Equipe com alto engajamento e motivação – baixa procrastinação!!!

Cubos de madeira marcados com serviços disponiveis na consultoria

— Texto de Vânia Faria —

Normalmente a procrastinação está relacionada à baixa motivação interna. Os fatores externos como burocracia, baixa força decisória, culturas paternalistas, podem sim aumentar o nível de procrastinação, porém, em um ambiente saudável, e de alto engajamento, os fatores externos pouco influenciam na forma de encarar os fatos e as tarefas do dia a dia.

Um líder, quando percebe que sua equipe está procrastinando, deve primeiro verificar quais são os fatores externos que impedem que sua equipe produza mais. Não pode ter medo de conversar sobre este assunto com sua equipe. Conversas abertas com sua equipe propiciará entender se existem fatores pessoais gerando os comportamentos de procrastinação.

É fácil observar contudo, que uma cultura de vitimização também propicia o comportamento de procrastinação. Afirmações como estas: “Eu não fiz porque não é minha responsabilidade.”, “Eu não fiz porque o outro também não fez.”, “Eu não fiz por que a empresa não oferece condições adequadas para que eu faça…” – demonstram que a pessoa está numa postura de vítima. Então a indicação é que o líder incentive e estimule o estabelecimento de uma cultura de protagonistas, fortalecendo atitudes e comportamentos positivos e o uso de declarações: “Eu faço a minha parte, eu faço o meu melhor, eu estou trabalhando na melhoria contínua das minhas habilidades, eu estou fazendo, independentemente dos outros”.

Uma troca de mindset é importante para criar uma nova cultura e pactos entre os integrantes da equipe também, para que todos ajudem uns aos outros. Em uma equipe alinhada e coesa normalmente não se encontra o comportamento procrastinador. Cabe ao líder dar o tom de como o grupo deverá se comportar e incentivar as atitudes saudáveis. Por isso, o próprio líder deve ser o exemplo. Se ele também procrastina, provavelmente não conseguirá diferença comportamental em seu grupo. A liderança “pelo exemplo” e autonomia para cada membro da equipe, dentro do que cada um é responsável, reforçará o valor de cada um e fará com que as pessoas comecem a exercer o poder pessoal.

Fundamentalmente, um líder precisa desenvolver em si próprio a habilidade de verificar características pessoais, dons e habilidades individuais de cada membro da equipe e estimular individualmente cada colaborador  para que exerça seu potencial no trabalho.

Líderes precisam entender de gente, muito mais do que de tarefas e processos. O Líder que já está praticando isto, com certeza tem maior produtividade de seu time e baixo índice de procrastinação. 

Equipes de alta performance e baixo índice de procrastinação geralmente são conduzidas por uma liderança forte e exemplar. Se você lidera pessoas, pare e observe seus próprios comportamentos. Está procrastinando? Então será isto que terá de suas equipes.

Como diz o velho ditado.
“Se quer ver mudanças no mundo, comece mudando a si mesmo”

Para saber mais sobre o tema “Procrastinação”, leia outro artigo correlacionado e entrevistas de Vânia Faria para um canal de TV falando sobre “o que é” e “como diminuir” a procrastinação no ambiente de trabalho:

Sobre Vânia Faria : é consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 20 anos vivênciando  projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos e de carreira, focado em competências, missão, visão e valores pessoais. Co-autora do Livro “A World Book of Values” e editora principal para a versão brasileira. É formada pelo Barrett Values Centre e também  atua como diretora executiva da Evolução Humana Consultoria.

QUEM SOMOS: “A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em Educação Corporativa oferecemos: Mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de Treinamentos, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, in company. Atuamos também nas áreas de: cultura organizacional e transformação cultural por valores; academia de lideranças; coaching; inovação e sustentabilidade; seleção e formação de estagiários e trainees; processos de desenvolvimento organizacional; e remuneração. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e já estamos atuando também fora do Brasil (Argentina, Espanha, Marrocos, México, EUA). Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 45 consultores de nível sênior. Estamos prontos para lhes servir! Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail  [email protected]

A Evolução Humana trabalha à favor da Expansão da Consciência.
Essa é nossa razão de existir!!!
www.evolucaohumana.com.br

Compartilhe via: