Modismos, tendências e o que “realmente é essencial” em Desenvolvimento Humano nesta nova década

Modismos, tendências e o que “realmente é essencial” em Desenvolvimento Humano nesta nova década

<< por Vania Faria Sutherberry >>

A cada início de ano empresas iniciam ações para desenvolver pessoas a partir do ponto de vista de prioridades em alguns processos de gestão de pessoas, necessidades de engajamento, fortalecimento de valores da cultura organizacional, e é claro, ações também são decididas a partir do budget aprovado para a área de Recursos Humanos em cada um dos anos.

Este último aspecto, na maioria das vezes é o fator determinante sobre o que fazer e o que deixar de fora, para quem sabe, voltar à pauta do ano seguinte. 

Eis que surge o impasse: o que realmente é essencial, caberá em nosso budget e propiciará grande diferencial no grau de desenvolvimento das pessoas nesta organização? Como decidir?

Se o orçamento é pequeno, a melhor opção é fazer o desenvolvimento da Liderança e dar para eles a incumbência de desenvolver suas equipes. Afinal, é papel de cada Líder dar o ritmo e o tom para o ambiente, a cultura de valores e também o clima que deseja estabelecer. Para isso, é preciso estar preparado tanto do ponto de vista de competências, como também ter a visão de onde se quer chegar, ser exemplo de valores pessoais e organizacionais, e muito do que irá passar para suas equipes será demonstrado com atitudes reais, o que o tornará um exemplo a ser seguido.

Líderes com alto grau de desenvolvimento inspiram, e sabem como criar ambiente de confiança junto às suas equipes. Contudo, é importante também ressaltar que líderes precisam aprender técnicas de coaching, feedback e feedforward, ser um bom comunicador e conhecer os demais princípios da Liderança. Líderes precisam desenvolver a capacidade de inspirar e influenciar os comportamentos de suas equipes.

Outra opção para quando o orçamento está justo é a de criar programas de multiplicação interna. Selecionar pessoas com competências e estilo para transferência de conhecimento, treiná-las e as mesmas serão responsáveis pela multiplicação interna nas diversas camadas hierárquicas. A multiplicação pode acontecer por meio de treinamentos, coaching, mentorias ou oficinas de aprendizagem.

E quais foram as principais demandas dos RHs para conosco (Evolução Humana Consultoria) nestes últimos 6 meses?

Todos os anos, a partir do mês de outubro, recebemos centenas de pedidos de propostas técnicas e comerciais. Isso acontece pelo fato de sermos uma consultoria com ampla atuação nos diversos processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Atuamos de forma sistêmica em 9 áreas de suporte aos RHs das empresas. E é claro que os anos de experiência e reputação que construímos garantem as consultas sempre crescentes.

Podemos dizer que alguns temas repetiram-se neste ano, e outros consagraram-se como os mais desejados/contratados pelos RHs. São eles:

  1. Fortalecimento dos Valores Organizacionais – este foi sem dúvida alguma o item mais requisitado – em formato de Workshops ou oficinas.
  2. Workshop de Cultura Organizacional – para líderes e RHs das empresas.
  3. Plano de Sucessão e Assessment de líderes e potenciais sucessores–Este tema também é um dos que nunca saem da lista de prioridade, em função de ser um dos processos mais estratégicos para os RH no quesito de movimentação de pessoas, promoções e retenção de talentos (essenciais em uma empresa).
  4. Workshop de Feedback e Feedforward, com orientação para sessões pós Avaliação de Competências e Desempenho.
  5. Diagnóstico de Cultura Organizacional – completo ou parcial (somente liderança) – metodologia Barrett Values Centre.

Demandas para treinamentos de liderança aumentaram, porém com algumas especificidades:

  1. Liderança para Alta Performance – formato de academia de liderança – utilizando a metodologia de Patrick Lencioni.
  2. Liderança orientada para Valores – pela metodologia de o Novo Paradigma da Liderança de Richard Barrett.
  3. Coaching de executivos – para Alta Performance – também utilizando metodologia de Patrick Lencioni.
  4. Programas de Mentoring com foco em formar mentores organizacionais, para que estes possam apoiar as novas gerações em seus desenvolvimentos de competências comportamentais, gerenciamento do conhecimento técnico e cultural.
  5. Pesquisa de Engajamento – a fim de verificar o grau de engajamento das equipes em diversas áreas ou unidades de negócios da organização.
  6. Workshops sobre Culturas Colaborativas, Diversidade, VUCA, Multigerações, Formação de Perennials e Learn Agility  – em formato de Workshops, oficinas ou palestras.
  7. Gerenciamento da mudança – projetos completos, formação de líderes ou times para realizarem mudanças organizacionais, implantação de projetos críticos ou mudanças de processos.

E vocês em suas empresas? O que estão desenvolvendo? Como elencaram suas prioridades? Conte para nós e ajude outros RHs em suas tomadas de decisões.

Continuemos sempre em nossa missão, independente dos recursos possíveis em cada um dos anos. Vamos realizar tudo que está ao nosso alcance para deixarmos  um legado de futuras gerações mais conscientes e preparadas, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. Façamos nossa parte!🙂 

Vania Faria Sutherberry - author and consultant

Vania Faria Sutherberry – escritora, palestrante e consultora especialista em cultura organizacional por valores. Membro do Barrett Values Centre desde 2008 (Reino Unido), especialista em projetos de transformação cultural, change management e coaching executivo. Autora do livro “Lentes Coloridas – uma nova visão sobre destino e missão” e co-autora do livro “A World Book of Values”. Mais de 25 anos de experiência em projetos consultivos organizacionais e desenvolvimento de pessoas. No passado atuou como consultora sênior no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), como gerente de projetos em empresas como Grupo VR, SENAC e em renomadas consultorias internacionais. Sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria. Mestre em gestão de sistemas de informação, com graduação em tecnologia e pós-graduação em Análise de Sistemas.

 

Sobre a Evolução Humana –  uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional.  “Criatividade & Inovação” – marca registrada em nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Oferecemos serviços em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; gestão de mudanças – change management; desenvolvimento de liderança; coaching; avaliações de pessoas e/ou equipes – assessment; sistemas de pesquisas para DHO; inovação e sustentabilidade; educação coorporativa com mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de treinamentos, workshops, oficinas de aprendizagem, palestras, in company, formação para trainees; e por meio de parcerias atuamos também nas áreas de remuneração e pesquisa salarial. Levamos nossos serviços para todo o território nacional ou países de língua espanhola e inglesa. Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 30 profissionais entre consultores e equipes de desenvolvimento e produção.

Tel: +55 11  4551-3282
falecom@evolucaohumana.com.br 

Onde estamos: 
São Paulo, SP – Brasil

Onde atuamos: 
Todo o território nacional, países de idiomas inglês e espanhol.

Venha conhecer nossas soluções consultivas para DHO!

A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. 
Essa é nossa razão de existir!

 

 

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *