Lançamento do Livro: “Criando uma organização dirigida por valores – por Richard Barrett” – – categoria: Transformação Cultural – Cultura Organizacional orientada para Valores

Uma abordagem sistêmica para a transformação cultural

Richard Barrett

A Evolução Humana está apoiando o lançamento no Brasil do livro de Richard Barrett – autor e consultor renomado internacionalmente.

O livro cujo título é “Criando uma organização dirigida por valores – uma abordagem sistêmica para a transformação cultura” foi editado no Brasil pelas editoras AntaKaranA e ProLíbera, revisado técnicamente pelo Roberto Ziemer, nosso consultor parceiro, que escreveu o prefácio para a Edição Brasileira. Ver abaixo:

Prefácio para a Edição Brasileira

por Roberto Ziemer

De que maneira podemos criar um futuro melhor para todos? Como lidar com as grandes contradições e disparidades que assolam nosso mundo? Como as organizações podem contribuir para criar um mundo mais justo, próspero e sustentável?

Em seu mais recente livro – Criando Organizações dirigidas por Valores: Uma Abordagem Sistêmica para a Transformação Cultural – Richard Barrett demonstra que aumentar a lucratividade, o desempenho e o nível de competitividade das organizações não está em desacordo com o seu papel de catalizador dos sonhos de seus funcionários (realização pessoal) e de cidadão responsável pelo bem estar da comunidade ou sociedade (responsabilidade social). Ao contrário, na medida em que compreendemos que as organizações funcionam como organismos vivos, reconhecemos que elas são dirigidas pelas mesmas forças que impulsionam os indivíduos em seu processo de evolução. E que a sustentabilidade – uma tradução integral e sistêmica do antigo conceito de sucesso ou crescimento – só é possível quando a organização se dispõe a satisfazer todas as suas necessidades – físicas (estabilidade financeira), emocionais (criar relacionamentos harmoniosos com funcionários e clientes e otimizar sistemas e processos), mentais (incentivar a participação, inovação e a renovação) e espirituais (alinhar as ações com o propósito e estar a serviço do bem comum).

Para criar esse tipo de organização, Richard Barrett desenvolveu, num primeiro momento, um modelo teórico com base na hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, que ele chamou de modelo de “Sete Níveis de Consciência”. Esse modelo permite compreender como pessoas, líderes e organizações evoluem, quais são as características e desafios de cada estágio desse processo, e como é possível sustentar o processo de evolução.

Num segundo momento, Barrett desenvolveu uma série de ferramentas para medir o nível de consciência de indivíduos, líderes, equipes e organizações (e mesmo instituições educacionais, governamentais e nações). Com base nesses resultados é possível medir em que estágio de desenvolvimento indivíduos, grupos e organizações se encontram no momento, e como eles gostariam de funcionar e se comportar no futuro. Essa tensão criativa entre o estado atual e o futuro, de acordo com o referencial dos “Sete Níveis de Consciência”, permite uma compreensão de quais são os desafios de evolução, o que facilita a criação de planos de ação e de desenvolvimento customizados que atendam às necessidades e possibilidades de cada entidade específica.

O livro ainda não está disponível nas livrarias. Para adquirir exemplares, favor entrar em contato pelo falecom@evolucaohumana.com.br ou pelo telefone: 11 2372-1092. Aguardamos seu contato!

A Evolução Humana é uma das consultorias brasileiras habilitadas para desenvolver trabalhos utilizando os conceitos e métodos apresentados nesse livro.

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Evolução Humana – Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional: https://www.evolucaohumana.com.br/cultura-organizacional

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *