A caminho do Sucesso Profissional

Coaching de carreira e executivo é na Evolução Humana Consultoria

— << artigo de Vânia Faria >> —

Desejar o “sucesso profissional” é algo que a grande maioria das pessoas almeja ao longo da carreira. Quem não quer chegar ao final da jornada profissional e ver que valeu a pena os anos e anos de trabalho, e que o sucesso pôde ser observado em várias etapas durante o percurso?

Porém uma questão que deve ser investigada e aprofundada, quando se fala neste assunto, é: – Qual é a sua “motivação” para se desejar o sucesso profissional?

Muitas vezes o motivador para obter o sucesso profissional está em algumas necessidades humanas, a exemplo de: crescer para obter status, conquistar bens materiais, alimentar a ambição, senso de competição, obter reconhecimento, melhorar a autoestima, liberdade, ser amado, ser aceito, ser visto, ser importante, existir para o mundo, criar significado, ser útil, criar e deixar um legado, fazer diferença, melhorar a humanidade, ou outros.

Coachinf de Carreira e profissional - Evolução Humana ConsultoriaO que motiva as pessoas a quererem o sucesso para suas carreiras está relacionado ao nível de consciência, maturidade, caráter, crenças, e o conjunto de valores que desenvolveu ao longo da vida, vivências, exemplos de pessoas próximas, cultura familiar – o que de certa forma compõe aquilo que podemos chamar de essência humana.

É certo desejar o sucesso profissional. A evolução da humanidade depende deste movimento de orientação para o futuro, impregnado de positivismo, que propicia a aprendizagem e melhoria contínua de processos e comportamentos humanos.

Porém a recomendação é que, ao se buscar o sucesso profissional, também se busque o autoconhecimento. Esses dois valores devem caminhar paralelamente.

O autoconhecimento funcionará como uma chave importante para se buscar o sucesso profissional, através da utilização do potencial humano, dons, missão de vida, valores humanos que orientam para tomadas de decisões, ampliação da consciência e consequentemente levará a pessoa a patamares de satisfação profissional mais elevados.

Caso contrário, o sucesso profissional poderá acontecer, porém com falta de propósito e objetividade.

Então eu o incentivo a perguntar para si mesmo, todas as vezes que o desejo de obter sucesso  profissional lhe bater ao coração. Faça as seguintes perguntas:Caminho para o sucesso profissional

  • Por que desejo o sucesso profissional?
  • O que eu obtenho com isto?
  • O que a sociedade ganha com isto?
  • Quais são os sentimentos que eu terei quando minhas metas de sucesso profissionais forem atendidas?
  • O que eu serei quando meus anseios de sucesso profissional forem alcançados?

 Ser um profissional de sucesso requer planejamento para com a carreira, determinação, utilização de talentos, definição de metas comportamentais e materiais (ações) possíveis de serem mensuradas.

Fazer de tempos em tempos a calibragem para checar como anda seu plano será importante para avaliar se seus objetivos e anseios continuam os mesmos. Pessoas mudam de acordo com as fases da vida. O que era considerado sucesso profissional para um jovem de 20 anos, pode tornar-se estranho para um adulto de 30 anos e talvez irreal/sonhador para o profissional de 40 anos.

Que bom que as pessoas mudam. E foco em sucesso profissional também pode mudar ao longo da vida. Nada como os anos para dizer o que será sucesso profissional para você em 45 anos de carreira – tempo médio que um profissional fica ativo no mercado de trabalho. 

Mensagem aos jovens:

Nosso planeta precisa que mais e mais pessoas vivenciem seus talentos e sejam realizadas profissionalmente. A felicidade ainda não pode ser mensurada, mas sabe-se que aqueles que estão utilizando seus dons e vivenciando suas missões de vida no trabalho são pessoas muito mais felizes, do que alguns que querem apenas o sucesso profissional, sem vislumbrar um propósito maior.

Então minha sugestão é que desde cedo vocês desenvolvam o hábito de perceber seus sentimentos, perceber aquilo que acalenta o coração, e o que os motivam. Que possam desenvolver suas carreiras desejando o crescimento e sucesso profissional, acrescentando ao percurso os temperos, aromas e sabores desejados por sua alma.

Evolução Humana ConsultoriaSobre Vânia Faria: é consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 20 anos vivênciando  projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos, de carreira e astrocoaching, focado em competências, missão, visão e valores pessoais. É formada pelo Barrett Values Centre e também  atua como diretora executiva da Evolução Humana Consultoria.

Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. Essa é nossa razão de existir!

Mais informações sobre Carreira e Profissão:  https://evolucaohumana.com.br/

Sobre a Evolução Humana uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e OrganizacionalAtuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em treinamentos oferecemos: Mais de 100 temas disponíveis, nos formatos de Academia de Liderança, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, principalmente em formato in company. Atuamos também nas áreas de: cultura organizacional e transformação cultural por valores; coaching; talent management; seleção e formação de estagiários e trainees;  consultoria em processos de desenvolvimento organizacional; e remuneração. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e já estamos atuando também fora do Brasil (Argentina, Espanha, Marrocos, México, EUA). Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 45 consultores de nível sênior. Hoje já são centenas de empresas clientes, de todos os portes e segmentos de mercado. Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso falecom@evolucaohumana.com.br.
 

Artigos Relacionados:

AS FERRAMENTAS PESSOAIS QUE FAZEM DE VOCÊ UM SER ÚNICO – VOCÊ AS CONHECE?

COMO ANDA SUA CARREIRA? VOCÊ TEM PENSADO SOBRE ELA? AFINAL, QUAL É MESMO A SUA CARREIRA?

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *