TRANSFORMAR para melhor VIVER

Artigo de Vânia Faria - vaniafaria235 - Consultora e coaching de carreira e astrocoaching

— << Artigo de Vânia Faria >> —

TRANSFORMAR para melhor VIVER – nos dias atuais a “transformação”
está presente em nossas vidas – não há como negá-la!

Nestes últimos anos a palavra “transformação” virou um chavão em todos os contatos humanos em que estive inserida.  A “transformação” parece ter se transformado em uma meta, em um movimento, em um incômodo, em uma necessidade – em qualquer contexto que se olhe.

Há muito tempo que os místicos e esotéricos vinham pregando que entraríamos em uma nova era e que a transformação pessoal e planetária estaria por vir.  Coincidência ou não, parece que a maioria das pessoas resolveu –  inconscientemente ou conscientemente  –  entrar em contato com questões mais profundas de suas existências e por consequência atuarem ativamente a favor de mudar o que é necessário para criar uma existência mais significativa.  

Transformação cultural - Cultura de valores nas organizaçõesO que tenho observado é que as motivações para iniciar o “processo” no âmbito pessoal podem vir de um ou mais destas dimensões (carreira, profissão, família, saúde, autoconhecimento, vida social, equilíbrio trabalho e vida pessoal, dinheiro – por já ter muito ou a falta dele, romances, etc.).

Artigo de Vânia Faria - Evolução Humana ConsultoriaNo âmbito organizacional as motivações podem vir das dimensões (expansão dos negócios, melhor rentabilidade para acionistas, gerar bem estar para os colaboradores, melhorar o clima e engajamento,  inovar, assegurar a longevidade dos negócios, etc.).   

O fato é que uma hora este processo inicia – para pessoas ou empresas –  e a profundidade da transformação dependerá da permissão, entrega e compromisso que as “pessoas” derem para a questão.

Refletindo sobre os processos de “transformação”, seja através de minhas vivências pessoais  ou  baseando nos conhecimentos que tive através da metodologia do Barrett Values Centre – método Barrett, pude constatar alguns questões que são as seguintes:

A transformação no âmbito pessoal

Nas interações pessoais que realizo através do coaching ou terapia, as pessoas tem trazido que não se conformam mais com  questões “muito triviais” que antes lhes contentavam. Alguns dizem que estão angustiadas, querendo fazer algo para ter uma vida mais gratificante no futuro. Algumas trazem que querem abandonar tudo e seguir com um novo e diferente caminho….

———————————————————————————————————————

“Outro dia ouvi algo inusitado numa sessão de coaching. O coachee me disse que está decidido a deixar tudo, sua carreira executiva, família, amigos e ir passar 3 anos num mosteiro budista do Tibete e que somente sairá de lá depois que obtiver “as respostas”. Disse  que sua  mente acelerada e o cotidiano não o deixam buscar internamente as respostas que precisa – com a profundidade que deseja. Disse também que não suporta mais andar com a angustia sufocando seu pescoço e que ele já não consegue, há meses,  usar a  gravata tão exigida por sua profissão”.

Eu disse para ele que não precisaria ser tão radical, pois daria para fazer um excelente trabalho, de forma processual, utilizando muitas técnicas budistas e tibetanas sem criar tantas rupturas. Ele não acreditou muito no que eu lhe  propus, mas saiu da sessão compromissado em esperar 6 meses e fazer o trabalho com meu acompanhamento profissional, com técnicas de meditação, yoga, leituras recomendadas, terapia energética corporal e também pedir um tempo para as pessoas que estavam cobrando dele o uso da gravata, por exemplo. Eu conto para vocês o que aconteceu com esta pessoa depois que se passarem os 6 meses – prometo!

Este é um exemplo claro e extremo do desencadeamento de um processo de transformação pessoal. Muitas vezes os sinais de transformação são mais sutis e tranquilos de serem resolvidos internamente. A forma e profundidade vai depender da estrutura psicológica da pessoa, das defesas de caráter criadas ao longo da vida, das crenças adquiridas e da maturidade emocional.

—————————————————————————————————————-

Quando os questionamentos surgem, a angústia e a vontade de gerar mudanças aumentam. É certo afirmar que a transformação está em movimento. Em alguns momentos de nossas vidas quase não a percebemos. Em outros ela surge com tamanha intensidade que fica praticamente impossível ignorá-la e não fazer movimentos para que um novo estágio surja em nossas vidas.

A transformação pessoal passa por avaliar os valores pessoais, as necessidades de autorealização, as necessidades mais intrínsecas à essência humana e à personalidade, as relações humanas,  a capacidade de abandonar padrões repetitivos, a capacidade de olhar para o futuro e a vida que se quer criar de hoje em diante, a mudança de padrão comportamental, a incorporação de valores mais elevados, abrir mão do conhecido e da zona de conforto.  

Então lhe pergunto:  é melhor transformar e sentir o movimento de evolução acontecendo ou permanecer no estágio de consciência atual, permanecendo por mais tempo com a vida que você criou até hoje?

A transformação pessoal é necessária para criar um futuro mais alinhado com a sua essência humana, com seus anseios humanos mais profundos, e gerar maior integridade e identidade. Consequentemente as pessoas à sua volta o verão como alguém mais autentico, mais congruente e mais realizado, o que contribuirá significativamente para a melhoria nas suas relações humanas. Vamos lá! Coragem!

Coragem para adentrar no vasto campo da Transformação Pessoal.  É melhor fazer logo este mergulho do que ficar paralisado num território conhecido, porém sem evolução nas dimensões mais elevadas da consciência humana.

A Transformação no âmbito organizacional

Nas intervenções consultivas que faço nas empresas, as pessoas que gerenciam os processos humanos ou organizacionais têm trazido necessidades de mudanças e transformações conceituais e de comportamentos coletivos para criar ambientes coorporativos mais saudáveis, relações de cooperação e colaboração, confiança, quebra de paradigmas e que criarão ambientes e climas mais saudáveis e sustentáveis.

A Transformação no âmbito organizacional passa por avaliar os valores, comportamentos e ações relacionadas ao cotidiano no trabalho, nas relações interpessoais do ambiente profissional, ética, senso de colaboração, cooperação, alinhamento com os valores organizacionais – que poderão gerar paixão pela organização e engajamento.

A Transformação Organizacional extrapola a intenção pessoal. Ela requer um senso de missão coletiva e de engajamento, principalmente da liderança organizacional.  Para transformar uma organização é necessária a união de várias pessoas com objetivo comum. É necessária a criação de uma consciência coletiva com intento de ampliar e reforçar os valores humanos e organizacionais da empresa. É preciso criar um elo de união que fortaleça a vontade e intenção para alcançar um objetivo de melhoria coletiva, gerando negócios, mas, sobretudo, gerando significado para a comunidade envolvida.  

Para que aconteça a transformação cultural de uma organização a liderança precisa em conjunto assumir uma postura corajosa, a fim de fazer as mudanças necessárias, seja do ponto de vista comportamental ou de processos coorporativos. Acredito que a organização que se recusa a quebrar crenças coletivas, inovar e promover mudanças está fadada a criar ações de curto prazo – mantendo uma zona de conforto temporária (visão de curto-prazo).

Portanto, o que os líderes precisam se perguntar coletivamente e que ajudará a organização a penetrar no campo da transofrmação é:

  • Aonde queremos estar nos próximos 10 anos?
  • Que tipo de organização queremos “SER” nos próximos 10 anos?
  • Se não fizermos as mudanças necessárias, vamos querer  continuar trabalhando para esta organização nos próximos 10 anos?
  • O que precisamos fazer para que cada vez mais tenhamos pessoas engajadas com nossa causa e que novos talentos queiram se juntar a nós?

A transformação contínua nas empresas, em minha opiniao, é inevitável para que nos próximos 10 anos ela continue seu legado, viva a missão e visão institucional, e sobretudo, para que continue sendo  fonte de inspiração e atração de pessoas talentosas e engajadas.

 “Transformar é o primeiro passo para alcançar passos mais largos, visíveis e
significativos de existência, seja no âmbito pessoal ou organizacional”.

Evolução Humana Consultoria - Uma consultoria em desenvolvimento humano e organizacional.

O Método Barrett e o  “nível de transformação” :

Ele é o quarto na escala dos 7 níveis de consciência.  E é este nível que determina se a pessoa “física” ou “jurídica” vai encontrar algo maior (significado), do que somente satisfazer as necessidades básicas. Os próximos passos da evolução nos 7 níveis estão relacionados a criar significado, fazer diferença e servir a humanidade.  Para seguir evoluindo para estes níveis, inevitavelmente teremos que passar pela transformação, abandonando o medo, as máscaras, as inseguranças e os apegos que por inúmeras vezes limitam a capacidade criativa e fluidez da essência.

Abrir-se-se para a transformação é um passo importante para se criar  uma vida fantástica e muito mais feliz. Vale a pena!!! 

Fico à disposição para falarmos mais sobre este tema – aqui no Blog ou no grupo do Linkedin –>>
Cultura Organizacional orientada para Valores – discutindo o Método Barrett.

Em qual time você está jogando? No time dos pessimistas, dos apáticos, dos otimistas ou dos conscientes?Sobre Vânia Faria –  é consultora em desenvolvimento Humano e Organizacional, com mais de 20 anos vivênciando  projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos e de carreira, focado em competências, missão, visão e valores pessoais. É também sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria.
Twitter: VaniaFariaEH
Facebook: www.facebook.com/vaniafaria235

Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. Essa é nossa razão de existir!

Mais informações: http://www. evolucaohumana.com.br

QUEM SOMOS: “ A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em treinamentos oferecemos e customizamos mais de 100 temas in company, nos formatos de Academia de Liderança, cursos, workshops, oficinas de aprendizagem e palestras. Também com forte atuação em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; coaching; talent management;  formação de estagiários e trainees;  consultoria em processos de desenvolvimento organizacional e remuneração. Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail  falecom@evolucaohumana.com.br

 

5 Comentários

  • Hélida Maria de Faria Posted 1 de dezembro de 2012 14:09

    Vânia Faria

    Parabéns pelo trabalho pude ler um pouco sobre ele e você. Como você mesma disse, sempre nos perguntamos sobre uma vida de significados ou tantos significados que passam pelas nossas vidas, na maioria das vezes fazemos esta pergunta quando os questionamentos sobre nos mesmo começam a pesar sobre nós diante da existência, e me senti orgulhosa de ter conhecido você e te ver assim com tanto sucesso. Sei que tudo começa no mais básico das nossas buscas, primeiro te conheci, uma menininha e eu era uma adolescente menina ainda e de lá pra cá quantas coisas vivemos e cada uma numa evolução diferente. Não falamos muito e nem sabemos muito de nós nestes anos todos, mas temos a certeza que um dia significamos muito uma para outra e isto agora è o que de mais importante sinto em começar a ler seus textos e tentar imaginar o que viveu para chegar ate aqui. Minha querida diante do que li, sobre seus pensamentos, te parabenizo mais uma vez e quero dar mais significado ao nosso reencontro e te dizer que você significa muito para mim e assim a cada momento aprendendo como chegar um dia a missão cumprida…mas o importante é sempre continuarmos dando significado aos nossos grandes momentos .Adorei este momento de poder rever você, mesmo que por aqui…e espero vê-la em breve….Muita luz nos seus significados….

  • Maurício C. Posted 7 de dezembro de 2012 08:43

    Oi Vânia, como está ?
    Muito bacana este seu texto “ Transformar para melhor viver “, interessante alguns pontos colocados. Como sempre seus textos são ótimos.

    Para mim, quando diz: A Transformação vai depender da estrutura psicológica da pessoa, das defesas de caráter criadas ao longo da vida, das crenças adquiridas e da maturidade emocional”, são esses 04 pontos que o ser humano tem que analisar muito bem para buscar a transformação tão desejada, se um desses 04 pontos estiver escondido em algum lugar dentro do ser humano, a Transformação poderá ser muito ruim e causar males profundos na alma.

    Entendo que a Transformação também pode ser entendida como: Libertação e também como a Busca da Liberdade.

    Libertação: por se desvencilhar, por exemplo, dos padrões da educação rígida recebidos dos pais, onde não pode fazer isso, aquilo não é bom, isso tal fulano fêz e não deu certo, cuidado com as coisas que fala, você tem que ser bonzinho ou boazinha, os meninos não fazem isso, as meninas não fazem aquilo e assim por diante entre outros milhares de ditos….,e continuamos sem saber se daria certo ou não, se tenh capapcidade de fazer ou ão, se ser feliz ou não e etc…

    Liberdade: é querer tirar todos os paradigmas dos porquês disso ou daquilo, não pode isso ou não pode aquilo, não faça isso ou não faça aquilo, tem que ser bonzinho e não ser mal, enfim Liberdade é buscar aquilo que tanto deseja e busca, que tanto acredita, é encontrar respostas para as próprias curiosidades e dúvidas que se calam dentro do coração e que nos fazem mal, muito mal e acabamos de alguma forma adoecendo, ficamos sem forças, sem o poder da reação.

    A Liberdade é fazer tudo o que desejamos, buscando um mundo novo, renovando conhecimentos, aprendendo com o outro, é assumir e correr riscos, é assumir responsabilidades, é entender a sua essência. A busca disso tudo deve ser pautada sempre de forma respeitosa, sem agredir e sem machucar ninguém, ter ética nos atos e principalmente assumir as consequências de suas atitudes.

    Acredito que a partir disso é que nos conheceremos melhor, baseando-se nos 04 pontos citados acima: estrutura psicológica, caráter, crenças e maturidade emocional, é que poderemos dizer: me libertei e conquistei a Liberdade que tanto busquei e sou muito feliz.

    Querendo responder a sua pergunta:
    É melhor transformar e sentir o movimento de evolução acontecendo ou permanecer no estágio de consciência atual, permanecendo por mais tempo com a vida que você criou até hoje?
    Resposta: Eu prefiro transformar e sentir o movimento da evolução acontecendo, e viver a vida enquanto a vida tem vida, do que permanecer no estágio atual, envelhecendo sem viver a vida que está diante dos meus olhos.

    Vânia, os comentários, virou um texto longo, mais é um assunto para várias horas de um “ muito bom “ papo.

    Grande abraço e tenha um grande dia.

    Muito SUCESSO.

  • Camila Buttelli Maschietto Posted 7 de dezembro de 2012 08:45

    Olá Vania,
    Realmente faz muito sentido! Tanto no âmbito pessoal como profissional transformação é algo inevitável, e o individuo muitas vezes não está preparado. Pode ser um processo doloroso, mas que tem ganhos significativos. Parabéns pelo artigo!

  • Thiago Melo Posted 7 de dezembro de 2012 08:46

    Olá Vania Bom Dia, Um ótimo artigo, excelente abordagem sobre o assunto recomendo a leitura continue com seu trabalho sucesso sempre abraços.

  • Marcela Madruga Posted 9 de dezembro de 2012 19:38

    Olá Vania,
    Queria parabenizar pelo texto. Cncordo muito com o que foi dito e tenho sentido cada vez mais que essa necessidade da transformação está aparecendo para muitas pessoas. Antes me sentia um pouco solitária nessa caminhada, agora já vejo muitos movimentos que buscam a mesma coisa. Tenho buscado esse caminho da transformação há uns bons anos e como ele é recompensador!! Também já passei por uma situação parecida com o seu cochee de achar que deveria fazer uma grande ruptura para buscar essa transformação pessoal e fico feliz em ter achado uma outra forma de fazer isso e, sim, é possível!!
    Aproveito para indicar um curso que tenho feito de Pós-Graduação em Psicodrama Organizacional na Potenciar que tem contribuído muito para nesse caminho da transformação pessoal e da liberdade comentada pelo Mauricio.
    Abraços,
    Marcela

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *