CULTURA ORGANIZACIONAL E ENDOMARKETING

Ações de fortalecimento dos Valores Organizacionais sincronizadas geram
resultados muito mais eficientes em engajamento e resiliência das equipes.

CULTURA ORGANIZACIONAL E ENDOMARKETING – ações de fortalecimento dos Valores Organizacionais sincronizadas geram resultados muito mais eficientes em engajamento e aumento da resiliência das equipes.

Na hora de fortalecer “Valores Organizacionais – processo este que costumamos chamar de Transformação Cultural” – existem inúmeras formas de realização. As mais usuais são em formatos de treinamentos/workshops (com a liderança), palestras e oficinas de aprendizagens (com as equipes), coaching (com principais executivos) – programas estes que normalmente são vivenciais e incentivam os participantes a testarem o como fazer e como se comportar no dia-a-dia na organização.

Mas quando se fala em desenvolvimento de comportamentos, os profissionais de recursos humanos, em sua maioria, sabem que as respostas ao aprendizado são diferentes de pessoa para pessoa e que tudo é um processo de treino que gera aprendizagem. Ninguém absorve ou muda comportamento num piscar de olhos. Por sorte algumas empresas contam com pessoas muito motivadas e determinadas a criarem  mudanças comportamentais em si mesmas e inspirar suas equipes para fazerem o mesmo. Todavia,  não é sempre que isto acontece, infelizmente.

E quando o assunto é fortalecimento de Valores Organizacionais, motivação e determinação devem ser acrescidas das seguintes análises:

  1. Os valores pessoais* do grupo de colaboradores são condizentes com os valores organizacionais? Se houver 2 ou 3 valores humanos coincidentes com os valores organizacionais o processo pode ser mais rápido e motivador, pois os colaboradores já estarão bem mais engajados com as causas e cultura da empresa.
  2. Existem valores limitantes* na cultura vivenciada* que representam polaridades geradoras de forças contrárias ao desenvolvimento do grupo?
  3. O grupo possui maturidade e consciência sobre a importância dos valores organizacionais na realização do propósito e estratégia do negócio?
  4. O que a empresa faz além das ações de desenvolvimento para a continuidade da ampliação de consciência e fortalecimento dos comportamentos que ditam o “jeito de ser da empresa”?

Sobre este último item eu gostaria de falar de algo, que a meu ver, é extremamente importante de ser desenvolvido em paralelo aos processos de desenvolvimento – as AÇÕES de ENDOMARKETING.Evolução Humana Comunicação - endomarketing para projetos de Transformação cultural

Uma das definições mais comuns sobre o Endomarketing é que esta é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional – normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado – para uso no ambiente interno das corporações.

A área de Endomarketing nas empresas, normalmente é gerida pela área de Marketing ou área de Comunicação. Em projetos de Cultura Organizacional as campanhas de Endomarketing ajudam muito na divulgação das ações de desenvolvimento e, sobretudo, mantém viva a informação e lembrança contínua do que se pretende fortalecer do ponto de vista de comportamentos relacionados aos valores organizacionais.

O que tenho visto em alguns projetos é que a criação de peças para as campanhas de fortalecimento dos Valores Organizacionais são criadas por empresas terceirizadas das áreas de marketing ou comunicação, e que os briefings são passados para a empresa de criação muitas vezes por pessoas que não estão envolvidas com o processo de fortalecimento da Cultura Organizacional. Isso muitas vezes acarreta criações de campanhas de Endomarketing isoladas e não convergentes com as ações de desenvolvimento das pessoas.

Já presenciei em algumas empresas Campanhas de Endomarketing com linguagens totalmente distorcidas e que foram criadas sem o envolvimento das equipes que gerenciam as ações de Cultura Organizacional nas empresas. Certamente estes tipos de campanhas não surtirão efeitos positivos e poderão além do mais, prejudicar os trabalhos de Desenvolvimento Humano que já estavam sendo realizados.

Sugestões:

Se você precisar acionar o pessoal de Marketing ou Comunicação para criar campanhas de Endomarketing para o Projeto de Fortalecimento da Cultura Organizacional, crie um comitê multidisciplinar e envolva também o pessoal da(s) consultoria(s) que estiver(em) lhes apoiando no processo.

Conscientize o grupo de que as ações devem ser todas sincronizadas, como em uma orquestra que toca uma sinfonia.  Ótimos resultados podem ser conquistados na caminhada para fortalecer a Cultura Organizacional de sua empresa e investimentos podem ser otimizados quando as ações são planejadas e regidas por um único núcleo – o núcleo responsável pela Cultura Organizacional e ações de DHO (desenvolvimento humano e organizacional).

O Endomarketing pode ser mais uma ferramenta poderosa para lembrar a todos os colaboradores da empresa que a Transformação é necessária e com ações que costumo chamar de “conta gotas” – a informação vai adentrando nas mentes das pessoas, aumentando a conscientização e responsabilidade individual no processo de transformar a organização em um lugar muito melhor para se trabalhar hoje e no futuro.

 Artigo de Vânia Faria

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Referências:

valores pessoais* – ver artigo: ESPIRITUALIDADE NAS EMPRESAS – MITOS E VERDADES SOBRE ESTE TEMA QUE AINDA É TRATADO COM INDIFERENÇA POR INÚMERAS ORGANIZAÇÕES

valores limitantes* – ver artigo: Os 20 PECADOS COMPORTAMENTAIS que destroem a cultura de uma empresa – Quais são os tipos de doenças que esses pecados podem gerar dentro de uma organização?

cultura vivenciada* – ver artigo: QUAL É A CULTURA DE VALORES DA SUA ORGANIZAÇÃO?

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