CENÁRIO MUNDIAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES – por Richard Barrett

 

A Evolução Humana Consultoria apoia as empresas que precisam fortalecer suas consultorias em momentos de fusões e aquisiçõesO que os líderes precisam ter em mente quando são requisitados para fazerem mudanças organizacionais estratégicas que envolvam Fusões e/ou Aquisições? Vejam as informações a seguir:

Estatísticas apresentam os seguintes dados

As pesquisas sugerem que entre 60-80% das fusões não cumprem as expectativas iniciais. Existem muitas razões para isso, e uma das maiores razões é a incapacidade da liderança da nova empresa em integrar as duas distintas culturas para criar uma organização. Assim, o que é uma cultura? De forma simples, é a expressão das crenças, valores e comportamentos das pessoas da organização. Pelo fato de influenciar e mesmo determinar grande parte do que acontece dentro do negócio, a cultura é o fator singular mais importante que diferencia uma organização de outra.

Fatores culturais determinam o sucesso de longo prazo

Embora as considerações financeiras possam determinar se uma negociação é atraente, são as considerações culturais que determinam se uma fusão irá realmente funcionar. A fusão fracassada da Daimler-Chrysler é um dos melhores exemplos de um alinhamento financeiro razoável que foi suplantando por diferenças básicas culturais e de valores.

Geralmente espera-se que os aspectos culturais sejam administrados pela área de RH, o que seria adequado se a alta direção da empresa reconhecesse que o alinhamento cultural e não a compatibilidade do balanço contábil é a chave para o sucesso da fusão. Assim, se o RH tivesse a autoridade necessária para fazer mudanças essenciais no nível das pessoas e se a alta direção aceitasse a orientação do RH na maneira como eles deveriam se comportar para criar uma única cultura, isso poderia funcionar muito bem. Infelizmente, a cultura é geralmente percebida como “algo interessante”, mas não essencial, e o trabalho de alinhamento ou mudança cultural é deixado de lado para focar em questões mais tangíveis (“importantes”), como a financeira e a integração física e de sistemas.

Por que algumas empresas subestimam a importância da cultura em momentos fusão?

“Embora eu não saiba quem descobriu a água, eu tenho certeza que não foi um peixe”
Marshall MacCulan.

Um dos maiores problemas em compreender e desenvolver uma cultura é que ela está literalmente em todos os lugares. É essencialmente o ambiente à nossa volta. Mais ainda, pode ser extremamente difícil de captá-la e descrevê-la, especialmente para aqueles que vivem nela. Quando você olha para diferentes organizações, é possível ver e perceber as diferenças, mas é muito mais difícil apontar com precisão porque uma empresa é diferente de outra e o que os líderes podem fazer para assegurar a criação eficaz de um novo negócio.

Evolução Humana Consultoria - Sucesso ou decepção - processos de fusão e aquisição - a cultura organizacional definirá

LLOYDS TSB e HBOS – Uma oportunidade fascinante ou um desastre potencial?

A fusão do Lloyds TSB e da HBOS fornece um exemplo fascinante de como culturas podem ajudar-se ou limitar-se reciprocamente. As duas organizações têm valores admiráveis e potencialmente complementares que, se combinados, poderiam fornecer imensos benefícios para todas as partes interessadas. Esses benefícios iriam essencialmente lidar com os medos de muitos comentaristas e políticos de que a fusão não é de interesse público. HBOS (ou Halifax Bank pelo menos) é dinâmico e empreendedor e é provavelmente o banco mais focado em vendas no varejo da Inglaterra. Na verdade, essa provavelmente foi a maior causa de seu grande sucesso e, ironicamente, a fonte de seus problemas recentes. A Lloyds TSB sempre ganhou e manteve os seus clientes através de um forte foco no serviço, na prudência e no conservadorismo. Assim, a combinação desses dois conjuntos de valores poderia dar ao novo grupo a prudência do LTSB e o dinamismo do Halifax.

Entretanto, esse cenário apenas poderia funcionar se os novos líderes do Banco liderassem ativamente a integração para obter o melhor das duas culturas. É crucial a esse processo compreender os valores centrais de cada uma das organizações. Nesse caso em particular, também seria importante reconhecer as sub-culturas de cada negócio. Os dois bancos em fusão tinham um respeito admirável por qualquer organização com quem eles se fundiram anteriormente – por exemplo, LTSB rede varejista, Bank of Scotland, Halifax Bank, Lloyds TSB Scotland, C&G – não mencionando os diferentes braços na área de seguro e investimento que os dois bancos possuem atualmente. Ironicamente, é esse grau de autonomia, antes tão benéfico, que agora pode causar problemas para a fusão do Grupo Lloyds. Isso se dá pelo fato de que existem atualmente tantas culturas diferentes que o banco na sua totalidade tornou-se quase impossível de administrar, tornando difícil para o novo grupo alcançar as expectativas mais elevadas de clientes e acionistas. Crucial ao processo de obter o valor potencial do processo de fusão é a maneira como as diferentes organizações irão trabalhar de forma conjunta.

Quão bem sucedida é a sua fusão?

Quem está correto?

Se você dirige uma organização que foi recentemente adquirida ou fundida com outra, até que ponto as antigas culturas evoluíram para formar uma nova identidade? Quão bem sucedido você foi no processo de honrar o melhor das duas culturas (independente de quem comprou quem)? Como você lidou com as diferenças de valores que geraram muitas vezes conflitos de comportamentos entre os funcionários? Se você está se preparando para comprar um novo negócio, o quanto você refletiu sobre os desafios de integrar as duas culturas? Onde estão as oportunidades, os valores complementares e os potenciais pontos de atrito da nova organização? O que você está fazendo para gerenciar essas questões?

Passo 1 – Mensure as culturas

Se a fusão acorreu há alguns anos atrás ou está prestes a acontecer, ainda é possível aumentar o seu potencial de sucesso. Isso começa com a condução de uma avaliação de cultura e valores, necessário para se compreender plenamente as culturas do seu negócio. Isso geralmente é considerado muito difícil de ser feito. Entretanto, a empresa Barrett Values Centre, uma líder mundial na mensuração de cultura, é capaz de gerar de uma maneira rápida e de baixo custo as respostas a essas perguntas, e ajudá-lo a decidir o que deve ser focado em termos do desenvolvimento cultural.

A ferramenta de avaliação da fusão

A ferramenta de Avaliação da Fusão mede as percepções dos líderes e funcionários sobre os valores da cultura atual e desejada de cada organização. Isso permite que a liderança e as equipes de integração possam ver rapidamente (geralmente em menos de 4 semanas):

  • Em que áreas as diferentes culturas já são compatíveis
  • Em que áreas os grupos diferem e como essas diferenças devem ser gerenciadas
  • Revela como uma cultura pode imediatamente transferir valor e novas percepções à outra e vice-versa
  • Fornece um Road Map mais rico e detalhado para a integração
  • Aumenta a consciência entre os líderes e funcionários sobre as diferentes culturas e ajuda-os a perceber os próximos passos para o crescimento.

Ajudando-o a obter os melhores resultados de sua fusão ou aquisição

O Barrett Values Centre tem uma rede de mais de 1200 consultores treinados ao redor do mundo – no Brasil a Evolução Humana Consultoria é uma  empresa credenciada, assim como seus consultores certificados nas metodologias. Esses consultores foram treinados para usar as Ferramentas de Transformação Cultural Barrett (CTT) e irão trabalhar com você para interpretar os resultados e ajudá-lo a planejar o futuro. As informações que esses resultados fornecem, permite às organizações melhor se prepararem para o plano de integração, adicionando os benefícios financeiros com significativos benefícios para as pessoas. Em resumo, irá ajudá-lo a ser parte de um grupo exclusivo de organizações que conseguem exceder as expectativas inicias sobre o processo de fusão.

A Evolução Humana está preparada para apoiá-los nos processos de Consultoria desta natureza. Mais informações – Serviços oferecidos pela consultoria em Cultura de Valores Organizacionais

Referências:

valores pessoais* – ver artigo: ESPIRITUALIDADE NAS EMPRESAS – MITOS E VERDADES SOBRE ESTE TEMA QUE AINDA É TRATADO COM INDIFERENÇA POR INÚMERAS ORGANIZAÇÕES

valores limitantes* – ver artigo: Os 20 PECADOS COMPORTAMENTAIS que destroem a cultura de uma empresa – Quais são os tipos de doenças que esses pecados podem gerar dentro de uma organização?

cultura vivenciada* – ver artigo: QUAL É A CULTURA DE VALORES DA SUA ORGANIZAÇÃO?

Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.
Essa é nossa razão de existir!

 Mais informações: http://www. evolucaohumana.com.br

QUEM SOMOS: “A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em Educação Corporativa oferecemos: mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de Treinamentos, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, in company. Atuamos também nas áreas de: cultura organizacional e transformação cultural por valores; academia de lideranças; coaching; inovação e sustentabilidade; seleção e formação de estagiários e trainees; processos de desenvolvimento organizacional; remuneração e campanhas de endomarketing para projetos de Cultura Organizacional. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e já estamos atuando também fora do Brasil (Argentina, Espanha, Marrocos, México, EUA). Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 45 consultores de nível sênior. Estamos prontos para lhes servir! Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail falecom@evolucaohumana.com.br


 

 

Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. 

Essa é nossa razão de existir!

Mais informações: http://www. evolucaohumana.com.br

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *