Transformação Cultural e Profissionalização na área de saúde

Transformação Cultural e Profissionalização na área de saúde

<< Por Vania Faria Sutherberry >>

Transformação Cultural e profissionalização na área de saúde

Profissionalização somada a uma cultura forte e sustentável pode gerar resultados excepcionais para as empresas nos mais diversificados seguimentos de mercados. Essa máxima não é novidade para ninguém. Faz parte da evolução de mercados, assim como da evolução humana.

 “Os mais fortes e resistentes sobreviverão à passagem do tempo” – Charles Darwin.

Previsões de sobrevivência de empresas na atualidade são muito parecidas com as constatações descritas por Darwin em seu livro “A Origem das Espécies”, lá em 1859. A diferença vem de alguns termos novos usados, tais como empresas, organizações, mundo dos negócios. Segundo as previsões de hoje a “saúde organizacional” depende de três fatores: boa estratégia de negócios; profissionalização com excelência em processos; e cultura organizacional orientada para valores.

Essas previsões encontram-se nos diversos publicadores de conteúdo especializados em negócios, e também em livros dos maiores pensadores do momento, tais como: Jim Collins, John Kotter, William Bridges, Patrick Lencioni e Richard Barrett.

E por que será que, mesmo com tantas informações disponíveis, ainda existem inúmeras empresas que não entraram na era da profissionalização e fortalecimento de cultura?

Quando nós, consultores de desenvolvimento humano e organizacional, olhamos para o seguimento de serviços na área da saúde (serviços atendimentos médicos, clínicas especializadas, hospitais e laboratórios) nos deparamos com um cenário ainda mais inexplorado do ponto de vista destes elementos.

O fato é que muitas empresas neste segmento cresceram organicamente. Foram implementando rotinas e procedimentos de trabalho, na medida em que as necessidades iam surgindo. Por isso, é corriqueiro identificar neste segmento de mercado empresas com 50, 100 ou mais colaboradores sem um mínimo de processos organizacionais profissionalizados.

Muitas são altamente informatizadas (digitalizadas), atualizadas e sofisticadas do ponto de vista de dados sobre o cliente/paciente, protocolos de atendimentos e equipamentos. Podemos dizer que no Brasil, o nosso atendimento particular ou de convênios, supera o de muitos países classificados como mais desenvolvidos – referência em qualidade de serviços quando comparados com muitas culturas mundo a fora.

No entanto, quando a questão está relacionada a rotinas internas e processos de DHO – desenvolvimento humano e organizacional, encontramos os grandes desafios. Poucas empresas neste segmento estão em condições de competitividade no mercado interno. Isso significa que elas podem deixar de existir de um dia para o outro. Num piscar de olhos. Tem sido assim nos outros mercados e não poderia ser diferente no mercado de serviços de saúde.

Neste sentido, alguns desafios precisam ser encarados rapidamente pelas liderançasdeste mercado, para que suas empresas possam estar vivas e saudáveis durante os próximos 5 ou 10 anos. Os líderes, sejam eles médicos ou não, precisam aplicar minimamente uma injeção de profissionalismo nos seguintes processos:

  • Manutenção e retenção de talentos (tanto na área médica como nas áreas operacionais);
  • Desenvolvimento de pessoas para sucessão e meritocracia;
  • Avaliações de performance/desempenho e comportamentos;
  • Capacitação permanente das equipes em conteúdos técnicos e comportamentais;
  • Desenvolvimento de Lideranças;
  • Alinhamento de benefícios e salários para que haja compatibilidade com o mercado;
  • Avaliação e gerenciamento contínuo do clima e engajamento dos colaboradores;
  • Criação de cultura de feedback e feedforward contínuos;
  • E por último, criaçãode uma cultura de valores forte e resiliente, visando suportar processos de tomadas de decisão, alinhamento e convergência de esforços para crescimento contínuo e sustentável.

Sobre cultura de valores, podemos afirmar que este é o processo que deve exigir mais energia das lideranças e por isso mesmo não deve ser renegado ou deixado para ser colocado em prática amanhã. Ele é o mais importante de todos. Se a Cultura Organizacional for fraca e/ou limitante, essas empresas poderão estar em sérios riscos de sobrevivência.

Cultura organizacional forte gera união, força e vantagem competitiva. E esses são fatores que com certeza transformam o “jeito de fazer e criar serviços”. Transformam empresas fornecedoras de serviços na área de saúde em empresas geradoras de saúde humana. Transformam o lugar de trabalho de seus colaboradores no lugar onde essas pessoas irão vivenciar suas missões de vida. Lugar onde se vive saúde 360 graus.

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Vania Faria Sutherberry é sócia-fundadora da Evolução Humana, consultoria parceira da CONTMED. É consultora especialista em Desenvolvimento Humano e Cultura Organizacional, coach de executivos, autora do livro “Lentes Coloridas  – Uma nova visão sobre destino e missão” e coautora do livro  “A World Book ofValues”. Desenvolveu projetos de Cultura Organizacional e Desenvolvimento de Lideranças em empresas no Brasil, México, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Marrocos e Espanha.Especialista em diversas metodologias para projetos de Profissionalização de empresas, com destaque para metodologias de Cultura Organizacional – método Barrett.

Sobre a Evolução Humana –  uma Consultoria parceira da CONTMED. É especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional. “Criatividade & Inovação” – marca registrada em do seu estilo de trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de seus clientes. Oferece serviços em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; gestão de mudanças – change management; desenvolvimento de liderança; coaching; avaliações de pessoas e/ou equipes – assessment; sistemas de pesquisas para DHO; inovação e sustentabilidade; educação coorporativa com mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de treinamentos, workshops, oficinas de aprendizagem, palestras, in company, formação para trainees; e por meio de parcerias atuamos também nas áreas de remuneração e pesquisa salarial. Leva seus serviços para todo o território nacional ou países de língua espanhola e inglesa. Possui uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 30 profissionais entre consultores e equipes de desenvolvimento e produção.

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