Tenho observado um movimento mais intenso nos últimos anos de revolta, violência, agressividade, confrontos, medo e muitas vezes até terror nas ruas e cidades de todo o mundo. Tudo isto já existia no passado, mas nos últimos anos parece que o planeta realmente entrou em ebulição.
Neste artigo não vou falar apenas de Brasil – apesar de que aqui antigamente costumávamos gabar de que vivíamos em paz, mas esse tempo passou… Agora o Brasil está nivelado com outros países que vivem ou viviam em guerras civis e religiosas ao longo da história da humana. A guerra está aqui debaixo de nossas janelas ou na tela da TV. É guerra política, população e bandidos, população e polícia… em fim, sobrevivem os mais fortes e espertos.
Então queridos leitores, hoje eu lhes pergunto: – O que está acontecendo com o SER HUMANO? O que está acontecendo com a RAÇA HUMANA?
Estamos vivendo uma crise dos VALORES HUMANOS? Estamos vivendo uma crise dos DIREITOS HUMANOS?
Eu que sempre fui uma pessoa otimista estou muito triste com o que tenho visto diariamente. Não podemos mais ligar as TVs e acessar os sites de notícias – pois as notícias trágicas tomaram conta desses veículos de comunicação. Não podemos sair às ruas para jantar com nossas famílias em paz – pois corremos o risco de ser assaltados em arrastões nos bares e restaurantes das grandes cidades. Até praias famosas do nosso país estão se tornando campo de batalha entre população e bandidos Está difícil de acreditar nos governantes, pois já não sabemos quem está do lado dos honestos… parece que neste meio o time dos desonestos está lotado e então a desconfiança e descrença começa a tomar conta de todos nós…
Onde chegamos? Onde Chegamos? E para onde estamos indo?
Eu luto e reluto para não entrar na energia da descrença, mas não posso deixar de expressar a minha profunda angústia e indignação em ver escancarada a CRISE dos VALORES HUMANOS chegando ao seu ápice. Temos que fazer alguma coisa! Definitivamente – temos que agir!
É chegada a hora minha gente. Gente do bem, gente de valor, gente da LUZ – Vamos nos unir! O BEM há de prevalecer. A LUZ há de iluminar a escuridão. Não podemos ficar omissos num momento como este. O Planeta precisa de ajuda e de socorro. O BRASIL e nossas cidades precisam de gente mais atuante nas questões humanísticas. Nós, que temos o nível de consciência mais elevado e maior discernimento dos acontecimentos, temos que fazer a nossa parte e se possível ajudar os outros a se erguerem. Tenho muita convicção de que cada um pode fazer algo “hoje” para irradiar a energia da LUZ e do AMOR.
Temos que ensinar – com os instrumentos que temos – o “como fazer”, mas principalmente darmos o exemplo de como agir em situações de crise, conflitos, desesperança e violência. Não podemos deixar esta energia ser mais forte do que os princípios básicos ensinados por grandes mestres (Jesus, Gandhi, Buda, Chico Xavier, Dalai Lama, e tantos outros), que sempre usam ou usavam as palavras mágicas em seus discursos: “AMOR e PAZ”. Usemo-los como exemplos, quando a desesperança adentrar em nossas mentes e corações.
Cada um pode ser um agente de mudança – desde que saia do papel de vítima e comece a semear o bem, o amor, a ajudar pessoas a verem luz onde só se vê escuridão. Vamos falar mais sobre o amor, sobre a força que ele pode gerar no sentido de cultivar a “NÃO VIOLÊNCIA”. É chegada a hora!
E relembrando algumas frases de pessoas que um dia também refletiram e escreveram sobre o tema desta conversa:
A conscientização sobre os valores humanos mais elevados e suas vivências serão fundamentais para que a humanidade evolua para uma dimensão digna de ser vivida por todos nós. Se quisermos um futuro melhor para nós e nossos filhos temos que ser protagonistas e não ficar de braços cruzados esperando que autoridades e governantes resolvam os problemas. Todos somos responsáveis pelo que está acontecendo e todos somos responsáveis pelo mudança que se espera para o nosso planeta. PAZ e AMOR.
Que o lema difundido pelos hippies nos anos 60 saia do discurso e vá para a prática a partir de hoje.
Sobre Vânia Faria : é consultora em desenvolvimento humano e organizacional, com mais de 20 anos vivênciando projetos nesta área. Possui larga experiência em projetos de Cultura Organizacional orientados para Valores, coaching de executivos e de carreira, focado em competências, missão, visão e valores pessoais. Co-autora do Livro “A World Book of Values” e editora principal para a versão brasileira. É formada pelo Barrett Values Centre e também atua como diretora executiva da Evolução Humana Consultoria.
Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.
Essa é nossa razão de existir!
Mais informações: http://www. evolucaohumana.com.br
QUEM SOMOS: “A Evolução Humana é uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional com atuação em praticamente todos os serviços relacionados à DHO. “Criatividade e Inovação” é marca registrada do nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Em Educação Corporativa oferecemos: Mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de Treinamentos, Cursos, Workshops, Oficinas de Aprendizagem e Palestras, in company. Atuamos também nas áreas de: cultura organizacional e transformação cultural por valores; academia de lideranças; coaching; inovação e sustentabilidade; seleção e formação de estagiários e trainees; processos de desenvolvimento organizacional; e remuneração. Levamos nossos serviços para todo o território nacional e já estamos atuando também fora do Brasil (Argentina, Espanha, Marrocos, México, EUA). Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 45 consultores de nível sênior. Estamos prontos para lhes servir! Peça-nos o nosso portfólio completo de serviços e de clientes através de nosso e-mail falecom@evolucaohumana.com.br
10 Comentários
“O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem – mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir.” [Albert Einstein] – por Maria José Arantes
A Crise de Valores Humanos TEM de passar. A Consciência TEM de florescer e mudar o caminho da nossa Humanidade e para o bem da Natureza.
Como Gestores de RH reconheço que estamos próximos de assistir estes padrões irascíveis de violência adentrando nas empresas e funcionários vão agredir patrões. Como já se vê vizinhos matando vizinho em condomínios fechados. Carecemos de uma nova ciência social!
O tempo não volta… Não é só a natureza que está sofrendo de aquecimento global. A humanidade atravessa por um “degelo” nos limites da percepção, que alteram estados de consciência e ativam padrões de comportamentos descontrolados que irrompem quaisquer valores. A Biologia avançou no seu conhecimento estruturando, o genoma, mas a psicologia não conseguiu acompanhar os novos tempos. Carecemos de uma nova ciência social.
Alguém disse uma vez que o que preocupa não é a violência dos maus, mais preocupante é o silêncio dos bons…tenho fé e sei que algo nesse sentido realmente tem que acontecer….excelente artigo..
Em primeiro lugar gostaria de te parabenizar pelo artigo.
Porém o problema está na falta de leitura da população. O movimento Hippie foi fundamentado nas ideias de Herbert Marcuse escritas no livro – Eros e Civilização – . porem este movimento ocorreu nos Estados Unidos como um protesto contra o sistema de governo e a guerra do Vietnã.
Já na Europa, principalmente na França, ocorreu um tipo diferente de protesto, também fundamentado nas ideias de Marcuse, porem do livro -Ideologia da Sociedade Industrial. Protestos estes que se tornaram violentos, e tiveram nas Barricadas de Paris seu ponto de maior expressão.
Da mistura destes dois movimentos, houve nas décadas de 70, 80 e 90, uma explosão de liberdades individuais, ao mesmo tempo que o Leviatã, idealizado por Thomas Hobbes, começava a apertar seus tentáculos sobre a população, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, fato este que passou despercebido pela população mundial.
Uma explicação – quando Hobbes idealizou o Estado de direito, o comparou ao Leviatã, um mostro mitológico que aperta todos em seus tentáculos.
No começo do novo milênio, mais precisamente a partir do 11 de setembro, o Leviatã retomou todo seu poder, censurando até a Internet como recentemente descobrimos,. Ora se por um lado está a população cansada de perder privilégios e pelo outro estados cada vez mais autoritários, os conflitos serão inevitáveis.
Dentro desta turbulência, não é de se admirar que não precisemos chegar ao século VI depois de Ford para atingirmos a utopia social idealizada por Aldous Huxley em Admirável Mundo Novo.
Realmente, a cada dia que passa tenho notado a falta de paciência, educação e respeito entre as pessoas, o direito de manifestação não deve atrapalhar o direito de ir e vir dos que não participam destes movimentos, sejamos mais inteligentes ao expôr nossas idéias, este artigo vem de encontro com o momento atual ao qual estamos passando, muito bem colocado e uma boa reflexão.
Para que se possa mudar, é necessário ter atitude e coragem, vivemos num pais democrático? onde não se tem direito a fala e as reivindicações, o grande problema e quando se faz, entram terceiros, militantes que são contra ou gosta de tumultuar.
A CRISE DE VALORES HUMANOS há de passar – a Consciência há de florescer e mudar o caminho da nossa Humanidade
Temos similitudes de pensamento e desposamos da linha de pensamento desses grandes expoentes que só fizeram engrandecer a humanidade em suas épocas.
Ficaram para sempre suas citações, exemplos e, acima de tudo, suas condutas ao enfrentar a humanidade laica.
Sou consultor na área de estratégia e gente, tenho enfrentado situações das mais diversas e adversas em meus trabalhos. As vezes, até penso que vence a ignomínia,
não fosse a certeza que tenho de que isso que coloca em seu artigo corresponde à verdade por fim.
Parabéns! Mais uma vez.
Se o egoísmo não continuar imperando entre as pessoas e houver valorização da humanidade através do amor, aí sim, poderá haver mudanças.
Adicionar comentário