Times de Alta Performance – confiança como base para todas as realizações

Times de Alta Performance – confiança como base para todas as realizações

 << por Vania Faria Sutherberry >>

Hoje o termo alta performance de times ou equipes, liderança de alta performance ou até empresas de alta performance está super popularizado.  Todos querem ser ou estar em “alta performance”. Isso é bem óbvio, pois o termo soa quase como solução para alcançar excelentes resultados, mesmo em tempos de crises ou adversidades.

Há alguns anos fazendo desenvolvimento de lideranças e equipes nas empresas, sempre fomos desafiados a oferecer soluções que funcionassem como uma ponte para conduzir às pessoas a tão famigerada performance. Até que um dia, um de nossos consultores nos trouxe um novo conceito/metodologia para que pudéssemos agregar aos nossos programas. Falou-nos de um livro que estava lendo e que foi escrito por Patrick Lencioni. O livro desvendava de forma prática e objetiva um modelo que poderia conduzir pessoas, equipes e lideranças ao processo de alcance do título “alto desempenho” ou “alta performance”. O livro apontava um caminho a ser percorrido com 5 passos de desenvolvimento.

Todos aqui na Evolução Humana começamos a devorar os ensinamentos do Patrick Lencioni. Primeiro pela leitura do livro, e depois criando grupos de discussões entre nós consultores. Na sequêcia passamos para o desenvolvimento de dinâmicas e vivências para experimentar e testar os graus de disfunções das equipes, e por fim criando um programa completo que funcionaria como antídoto para eliminar as disfunções e assim criar o que chamamos de “Equipes de Alta Performance”.

Hoje essa metodologia já está bastante testada e consolidada. Oferecemos um programa completo de  desenvolvimento com as lideranças das empresas aplicando todos os seus princípios. O mesmo é realizado em formato de academia – 5 workshops de 16 horas – totalizando 80 horas de desenvolvimento. Para o desenvolvimento de times criamos outro modelo, mais simplificado, 5 oficinas de 8 horas cada, totalizando 40 horas. Contudo, seja com o primeiro ou o segundo modelo conseguimos conduzir com profundidade os grupos ao autoconhecimento e visualização clara de “onde” e “como” eles estão funcionando – positivamente ou em disfunção.

Antes de iniciarmos um desses programas, realizaremos um diagnóstico consultivo que funcionará como uma bússola a nos mostrar que rumo seguir. Saberemos exatamente como customizar de forma prática e aplicável os 5 elementos (antídotos) no dia a dia da empresa, para que as relações interpessoais e o modus operandis dos times possam se transformar, passando de mal funcionamento à excelente funcionamento, e onde tudo passará a fluir de forma saudável, funcional e sistêmica.

E agora, veja uma prévia de quais são os 5 tipos de disfunções mais comuns nas equipes (sejam grupos de lideranças ou em equipes) e o módulos de desenvolvimento que oferecemos como antídoto para eliminar as disfunções e assim alcançar a alta performance:

Nos diagnósticos que temos feito nas empresas para identificar o grau de desfunção e onde o problema está mais acentuado, temos encontrado com maior frequência a disfunção “Ausência de Confiança”.

Por isso vou falar um pouco mais sobre o antídoto “Confiança”, pois imagino que seja o primeiro grande desafio para qualquer empresa que queira sair do ciclo vicioso de resultados insignificantes.

Confiar – ou não confiar – eis a questão!

Gostaria primeiramente de propor uma pequena degustação para que você conheça como iniciamos um diagnóstico usando esta metodologia.

Diagnóstico de CONFIANÇA

Responda sinceramente as questões a seguir.

1.      Em sua empresa as pessoas podem “Falar a Verdade”?
2.      Em sua empresa as pessoas “Demonstram Respeito” umas pelas outras?
3.      Existe “Transparência” nas ações e comunicação?
4.      As pessoas costumam  “Assumir os Erros” que comentem?
5.      A pessoas são “Leais”?
6.      As pessoas são comprometidas com “Entrega de Resultados”?
7.      As pessoas querem “Melhorar Sempre”?
8.      As pessoas “Enfrentam a Realidade”?
9.      Costuma-se “Clarear as Expectativas” das pessoas?
10.  Existe a “prática de Responsabilidade (Accountability)”?
11.  Costuma-se “Escutar Primeiro”?
12.  Existe a prática de “Honrar os Compromissos”?
13.  Existe a prática de “Estender a Confiança (aportar  confiança a alguém)”?

 

Se a resposta foi sim para todas as questões, parabéns. Sua empresa possui alto grau de confiança instalado. Provavelmente as relações entre as pessoas são respeitosas e o ambiente de trabalho bastante saudável.

Caso tenham duas ou mais respostas negativas às questões do questionário, ações de desenvolvimento precisam ser realizadas a fim de ampliar a consciência individual e coletiva das pessoas, facilitando a criação de acordos e ações de melhorias nos quesitos negativos.

Todo grupo que trabalhar unido e comprometido conseguirá sim, com certeza, eliminar suas disfunções. O que não pode acontecer é exigir que se alcance “alta performance” sem que as pessoas tenham acesso à realidade instalada na empresa e também não tenham ferramental que permitam compreender o que não está funcionando e  o porquê de não estar funcionando.

Nossa ampla experiência e uso apropriado da metodologia de Patrick Lencioni  irão permitir também à  sua empresa, seus times e seus colaboradores, como um todo, criarem seus planos de ações de melhoria contínua, colocá-los em ação,  e por fim,  veremos todos adentrarem  na estrada que tem como nome: Caminho da Alta Performance  – High Performance Way.

………………………………………….

Para saber mais sobre como construir um Time de Alta Performance, visite nosso site (clique aqui).

 

Metodologia de Trabalho
baseada no best-seller

“Os 5 desafios das equipes” –  de Patrick Lencioni

 

 

 

 

Artigo escrito por – Vania Faria Sutherberry – autora do livro “Lentes Coloridas – uma nova visão sobre destino e missão” publicado em junho 2017 pela Mill Dreams Books. Ela é também co-autora do livro “A World Book of Values” – coach, palestrante, consultora especialista em Cultura Organizacional – formada pelo Barrett Values Centre, sócia-fundadora e CEO da Evolução Humana – consultoria para desenvolvimento humano e organizacional.

 

 

A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. 
Essa é nossa razão de existir!

 

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *