<< por Vania Faria Sutherberry >>
Hoje o termo alta performance de times ou equipes, liderança de alta performance ou até empresas de alta performance está super popularizado. Todos querem ser ou estar em “alta performance”. Isso é bem óbvio, pois o termo soa quase como solução para alcançar excelentes resultados, mesmo em tempos de crises ou adversidades.
Há alguns anos fazendo desenvolvimento de lideranças e equipes nas empresas, sempre fomos desafiados a oferecer soluções que funcionassem como uma ponte para conduzir às pessoas a tão famigerada performance. Até que um dia, um de nossos consultores nos trouxe um novo conceito/metodologia para que pudéssemos agregar aos nossos programas. Falou-nos de um livro que estava lendo e que foi escrito por Patrick Lencioni. O livro desvendava de forma prática e objetiva um modelo que poderia conduzir pessoas, equipes e lideranças ao processo de alcance do título “alto desempenho” ou “alta performance”. O livro apontava um caminho a ser percorrido com 5 passos de desenvolvimento.
Todos aqui na Evolução Humana começamos a devorar os ensinamentos do Patrick Lencioni. Primeiro pela leitura do livro, e depois criando grupos de discussões entre nós consultores. Na sequêcia passamos para o desenvolvimento de dinâmicas e vivências para experimentar e testar os graus de disfunções das equipes, e por fim criando um programa completo que funcionaria como antídoto para eliminar as disfunções e assim criar o que chamamos de “Equipes de Alta Performance”.
Hoje essa metodologia já está bastante testada e consolidada. Oferecemos um programa completo de desenvolvimento com as lideranças das empresas aplicando todos os seus princípios. O mesmo é realizado em formato de academia – 5 workshops de 16 horas – totalizando 80 horas de desenvolvimento. Para o desenvolvimento de times criamos outro modelo, mais simplificado, 5 oficinas de 8 horas cada, totalizando 40 horas. Contudo, seja com o primeiro ou o segundo modelo conseguimos conduzir com profundidade os grupos ao autoconhecimento e visualização clara de “onde” e “como” eles estão funcionando – positivamente ou em disfunção.
Antes de iniciarmos um desses programas, realizaremos um diagnóstico consultivo que funcionará como uma bússola a nos mostrar que rumo seguir. Saberemos exatamente como customizar de forma prática e aplicável os 5 elementos (antídotos) no dia a dia da empresa, para que as relações interpessoais e o modus operandis dos times possam se transformar, passando de mal funcionamento à excelente funcionamento, e onde tudo passará a fluir de forma saudável, funcional e sistêmica.
E agora, veja uma prévia de quais são os 5 tipos de disfunções mais comuns nas equipes (sejam grupos de lideranças ou em equipes) e o módulos de desenvolvimento que oferecemos como antídoto para eliminar as disfunções e assim alcançar a alta performance:
Nos diagnósticos que temos feito nas empresas para identificar o grau de desfunção e onde o problema está mais acentuado, temos encontrado com maior frequência a disfunção “Ausência de Confiança”.
Por isso vou falar um pouco mais sobre o antídoto “Confiança”, pois imagino que seja o primeiro grande desafio para qualquer empresa que queira sair do ciclo vicioso de resultados insignificantes.
Confiar – ou não confiar – eis a questão!
Gostaria primeiramente de propor uma pequena degustação para que você conheça como iniciamos um diagnóstico usando esta metodologia.
Diagnóstico de CONFIANÇA
Responda sinceramente as questões a seguir.
1. Em sua empresa as pessoas podem “Falar a Verdade”? |
2. Em sua empresa as pessoas “Demonstram Respeito” umas pelas outras? |
3. Existe “Transparência” nas ações e comunicação? |
4. As pessoas costumam “Assumir os Erros” que comentem? |
5. A pessoas são “Leais”? |
6. As pessoas são comprometidas com “Entrega de Resultados”? |
7. As pessoas querem “Melhorar Sempre”? |
8. As pessoas “Enfrentam a Realidade”? |
9. Costuma-se “Clarear as Expectativas” das pessoas? |
10. Existe a “prática de Responsabilidade (Accountability)”? |
11. Costuma-se “Escutar Primeiro”? |
12. Existe a prática de “Honrar os Compromissos”? |
13. Existe a prática de “Estender a Confiança (aportar confiança a alguém)”? |
Se a resposta foi sim para todas as questões, parabéns. Sua empresa possui alto grau de confiança instalado. Provavelmente as relações entre as pessoas são respeitosas e o ambiente de trabalho bastante saudável.
Caso tenham duas ou mais respostas negativas às questões do questionário, ações de desenvolvimento precisam ser realizadas a fim de ampliar a consciência individual e coletiva das pessoas, facilitando a criação de acordos e ações de melhorias nos quesitos negativos.
Todo grupo que trabalhar unido e comprometido conseguirá sim, com certeza, eliminar suas disfunções. O que não pode acontecer é exigir que se alcance “alta performance” sem que as pessoas tenham acesso à realidade instalada na empresa e também não tenham ferramental que permitam compreender o que não está funcionando e o porquê de não estar funcionando.
Nossa ampla experiência e uso apropriado da metodologia de Patrick Lencioni irão permitir também à sua empresa, seus times e seus colaboradores, como um todo, criarem seus planos de ações de melhoria contínua, colocá-los em ação, e por fim, veremos todos adentrarem na estrada que tem como nome: Caminho da Alta Performance – High Performance Way.
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Para saber mais sobre como construir um Time de Alta Performance, visite nosso site (clique aqui).
Metodologia de Trabalho
baseada no best-seller
“Os 5 desafios das equipes” – de Patrick Lencioni
Artigo escrito por – Vania Faria Sutherberry – autora do livro “Lentes Coloridas – uma nova visão sobre destino e missão” publicado em junho 2017 pela Mill Dreams Books. Ela é também co-autora do livro “A World Book of Values” – coach, palestrante, consultora especialista em Cultura Organizacional – formada pelo Barrett Values Centre, sócia-fundadora e CEO da Evolução Humana – consultoria para desenvolvimento humano e organizacional.
A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.
Essa é nossa razão de existir!
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