Cultura Organizacional e Estratégia de Negócios – Coração e Cérebro das Empresas

Cultura Organizacional e Estratégia de Negócios – Coração e Cérebro das Empresas

Cultura Organizacional e Estratégia de Negócios

– Coração e Cérebro criando a saúde ideal para o negócios em tempos de adversidade –

Como anda a saúde de sua empresa?
Missão, Visão e Valores estão sendo vivenciados e cuidados?
E a Estratégia de Negócio? Contempla uma visão longeva dos negócios?

Artigo de Vania Faria Sutherberry

Neste artigo vou fazer uma analogia comparando dois órgãos do Sistema Humano com dois principais componentes de um Sistema Organizacional. Vamos imaginar o seguinte:

  1. O CORAÇÃO da empresa – formado pela Missão, Visão e Valores, Comportamentos, Crenças, etc.  Outro nome que podemos usar para este conjunto de palavras, que definem o jeito de ser da empresa, é Marco Filosófico. Mas resumindo em algo mais tangível ainda, o coração da empresa é a Cultura da Organização.
  1. O CÉREBRO da empresa – é a  Estratégia Organizacional 

Muito bem, comecemos pelo coração da empresa. Quando de fato o Marco Filosófico “declarado” é vivenciado na empresa podemos dizer que ele é o coração da empresa, ou a alma. Podemos também dizer que a Cultura Organizacional está alinhada com o Marco Filosófico.

A Cultura Organizacional demonstra, por meio dos comportamentos observáveis das pessoas, se o Marco Filosófico está sendo exercido, praticado, vivenciado ou não. Isso é possível de ser mensurado hoje em dia. Existem metodologias que nos ajudam a fazer com que isso aconteça de fato – diagnosticar como está a cultura da empresa e aportar ferramental para que as lideranças e equipes façam o alinhamento cultural. Um exemplo é a metodologia Values Driven de Richard Barrett, esta que sou especialista e a Evolução Humana Consultoria vem aplicando nos projetos de Cultura Organizacional desde 2010. 

Continuemos. É pelo coração da empresa que podemos ver seu caráter, o jeito de ser, o jeito de fazer, o jeito de praticar, tratar questões de relacionamentos, sentimentos e engajamento dos colaboradores,  o grau de felicidade no trabalho, coesão, alinhamento ou disfunções de equipes, saúde das relações humanas, stress ou no stress das pessoas, baixo ou alto turn over, garantir presença de gente talentosa nas equipes, em fim,  o coração está relacionado  às pessoas – capital humano. 

O cérebro da empresa cuida de tudo aquilo que é racional – onde situa-se a Estratégia Empresarial/Negócios, planejamento, gestão, processos, sistemas, métricas, indicadores e resultados numéricos.

“No corpo humano a saúde desses dois órgãos é fundamental
para que se tenha uma vida plena.
Sem saúde em um desses órgãos a vida fica por um fio” 

Nos muitos anos vivenciando projetos de consultoria, posso dizer que já vi de tudo no mundo organizacional. 

Vi empresas com excelentes estratégias, com executivos extremamente competentes (ótimo cérebro) e continham sérios problemas de coração.

Vi empresas com problemas vitais de estratégia, de gestão e comando (cérebro doente), porém ótimo clima, ambiente ótimo para se trabalhar, pessoas com vontade de fazer diferença (coração saudável), porém ao mesmo tempo perdidas / confusas por não terem direcionamento e visão para onde deveriam direcionar suas forças e talentos.  

Vi empresas com problemas de saúde graves nas duas áreas (cérebro e coração), algumas à beira da falência ou desativação dos negócios, e outras que realmente encerraram suas atividades, por não conseguirem diagnosticar os problemas cardíacos e mentais a tempo de  serem tratadas, medicadas e norteadas novamente.  Essas se perderam ao longo do caminho.

Vi algumas empresas com graves problemas de saúde e ao invés de olharem para as causas da falta de saúde, buscavam explicações externas, tais como: economia em queda, política interna do país, situações mercadológicas, etc., como se isso mudasse de alguma forma o mau funcionamento de seus sistemas. 

E vi empresas com ótima saúde (coração e cérebro), pois entenderam que tudo faz parte de um sistema e que nada funciona isoladamente. Entenderam que as duas questões deveriam andar de mãos dadas (cultura e estratégia). Essas empresas hoje são  excepcionais no ponto de vista de negócios, longevidade e as pessoas adoram trabalhar em suas posições, além de gostarem dos desafios novos que vão surgindo na medida em que a Evolução é necessária. Essas empresas se tornaram imunes à maioria das doenças, e conseguiram um lugar diferenciado no mercado em que atuam. Muito provavelmente estão trafegando em um Oceano Azul (alusão ao título do livro de Blue Ocean Strategy de W. Chan Kim e Renée Mauborgne).

Eu vejo que Estratégia e Cultura Organizacional são duas vertentes que devem receber a mesma atenção e energia dentro das empresas.  Devem despender o mesmo gasto energético e de tempo da liderança. Uma coisa não anda separadamente da outra. Organizações são sistemas vivos. Tudo está interligado de forma sistêmica e Cérebro e Coração trabalhando em perfeita consonância, garantirão o que podemos chamar de SUCESSO no mundo organizacional. 

Outra coisa que tenho observado é a empresa contratar uma Consultoria de Estratégia e outra para questões de Cultura e nunca cruzar os dois fatores. As chances das coisas desandarem no meio do caminho são grandes, pois a Cultura deve suportar a Estratégia na grande maioria dos casos. O ideal é que haja um perfeito alinhamento entre as ações e forte desenvolvimento das pessoas para que possam de fato vivenciar os valores organizacionais e caminharem rumo à Visão de futuro do ponto de vista comportamental e de negócios, usando dons, habilidades, potencial, foco, orientação para resultados, e sobretudo o cultivo de ótimas características comportamentais individuais e de time.

Não basta descrever Missão, Visão e Valores e achar que desta forma a Cultura Declarada automaticamente será vivenciada… É… realmente não basta! Se fosse fácil assim não veríamos tantas empresas com Marco Filosófico lindo (missão, visão e valores lindos), e na prática a cultura vivenciada ser outra completamente diferente.

Não basta descrever um Planejamento Estratégico fabuloso, associar sua implementação à metas individuais e coletivas, cobrar, cobrar e cobrar as pessoas por resultados, e achar que isto será suficiente.

Não basta achar que a saúde da empresa anda bem. Check-ups periódicos são necessários para conhecer o diagnóstico real de como anda o Coração e Cérebro da empresa e se será necessário prescrever alguns medicamentos de desenvolvimento e readequação dos negócios. Isto poderá fazer toda a diferença a curto, médio e longo prazo. Pode ter certeza!

Procure especialistas neste assunto e trabalhe este tema
de forma integrada – sistêmica.  Automedicação pode não
ser um bom caminho quando o se trata de questões
vitais para a longevidade dos negócios empresariais!

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Vania Faria Sutherberry é sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria, consultora especialista em Desenvolvimento Humano e Cultura Organizacional, é também coach (especialista em coaching executivo, de carreira, life coaching e coaching sistêmico – desenvolvendo as dimensões físicas, mentais, emocionais e espirituais). Autora do livro “Lentes Coloridas  – Uma nova visão sobre destino e missão” e co-autora do livro  “A World Book of Values”. Escreve também para o BLOG da Evolução Humana e para seu BLOG pessoalRealizou coaching para centenas de executivos , dentre eles CEOS de multinacionais, diretores e gerentes. Desenvolveu projetos de Cultura Organizacional e Desenvolvimento de Lideranças em empresas no Brasil, México, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Marrocos e Espanha. Hoje morando na Europa, administra seu tempo entre as atividades executivas da Evolução Humana Consultoria, e suas duas maiores paixões – “realizar coaching e escrever”.  

Sobre a Evolução Humana –  uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional.  “Criatividade & Inovação” – marca registrada em nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Oferecemos serviços em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; gestão de mudanças – change management; desenvolvimento de liderança; coaching; avaliações de pessoas e/ou equipes – assessment; sistemas de pesquisas para DHO; inovação e sustentabilidade; educação coorporativa com mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de treinamentos, workshops, oficinas de aprendizagem, palestras, in company, formação para trainees; e por meio de parcerias atuamos também nas áreas de remuneração e pesquisa salarial. Levamos nossos serviços para todo o território nacional ou países de língua espanhola e inglesa. Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 30 profissionais entre consultores e equipes de desenvolvimento e produção.

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