Saiba agora mesmo porque esta mudança de paradigma é muito importante para o futuro da sua organização
1. O que é Liderança baseada em valores?
Qualquer que seja a situação com a qual temos que lidar, existe três diferentes maneiras que podemos utilizar para chegarmos a uma decisão:
a) nós podemos usar as nossas crenças para formular uma resposta;
b) nós podemos usar nossos valores para formular uma resposta; ou
c) nós podemos usar a nossa intuição para formular uma resposta.
2. Vamos primeiramente comparar as crenças e os valores como instrumentos de tomada de decisão.
Se utilizarmos nossas crenças para tomar decisões, estas irão refletir nossa história passada ao lidar com situações similares. Nossa história passada é sempre baseada na experiência e no contexto. Nossas crenças não estão equipadas para lidar com situações novas e complexas que não tenham sido experimentadas anteriormente. Nossas crenças têm origem em nossa história pessoal, hábitos e tradições. Elas estão limitadas pelo passado e dificilmente se adaptam a novas situações.
Se utilizarmos nossos valores para tomar decisões, estas irão se alinhar com o futuro que queremos criar. Valores transcendem tanto o contexto quanto a experiência. Por isso, eles podem ser utilizados para tomar decisões difíceis em situações complexas que não chegamos a experimentar anteriormente. Quando usamos valores na tomada de decisão, nós estamos criando de forma consciente o futuro que queremos experimentar. Os valores não são limitados pelo passado e se adaptam a novas situações.
Levando-se em conta que o mundo em que vivemos, especialmente o mundo corporativo, está se tornando cada vez mais complexo, caótico e imprevisível, os valores fornecem um modo mais flexível de tomada de decisões do que as crenças. Os valores são as ancoras que usamos para tomar decisões para que possamos “atravessar a tormenta”. Eles nos mantêm alinhados com nossa identidade autêntica. Eles nos mantêm verdadeiros a nós mesmos e ao futuro que queremos viver.
Os valores estão se tornando o modelo preferencial de tomada de decisões nas organizações. Então, não devemos nos surpreender ao descobrir que muitas pesquisas demonstrando que as empresas adaptáveis[1] e dirigidas por valores[2] são as de maior sucesso no mundo. Quando as organizações se unem em torno de um conjunto compartilhado de valores, elas se tornam mais flexíveis, menos hierárquicas, e desenvolvem uma maior capacidade de ação coletiva. Quando os funcionários não apenas compartilham os mesmos valores, mas também compartilham a mesma visão, a performance da organização aumenta de forma significativa. Valores compartilhados geram confiança, e confiança é a força que une e aumenta a performance.
Por isso, a resposta a pergunta “O que é liderança baseada em valores”, é: “Liderança baseada em valores é uma maneira de tomar decisões autênticas que criam confiança e comprometimento nos funcionários e clientes”.
3. Quais são os valores que os líderes centrados em valores demonstram?
Nós podemos descrever melhor os valores que os líderes centrados em valores demonstram utilizando como referência o modelo dos Sete Níveis de Consciência da Liderança. Cada nível de liderança corresponde a um nível de consciência que conjuntamente satisfaz todas as necessidades humanas individuais e coletivas.
O nível 1 lida com questões relativas à sobrevivência e à segurança. Este é o nível do Diretor de Crises/Contabilista. Os valores que os líderes exibem neste nível de consciência são lucro, estabilidade financeira, autodisciplina e segurança do funcionário.
O nível 2 lida com questões relativas aos relacionamentos e à comunicação. Este é o nível do Gerente de Relacionamento/Comunicador. Os valores que os líderes exibem são resolução de conflitos, reconhecimento do funcionário, satisfação do cliente e comunicação aberta.
O nível 3 expressa questões relacionadas à performance e às melhores práticas. Este é o nível do Gerente Organizador. Valores típicos deste nível de consciência são orientação para resultados, eficiência, produtividade e qualidade.
O nível 4 expressa questões relacionadas à adaptabilidade e participação dos funcionários na tomada de decisões. Este é o nível do Líder Facilitador/Influenciador. Valores típicos deste nível de consciência são coragem, inovação, trabalho em equipe e responsabilidade.
O nível 5 envolve valores e visão compartilhada. Este é o nível do Líder Integrador/Inspirador. Os valores demonstrados neste nível de consciência são entusiasmo, igualdade, confiança e integridade.
O nível 6 expressa questões relacionadas ao envolvimento com a comunidade e alianças estratégicas. Este é o nível do Líder Mentor/Parceiro. Valores típicos deste nível de consciência são consciência ambiental, colaboração com clientes, realização do funcionário e ser mentor.
O nível 7 lida com questões relacionadas à ética e a responsabilidade social. Este é o nível do Líder Sábio/Visionário. Valores típicos deste nível de consciência são compaixão, perdão, humildade e conforto com incertezas.
Líderes de espectro amplo demonstram valores positivos em todos os sete níveis de consciência.
A mudança da tomada de decisões baseadas em valores para a tomada de decisões baseada na intuição ocorre quando os líderes têm domínio sobre cada nível de consciência e são capazes de responder de forma apropriada e instantânea a qualquer situação que apareça.
[1] Kotter & Heskett. Corporate Culture and Performance (Free Press).
[2] Collins e Porras. Built to Last.
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