“ERROS FREQUENTES EM RELAÇÃO À TREINAMENTOS” – VOCÊ CONHECE OS PRINCIPAIS?

Este artigo foi extraído da Building a Values-Driven Organization – a Whole System Approach to Cultural Transformation. por Richard Barrett – traduzido por

Roberto Ziemer

Erro 1: Foco apenas no Alinhamento Pessoal

Muitas organizações focam o alinhamento pessoal sem fazer nada em relação ao alinhamento estrutural. Isso apenas agrava a situação. Líderes e funcionários que experimentaram um programa de alinhamento pessoal mudam para um nível de consciência pessoal mais alto enquanto as regras, regulamentos, sistemas e processos da organização ainda refletem o antigo nível de consciência. Isso apenas serve para aumentar o nível geral de frustração da organização.

Erro 2: Foco apenas na Coesão de Grupo (team building)

Um outro erro freqüente é focar na coesão de grupo (team building) sem antes desenvolver um programa de alinhamento pessoal. Isso limita o potencial de sucesso do programa de coesão de grupo, pois as pessoas entram nesses programas sem uma base de auto-conhecimento ou de habilidades inter-pessoais. É desejável que as pessoas se envolvam num programa de coesão de grupo já tendo experimentado uma mudança de consciência. Dessa forma, para se obter um impacto máximo para o treinamento, o alinhamento pessoal deve preceder a coesão de grupo, e o alinhamento estrutural deve preceder o alinhamento pessoal ou ser implementado em paralelo. Quando isso acontece a organização pode mudar suavemente a um novo nível de consciência.

Erro 3: Falha em criar Programas de Alinhamento Pessoal e de Coesão de Grupo sob medida (não customização)

O erro mais freqüente é utilizar programas de alinhamento pessoal e de coesão de grupo padronizados. Todos os programas de alinhamento pessoal e coesão de grupo precisam ser criados sob medida para a situação do cliente para se alcançar os melhores resultados. Programas de alinhamento pessoal ou de team building padronizados são receitas potenciais para o fracasso.

Os programas de alinhamento pessoal e de coesão de grupo devem ser criados com base nos níveis de consciência do grupo. O modelo dos Sete Níveis de Consciência fornece as informações necessárias para projetar esses programas. A pesquisa de avaliação de valores da cultura nos diz exatamente onde o grupo está e para onde ele quer ir em termos de valores e níveis de consciência.

O programa de coesão de grupo é construído em torno de um conjunto de valores centrais e uma visão e missão compartilhadas.

Os programas de alinhamento pessoal podem ser conduzidos com grupos de 20 a 24 pessoas de diferentes partes da organização pois o foco é no autoconhecimento, com foco no reconhecimento e respeito do valor pessoal (fortalecimento da auto-estima). Ele também pode ser conduzido em equipes intactas. Por outro lado, os programas de coesão de grupo devem sempre ser conduzidos dentro de equipes intactas.

Entropia Cultural

Entropia cultural, que é a proporção da energia em uma organização consumida em atividades não produtivas, ocorre quando existe uma falta de alinhamento entre os quatro quadrantes. Entropia cultural é inversamente relacionada a resiliência. Quando a entropia cultural é alta, a resiliência é baixa. Quando a entropia cultural é baixa, a resiliência é alta. Existem quatro causas para a entropia cultural.

Falta de Alinhamento Pessoal

A falta de alinhamento pessoal ocorre quando existe uma falta de alinhamento entre os valores declarados do indivíduo e seus comportamentos, especialmente entre a equipe de liderança. Quando os líderes não são capazes de “fazer o que falam” – quando eles exibem uma falta de integridade pessoal – eles são incapazes de estabelecer relações de confiança entre eles e suas equipes.

Falta de Alinhamento Estrutural

Falta de alinhamento estrutural ocorre quando existe uma falta de alinhamento entre os valores declarados do grupo e os comportamentos do grupo refletidos em suas regras, regulamentos, estruturas e sistemas de governança. Quando o grupo não vive os seus valores declarados, existe uma perda de integridade coletiva.

Falta de Alinhamento de Valores

Falta de alinhamento de valores ocorre quando existe: a) uma falta de alinhamento entre os valores pessoais dos indivíduos e os valores coletivos do grupo e, b) uma falta de alinhamento entre os valores expressos na cultura atual e da cultura desejada. Nesse caso as pessoas não conseguem expressar completamente quem elas são no trabalho, o que gera conflito e frustração pelas limitações da cultura organizacional. Essa é a razão pela qual o interesse próprio ganha precedência em relação ao bem comum.

Falta de Alinhamento da Missão

Falta de alinhamento da missão ocorre quando existe uma falta de alinhamento entre o sentido de propósito ou missão dos funcionários e o sentido coletivo de propósito ou missão do grupo. Isso gera uma falta de foco, de clareza e de engajamento. Quando os objetivos da organização não se alinham com os objetivos das pessoas, as energias dos funcionários não podem ser canalizadas na mesma direção. Quando existe coerência (alinhamento de valores), foco e clareza (alinhamento de missão), e confiança (alinhamento pessoal e alinhamento estrutural) existe um forte sentido de coesão e engajamento de grupo, e uma capacidade ampliada de ação coletiva.

Fonte: Building a Values-Driven Organization – a Whole System Approach to Cultural Transformation. Richard Barrett

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Evolução Humana – Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional:

https://www.evolucaohumana.com.br/treinamentos-oficinas-de-aprendizagem-workshops-e-palestras

https://www.evolucaohumana.com.br/cultura-organizacional

1 Comentário

  • HAYDÉE MARIA ROSAS RODRIGUES Posted 16 de março de 2011 16:47

    Gostei deste material! Vê-se muitos programas de treinamento empacotados e selados por empresas conceituadas e vencedores o que nos remete às questões:
    como conseguem vender? quem são esses compradores?

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *