentaremos abaixo:

BUROCRACIA

A burocracia é um grande obstáculo para a agilidade, produtividade e inovação de uma empresa. Trava todo trabalho e tomada de decisões.

As soluções consultivas indicadas são: Simplifique e atualize os processos, treine a tomada de decisão, tenha confiança na sua liderança, dê mais autonomia aos líderes e colaboradores, cultive o valor “senso de dono”.

 

COMUNICAÇÃO INCOMPLETA – RETER INFORMAÇÕES

A falta de comunicação clara ou retenção de parte da mensagem, é muito comum nas empresas. Exemplo: Um colaborador tende a demorar mais sua tarefa, cometer erros, se acidentar, caso não seja bem instruído, treinado ou até mesmo orientado nos mínimos detalhes sobre a execução de um serviço.

As soluções indicadas são: Crie um ambiente onde os líderes e colaboradores se sintam confortáveis e confiantes em compartilhar informações. Gerencie o fluxo de informações, seja aberto, pratique a comunicação assertiva e não violenta, dê feedback e tenha escuta ativa.

 

DESIGUALDADE

Quando os colaboradores percebem que não estão sendo tratados de forma justa, são mais propensos a se sentirem desmotivados. Também podem apresentar os seguintes comportamentos: Falta de produtividade, Absenteísmo e Turnover.

As soluções indicadas são: Tenha políticas claras e transparentes de contratação, promoção e remuneração. Crie um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso. Ofereça oportunidades de desenvolvimento e crescimento para todos os colaboradores.

 

FEUDOS/PANELINHAS

Grupo de pessoas que se unem para proteger seus próprios interesses, muitas vezes em detrimento aos interesses da empresa. Podem prejudicar colegas, o clima organizacional fica pesado, com aumento de fofocas, discriminação etc.

Soluções indicadas: Tenha programas de integração, recompense o trabalho em equipe, a cooperação, o diálogo, promova a transparência e a equidade.

 

É fundamental combatê-la através de ações estratégicas que promovam valores positivos, como ética, respeito, honestidade e colaboração. Investir em treinamentos, palestras, programas de integração e desenvolvimento da liderança são medidas eficazes para fortalecer a cultura organizacional e construir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

A entropia cultural, como uma doença corrói a saúde das empresas, é um processo natural de desordem e degradação provocado por valores limitantes. Assim, essa desordem se manifesta em diversos sintomas, como falha na comunicação, fofocas, burocracia, disputas de poder e medo, impactanto negativamente a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

 

A escolha é clara: sucumbir à entropia cultural ou construir uma cultura forte e sustentável. O futuro das empresas depende da escolha consciente de seus líderes em cultivar valores que inspirem, motivem e possibilitem o crescimento individual e coletivo.

Lembre-se:

  • A entropia cultural é um processo natural, mas combatível.
  • Valores positivos são a chave para uma cultura forte e sustentável.
  • Investir na cultura organizacional é investir no futuro da empresa.

 

Por isso, crie um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde a colaboração e o crescimento florescem. O sucesso da sua empresa depende disso!

 

Equipe Evolução Humana Consultoria

www.evolucaohumana.com.br

[email protected]

WhatsApp: (11) 99446-3444

 

#Cultura Organizacional #ValoresOrganizacionais #GestãodePessoas #DesenvolvimentoOrganizacional #FortalecimentodosValores #Entropia

Compartilhe via: