Tendências em Gestão de Pessoas “pós COVID-19” em 2020

Tendências em Gestão de Pessoas “pós COVID-19” em 2020

Por << Kátia Moreno >> 

No final de 2019, quando realizamos a décima-primeira edição da Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas – PTGP para 2020, havia otimismo na retomada da economia com a ampliação dos negócios e do quadro de colaboradores, porém logo nos primeiros meses deste ano o cenário mudou completamente!

A pandemia do novo coronavírus impactou todas as empresas de maneiras distintas e de forma intensa e imprevisível.  Os desafios enfrentados variam conforme o segmento de atuação e vem exigindo dos líderes importantes tomadas de decisão que visem a manutenção dos negócios, porém considerando a preservação das vidas e dos empregos.

O futuro ainda é repleto de dúvidas e incertezas, com o dólar acima de R$ 5,00 na cotação oficial,  crise internacional e projeções de recessão econômica.

Diante desse cenário, estamos realizando uma pesquisa junto aos líderes de gestão de pessoas sobre as repercussões da COVID-19 no meio corporativo até o momento, com o objetivo de contribuir com conhecimento para tomada de decisões.

Podemos antecipar, no entanto, que de acordo com conversas que temos mantido com nossos clientes, verificamos algumas tendências em gestão de pessoas para o pós-coronavírus:

  • Home Office

Na PTGP 2020, essa prática era estimulada em 32% das empresas participantes da pesquisa e 55% pretendiam implantar no futuro. Com a pandemia, grande parte das empresas adotaram o home office como forma de continuar a operação. Quando a crise passar muitas serão as motivações para manter o home office, pois os colaboradores já terão as ferramentas para trabalhar nesse regime e a rotina de interação e produtividade à distância já estará estabelecida.

  • Comunicação

Com a quarentena, foi necessário intensificar a comunicação com os colaboradores, mantendo-os informados sobre cuidados pessoais a serem adotados para si e para seus familiares, ações tomadas e planejadas pela empresa, suporte emocional, entre outras. Criou-se uma rotina que deverá se manter no momento de retorno às atividades presenciais.

  • Lideranças

Os líderes estão precisando adaptar-se e preparar-se para essa nova realidade, delegando atividades e criando planos para atuar com seus times em aspectos além-trabalho, conversando com seus colaboradores em reuniões virtuais sobre assuntos profissionais e outros temas diversos, tais como as percepções da crise, os impactos no cotidiano deles e as relações com a família.

  • RH Tecnológico

Na PTGP 2020, 86% das empresas afirmaram que a utilização de ferramentas de tecnologia em gestão de pessoas era de média a alta. Essas empresas que já passaram por alguma transformação digital, conseguiram conduzir suas atividades por meio das ferramentas digitais, facilitando processos de recrutamento e seleção, controle de jornada de trabalho, de produtividade, folha de pagamento e geração de relatórios. A tendência é que a adoção de ferramentas e de plataformas digitais continue no pós-coronavirus, facilitando a gestão dos processos de gestão de pessoas e tornando a empresa mais ágil.

  • Métricas de produtividade

Com a operação remota, as empresas precisaram criar formas de comunicar suas metas e expectativas de forma clara e objetiva. Essa demonstra ser uma tendência para o futuro, onde seja possível mensurar a produtividade de atividades individuais e coletivas. Os OKRs (Objectives Key Results), em que os colaboradores discutem as suas metas e interagem sobre elas com suas lideranças, e os dashboards em tempo real, são ferramentas que poderão ser utilizadas nesse cenário de manutenção do home office.

As áreas de gestão de pessoas que se planejarem quanto a essas tendências estarão fortalecendo seu papel nas Organizações, contribuindo para melhores e mais expressivos resultados no cenário pós-coronavírus.

Kátia Moreno - Evolução Humana Consultoria

Kátia Moreno – Consultora Parceira da Evolução Humana e Diretora da ISK Consultoria Organizacional. É  especialista em projetos de gestão organizacional.  Acumulou vasta experiência na implantação de estruturas organizacionais, cargos e salários, remuneração variável, pesquisas de remuneração, melhores práticas de gestão, mapeamento e redesenho de processos, coaching de executivos, assessment e plano de sucessão. Professora de cursos de MBA com foco em Gestão de Pessoas.

 

Sobre a Evolução Humana –  uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional.  “Criatividade & Inovação” – marca registrada em nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Oferecemos serviços em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; gestão de mudanças – change management; desenvolvimento de liderança; coaching; avaliações de pessoas e/ou equipes – assessment; sistemas de pesquisas para DHO; inovação e sustentabilidade; educação coorporativa com mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de treinamentos, workshops, oficinas de aprendizagem, palestras, in company, formação para trainees; e por meio de parcerias atuamos também nas áreas de remuneração e pesquisa salarial. Levamos nossos serviços para todo o território nacional ou países de língua espanhola e inglesa. Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 30 profissionais entre consultores e equipes de desenvolvimento e produção.

Tel: +55 11  4551-3282
falecom@evolucaohumana.com.br 

Onde estamos: 
São Paulo, SP – Brasil

Onde atuamos: 
Todo o território nacional, países de idiomas inglês e espanhol.

Venha conhecer nossas soluções consultivas para DHO!

A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. 
Essa é nossa razão de existir!

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *