“PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA POR VALORES” – CHEGOU A HORA DE ASSUMIR ESTE NOVO PARADÍGMA

Saiba agora mesmo porque esta mudança de paradigma é muito importante para o futuro da sua organização

1. O que é Liderança baseada em valores?

Qualquer que seja a situação com a qual temos que lidar, existe três diferentes maneiras que podemos utilizar para chegarmos a uma decisão:
a) nós podemos usar as nossas crenças para formular uma resposta;
b) nós podemos usar nossos valores para formular uma resposta; ou
c) nós podemos usar a nossa intuição para formular uma resposta.

2. Vamos primeiramente comparar as crenças e os valores como instrumentos de tomada de decisão.

Se utilizarmos nossas crenças para tomar decisões, estas irão refletir nossa história passada ao lidar com situações similares. Nossa história passada é sempre baseada na experiência e no contexto. Nossas crenças não estão equipadas para lidar com situações novas e complexas que não tenham sido experimentadas anteriormente. Nossas crenças têm origem em nossa história pessoal, hábitos e tradições. Elas estão limitadas pelo passado e dificilmente se adaptam a novas situações.

Se utilizarmos nossos valores para tomar decisões, estas irão se alinhar com o futuro que queremos criar. Valores transcendem tanto o contexto quanto a experiência. Por isso, eles podem ser utilizados para tomar decisões difíceis em situações complexas que não chegamos a experimentar anteriormente. Quando usamos valores na tomada de decisão, nós estamos criando de forma consciente o futuro que queremos experimentar. Os valores não são limitados pelo passado e se adaptam a novas situações.

Levando-se em conta que o mundo em que vivemos, especialmente o mundo corporativo, está se tornando cada vez mais complexo, caótico e imprevisível, os valores fornecem um modo mais flexível de tomada de decisões do que as crenças. Os valores são as ancoras que usamos para tomar decisões para que possamos “atravessar a tormenta”. Eles nos mantêm alinhados com nossa identidade autêntica. Eles nos mantêm verdadeiros a nós mesmos e ao futuro que queremos viver.

Os valores estão se tornando o modelo preferencial de tomada de decisões nas organizações. Então, não devemos nos surpreender ao descobrir que muitas pesquisas demonstrando que as empresas adaptáveis[1] e dirigidas por valores[2] são as de maior sucesso no mundo. Quando as organizações se unem em torno de um conjunto compartilhado de valores, elas se tornam mais flexíveis, menos hierárquicas, e desenvolvem uma maior capacidade de ação coletiva. Quando os funcionários não apenas compartilham os mesmos valores, mas também compartilham a mesma visão, a performance da organização aumenta de forma significativa. Valores compartilhados geram confiança, e confiança é a força que une e aumenta a performance.

Por isso, a resposta a pergunta “O que é liderança baseada em valores”, é: “Liderança baseada em valores é uma maneira de tomar decisões autênticas que criam confiança e comprometimento nos funcionários e clientes”.

3. Quais são os valores que os líderes centrados em valores demonstram?

Nós podemos descrever melhor os valores que os líderes centrados em valores demonstram utilizando como referência o modelo dos Sete Níveis de Consciência da Liderança. Cada nível de liderança corresponde a um nível de consciência que conjuntamente satisfaz todas as necessidades humanas individuais e coletivas.

7 níveis de consciência da liderança

O nível 1 lida com questões relativas à sobrevivência e à segurança. Este é o nível do Diretor de Crises/Contabilista. Os valores que os líderes exibem neste nível de consciência são lucro, estabilidade financeira, autodisciplina e segurança do funcionário.

O nível 2 lida com questões relativas aos relacionamentos e à comunicação. Este é o nível do Gerente de Relacionamento/Comunicador. Os valores que os líderes exibem são resolução de conflitos, reconhecimento do funcionário, satisfação do cliente e comunicação aberta.

O nível 3 expressa questões relacionadas à performance e às melhores práticas. Este é o nível do Gerente Organizador. Valores típicos deste nível de consciência são orientação para resultados, eficiência, produtividade e qualidade.

O nível 4 expressa questões relacionadas à adaptabilidade e participação dos funcionários na tomada de decisões. Este é o nível do Líder Facilitador/Influenciador. Valores típicos deste nível de consciência são coragem, inovação, trabalho em equipe e responsabilidade.

O nível 5 envolve valores e visão compartilhada. Este é o nível do Líder Integrador/Inspirador. Os valores demonstrados neste nível de consciência são entusiasmo, igualdade, confiança e integridade.

O nível 6 expressa questões relacionadas ao envolvimento com a comunidade e alianças estratégicas. Este é o nível do Líder Mentor/Parceiro. Valores típicos deste nível de consciência são consciência ambiental, colaboração com clientes, realização do funcionário e ser mentor.

O nível 7 lida com questões relacionadas à ética e a responsabilidade social. Este é o nível do Líder Sábio/Visionário. Valores típicos deste nível de consciência são compaixão, perdão, humildade e conforto com incertezas.

Líderes de espectro amplo demonstram valores positivos em todos os sete níveis de consciência.

A mudança da tomada de decisões baseadas em valores para a tomada de decisões baseada na intuição ocorre quando os líderes têm domínio sobre cada nível de consciência e são capazes de responder de forma apropriada e instantânea a qualquer situação que apareça.

[1] Kotter & Heskett. Corporate Culture and Performance (Free Press).

[2] Collins e Porras. Built to Last.

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Evolução Humana – Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional: https://www.evolucaohumana.com.br/cultura-organizacional

Sobre a Evolução Humana Consultoria em RH – Atuação em praticamente todos os serviços relacionados a Desenvolvimento Humano. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em treinamentos oferecemos: Mais de 100 temas disponíveis, nos formatos de Academia de Liderança, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, principalmente em formato in company. Atuamos também na área Cultura Organizacional e Transformação Cultural por Valores, Remuneração, Coaching, Talent Management, Seleção e Formação de Estagiários e Trainees e Consultoria em Processos de Desenvolvimento Organizacional. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e países da América Latina. Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 40 consultores de nível sênior.

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *