Empresas Tóxicas – Cuidado – Perigo!

Empresas Tóxicas – Cuidado – Perigo!

Empresas Tóxicas – Cuidado – Perigo!!! 

Os 20 PECADOS COMPORTAMENTAIS que criam Cultura Tóxica em uma empresa 
– Quais são os tipos de doenças que esses pecados podem gerar dentro de uma organização? –
Tema: TRANSFORMAÇÃO CULTURAL método Richard Barrett

Artigo de Vania Faria Sutherberry

Hoje vamos falar de um tema bastante árido, mas que não deve ser renegado por nenhum líder na atualidade. É um tema que deve ser tratado com atenção, cuidado, cautela, determinação e foco, em busca da melhoria contínua dos valores humanos nas organizações e melhoria da saúde cultural das empresas.

Em meus trabalhos como consultora organizacional, visitando, conhecendo e atuando em inúmeras empresas de todos os portes, tenho observado que a grande maioria delas está contaminada por “valores limitantes”, que se traduzem em comportamentos limitantes ou no que podemos chamar também de “pecados comportamentais das organizações”.

Empresas são como pessoas. Possuem caráter, personalidade, crenças positivas e limitantes, valores positivos e limitantes, características benéficas e pontos a serem desenvolvidos. As empresas são sistemas orgânicos, que como seres humanos podem ter saúde perfeita ou doenças leves, crônicas ou terminais. E diagnosticar como anda a saúde de uma empresa e dar o tratamento correto (solução consultiva correta) passa por olhar os valores limitantes existentes na cultura organizacional.

Algumas empresas estão preocupadas em fortalecer sua cultura através de disseminar e cultivar novos valores organizacionais, o que é muito louvável que se faça. Porém não existe garantia de que estes valores serão instalados na cultura, pois, dependendo dos valores limitantes existentes na empresa o esforço poderá ser em vão. Muitas vezes os valores limitantes geram polaridades que impedem que novos valores sejam absorvidos pela cultura.

Portanto, todas as vezes que trabalhamos projetos de cultura, desenvolvemos duas frentes consultivas. Uma de fortalecimento dos valores positivos/saudáveis e outra focada na dissolução/eliminação dos valores limitantes.

Os valores limitantes geram nas empresas doenças muito preocupantes, muito parecidas com o Câncer.

Tecnicamente chamamos essa doença de ENTROPIA Cultural. Este conceito vem da física e atualmente é bastante utilizado pelas pessoas que cuidam de Cultura nas Organizações. É um organismo que vive dentro da empresa e que pode ser mensurado através de uma pesquisa de valores (método Barrett), e corrigido através de intervenções medicamentosas ou cirúrgicas (esta é uma analogia as ações consultivas de baixo impacto ou de alto impacto).  Se a ENTROPIA é alta, sabemos que as equipes possuem baixa resiliência. Se o percentual da entropia é alto, podemos afirmar também o quanto a empresa perde em produtividade mantendo as equipes na mesma frequência comportamental.

Um exemplo bem simples é: – se a entropia da empresa está num percentual de 25%, isto significa que 25% dos esforços dos colaboradores são usados para resolver problemas gerados pelos valores limitantes. Então a empresa perde 25% de produtividade. Quanto mais alta a entropia, menor produtividade e o inverso também é verdadeiro.

E quais são os 20 valores que geram os comportamentais mais nocivos na organização e aumenta a Entropia?vania faria sutherberry - Evolução Humana - Richard Barrett

Se você percebe que alguns destes valores existem na sua empresa, está na hora de olhar para eles com mais atenção e buscar os impactos que eles estão causando na cultura organizacional da empresa. Se eles estão lá é certo que a Entropia também estará, em menor ou maior grau, mas estará.

Entropia ao longo de um tempo pode causar estragos irrecuperáveis em uma empresa. De acordo com a tabela consultiva que utilizamos para determinar como anda a saúde de uma empresa pode-se perceber que quanto maior o nível da Entropia, mais sérias e abrangentes devem ser as ações de recuperação. Veja no quadro abaixo a relação Entropia e Impacto na Cultura.

Minha sugestão para todos os profissionais que cuidam e se preocupam com a saúde da empresa onde trabalham, é que a partir de hoje comecem a olhar mais para os comportamentos destrutivos que existem dentro da empresa. Cuide para que eles diminuam, e ao mesmo tempo criem ações para disseminar e fortalecer os valores positivos que geram engajamento e crescimento sustentável da organização. Lembre-se: uma cultura organizacional saudável requer cuidados em várias dimensões. A empresa é um ser vivo, igualzinho a nós humanos. Se estivermos com alguma doença, nosso nível de energia fica baixo, o ânimo e motivação para a vida diminuem, até que chega uma hora que, não tendo mais o que fazer, corremos para o médico.

Na empresa esperar para pedir ajuda pode ser muito perigoso. Quantas vidas estarão em jogo, quantos empregos, quantas famílias, quanto investimento será perdido, sem falar no perigo que existe em demorar muito para realizar uma intervenção e a doença não ter mais como ser curada.  Por isso vale  ficar alerta para os sinais indicativos de Cultura Tóxica – por mais leves/sutis  que sejam.

Referências:

Richard Barrett, autor de “Criando uma organização dirigida por valores – Uma abordagem sistêmica para a Transformação Cultural” e “Manual da Autoliderança – Barrett Values Centre(material utilizado para programas de Liderança que utilizam o método Barrett)”.

Vania Faria Sutherberry é sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria, consultora especialista em Desenvolvimento Humano e Cultura Organizacional, é também coach (especialista em coaching executivo, de carreira, life coaching e coaching sistêmico – desenvolvendo as dimensões físicas, mentais, emocionais e espirituais). Autora do livro “Lentes Coloridas  – Uma nova visão sobre destino e missão” e co-autora do livro  “A World Book of Values”. Escreve também para o BLOG da Evolução Humana e para seu BLOG pessoal

Realizou coaching para centenas de executivos , dentre eles CEOS de multinacionais, diretores e gerentes. Desenvolveu projetos de Cultura Organizacional e Desenvolvimento de Lideranças em empresas no Brasil, México, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Marrocos e Espanha. Hoje morando na Europa, administra seu tempo entre as atividades executivas da Evolução Humana Consultoria, e suas duas maiores paixões – coaching e escrever. 

 
A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.
Essa é nossa razão de existir!
 
Contatos:
Tel: +55 11 4551-3282
falecom@evolucaohumana.com.br 
Onde estamos:
São Paulo, SP – BrasilOnde atuamos:
Todo o território nacional, países de idiomas inglês e espanhol.

 

Sobre a Evolução Humana – Uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional – “Criatividade & Inovação” – marca registrada em nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes.

Oferecemos serviços em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; gestão de mudanças – change management; desenvolvimento de liderança; coaching; avaliações de pessoas e/ou equipes – assessment; sistemas de pesquisas para DHO; inovação e sustentabilidade; educação coorporativa com mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de treinamentos, workshops, oficinas de aprendizagem, palestras, in company, formação para trainees; e por meio de parcerias atuamos também nas áreas de remuneração e pesquisa salarial.

Levamos nossos serviços para todo o território nacional ou países de língua espanhola e inglesa. Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 30 profissionais entre consultores e equipes de desenvolvimento e produção.

Estamos prontos para lhes servir!

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *