Culturas colaborativas vivenciam o valor “Colaboração” em sua essência

Culturas colaborativas vivenciam o valor “Colaboração” em sua essência

Culturas colaborativas vivenciam o valor “Colaboração” em sua essência

<< Por Vania Faria Sutherberry >>

Ao longo de minha carreira, participei de vários projetos colaborativos, e também em minha vida pessoal. Vou contar uma história para ilustrar o que significa “Cultura Colaborativa”.

Em 2012 recebi um e-mail sendo convidada a participar de um projeto colaborativo que envolveria consultores que trabalham com Valores Organizacionais em diversos países do mundo. O desafio era mapear todos (ou quase todos) os Valores Humanos existentes e descrevê-los por meio da percepção diversa das pessoas envolvidas no projeto. Centenas de consultores trabalharam exemplarmente de forma colaborativa, todos com uma única finalidade: construir o maior tratado sobre Valores Humanos do Planeta.

Fizemos! Em 2 anos o livro “A World Book of Values” foi criado:

  • 368 Valores Humanos foram descritos
  • 254 consultores são co-autores do livro
  • 28 países participaram
  • 450 páginas foram escritas e ilustradas por todos

Essas pessoas que comigo participaram deste projeto, na grande maioria, nunca se viram pessoalmente. O projeto todo foi realizado com milhares de trocas de e-mails e com algumas poucas interações via skype entre o líder / coordenador do projeto e alguém que tivesse alguma dúvida mais proeminente.

Olhando para como este projeto foi realizado, de forma tão simples e grandiosa ao mesmo tempo, consigo perceber valores muito claros entre nós participantes, estes que nortearam a forma “como” deveríamos agir. Valores tais como: respeito, acreditar, fé, esperança, amor, ética, paciência, confiança, trabalho em time, inovação, criatividade, missão, propósito, diversidade,  cooperação, deixar um legado para as futuras gerações,  e claro – colaboração.

Assim como este livro foi escrito, muitas empresas vêm criando times e estruturas colaborativas a fim de desenhar soluções criativas; criar novas tecnologias; criar e desenvolver projetos inovadores; empoderar o senso de dono em seus colaboradores; gerar sustentabilidade sócio-ambiental a curto, médio e longo prazo; criar negócios longevos; e por outras dezenas de razões. 

Muitas vezes, essas empresas precisam criar alianças com outras empresas ou Joint Ventures para que um determinado projeto seja desenvolvido. E só existe um jeito de se fazer isso acontecer. Criar uma cultura de valores compartilhados entre os times que serão criados.

Para que isto funcione é necessário criar uma base comum de valores que deverão ser vivenciados por todos integrantes. E por onde começar?

Seguem algumas sugestões, baseadas em vivência e metodologias que utilizo em minhas consultorias nesta área:

  1. Definir quais serão os valores que nortearão o jeito de ser e fazer as coisas. Eles formarão plataforma básica e inspiradoura para o projeto / programa.
  2. Selecionar integrantes do(s) time(s) que comunguem com a maioria desses valores. As pessoas que forem participar do projeto, programa ou nova empresa, devem necessariamente conhecer as regras do jogo e estarem aptas a participarem do jogo previamente definido.
  3. Propiciar a conscientização / treinamento de valores e os comportamentos que definam como eles serão vivenciados. As ações devem ser objetivas, claras e contínuas.
  4. Delegar, empoderar e responsabilizar os participantes a serem mentores e multiplicadores dos valores.
  5. Fortalecer os comportamentos relacionados ao valor Colaboração. Independentemente dos valores que forem definidos, o senso de colaboração deve ser fortemente incentivado.
  6. Favorecer o desenvolvimento da Inteligência Emocional dos partipantes e o senso de propósito coletivo. Quando o objetivo for cumprido todos se sentirão realizados.

Pode parecer utópico, mas não é. Inúmeros projetos ou ações colaborativas estão acontecendo aqui e agora. Como disse no início do artigo, já participei de alguns e posso garantir que quando olho para trás, sinto grande alegria e satisfação por ter contribuido por meio do aporte do meu potencial humano– pequeno que foi, porém importante sufuciente para que um propósito maior fosse alcançado.

O ambiente torna-se colaborativo quando cada um sente-se empoderado a aportar o potencial humano que possui, a fim de criar algo que vá gerar significado coletivo. Nestes ambientes, cada um sabe onde pode contribuir melhor e se coloca sempre à serviço do grupo.

É assim as coisas acontecem, ninguém é dono sozinho, ninguém e bom sufiente sozinho, nínguem realiza sozinho. Mas a força dos potenciais trabalhando no coletivo fazem “o que parecia impossível” de fato acontecer.

Não tenha dúvida. Vale a pena fazer sua parte.

————————————————————————

A Evolução Humana Consultoria é especialista em metodologias de Cultura Organizacional e possui experiência para ajudar empresas na criação e formação de Culturas Colaborativas.

Entre em contato e conte-nos quais são os seus desafios. Teremos grande satisfação em ajudar você com seus projetos e o fortalecimento do Valor Humano colaboração.

Estamos prontos para lhes servir! 🙂 

Vania Faria Sutherberry - author and consultant

Vania Faria Sutherberry – escritora, palestrante e consultora especialista em cultura organizacional por valores. Membro do Barrett Values Centre desde 2008 (Reino Unido), especialista em projetos de transformação cultural, change management e coaching executivo. Autora do livro “Lentes Coloridas – uma nova visão sobre destino e missão” e co-autora do livro “A World Book of Values”. Mais de 25 anos de experiência em projetos consultivos organizacionais e desenvolvimento de pessoas. No passado atuou como consultora sênior no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), como gerente de projetos em empresas como Grupo VR, SENAC e em renomadas consultorias internacionais. Sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria. Mestre em gestão de sistemas de informação, com graduação em tecnologia e pós-graduação em Análise de Sistemas.

 

Sobre a Evolução Humana –  uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional.  “Criatividade & Inovação” – marca registrada em nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Oferecemos serviços em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; gestão de mudanças – change management; desenvolvimento de liderança; coaching; avaliações de pessoas e/ou equipes – assessment; sistemas de pesquisas para DHO; inovação e sustentabilidade; educação coorporativa com mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de treinamentos, workshops, oficinas de aprendizagem, palestras, in company, formação para trainees; e por meio de parcerias atuamos também nas áreas de remuneração e pesquisa salarial. Levamos nossos serviços para todo o território nacional ou países de língua espanhola e inglesa. Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 30 profissionais entre consultores e equipes de desenvolvimento e produção.

Tel: +55 11  4551-3282
falecom@evolucaohumana.com.br 

Onde estamos: 
São Paulo, SP – Brasil

Onde atuamos: 
Todo o território nacional, países de idiomas inglês e espanhol.

Aguardamos seu contato!

A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. 
Essa é nossa razão de existir!

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *