PROCRASTINAÇÃO – você conhece alguém que assuma abertamente este comportamento?

PROCRASTINAÇÃO – você conhece alguém que assuma abertamente este comportamento?

Este é um assunto polêmico de se tratar, pois até hoje nunca conheci uma pessoa se quer que assuma abertamente ser um “procrastinador…”

… …. ….  Então, onde estão os procrastinadores? … …. ….

Bem, assumir este comportamento exige muita coragem!

Vamos ser sincersos. Existe muito deste comportamento em humanos espalhados por todos os lugares – nas casas, escolas e empresas. Agora,  assumir abertamente significa que a imagem da pessoa pode ficar associada à preguiça, corpo mole, desatenção, desorganização, baixa produtividade – comportamentos que sugerem uma carga negativa na imagem pessoal que se quer projetar para o mundo. 

Olhando para o lado corporativo, a procrastinação é o que podemos chamar de erva daninha que corroe a produtividade e eficiência. 

Com técnicas, nós consultores em desenvolvimento humano, conseguimos identificar rapidamente este comportamento, seja em indivíduos, em algumas áreas da empresa, ou mesmo na cultura organizacional – que muitas vezes está totalmente contaminada pelo comportamento e valor humano de caráter limitante “procrastinar”. Nas empresas a procrastinação gera aumento assustador da entropia (perda de energia produtiva), levando-as muitas vezes para a beira de um precipício ou para uma queda livre sem volta para o caminho da sustentabilidade.

Nesta entrevista que demos à apresentadora Jacqueline Stéfano no programa televisivo “Nosso Programa”, transmitido pela RIT TV, eu e a psicóloga Veruska Ghendov falamos sobre o assunto procrastinação. Veruska falou sobre a procrastinação no cotidiano (pela ótica do indivíduo). E eu falei deste tema no ambiente de trabalho.

Se você quer saber mais sobre este assunto, assista os vídeos. São bastante instrutivos.

Um forte abraço,

Vania Faria Sutherberry

1 Comentário

  • Marluce Queiroz Posted 8 de setembro de 2012 08:58

    Prezada Vânia, sou estudante de psicologia e gostei bastante de ler e assistir a matéria sobre Procrastinação. Parabéns!

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *