<<por Vania Faria Sutherberry >>
Estava pesquisando informações para algumas matérias que estou escrevendo e me deparei com a história do filósofo Sêneca. Ele foi um sujeito que teve uma vida interessante e foi considerado uma pessoa de grande sorte.
Nasceu na Espanha e aos 3 anos de vida sua família o enviou à Roma para estudar. Tornou-se um dos homens mais influentes do império romano, sua obra literária e filosófica gerou transformação no jeito de se pensar e realizar dramaturgia a partir daquela época.
Participou de inúmeros projetos, causas, mudanças de paradigmas, e em um dos textos que encontrei sobre sua história diz que ele aprendeu a negociar, influenciar, persuadir, lidar com os riscos, viveu quase 70 anos em uma era em que morrer cedo era coisa bem comum, principalmente para os inovadores, criativos e em seu caso, homem de saúde frágil.
Ele não se contentava com a mesmice. Deixou um legado bastante inspirador e atual até hoje.
Uma de suas frases falava sobre o FATOR SORTE. Ela dizia:
“Sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra alguém preparado.”
Fala forte e que me deixou horas pensando sobre o assunto. Despertou em mim alguns insights de consciência e, contudo, logo pude admitir que sou UMA PESSOA DE SORTE. Também fiquei motivada a escrever sobre este assunto hoje para vocês.
E o que significa “Preparação”?
Em minha percepção, significa ampliar as áreas de conhecimentos continuamente; buscar aprender com quem sabe mais do que você; sair da zona de conforto propositadamente / constantemente – quando tudo está calmo inventar um novo projeto. Gostar de desafios intelectuais, tais como aprender idiomas, filosofia, história, esoterismo, quem sabe astrologia, ou outros conhecimentos milenares. Interessar-se por arte, música, assuntos relacionados a viagens, vinhos, e tantas e tantas outras temáticas que podem parecer insignificantes, porém abrirão seus olhos para o que há de disponível no mundo, além daquilo que viu e aprendeu na escola.
E como surgem as “Oportunidades”?
Penso que o principal é sempre manter postura aberta e positiva para vida, ter curiosidade, coragem, e foco em soluções – sempre pensar que para cada problema, existem no mínimo 5 soluções. Toda vez que conhecer uma pessoa nova, pensar que cada ser é único e sempre possui dons, talentos e conhecimentos que podem ser compartilhados com você e com o mundo. Olhar para a vida com gratidão e aprender a ver a beleza do planeta. Dizer sim para o novo e desconhecido. Olhar para os desafios da vida como novas oportunidades de aprendizagem e crescimento.
Logo, você pode estar pensando – mas nós estamos em plena pandemia, restrições diversas e uma eminente crise em todo o planeta. Não existem oportunidades neste momento.
Logo, eu te respondo – neste momento, mais do que nunca, se quiser poderá perceber / enxergar inúmeras oportunidades bem próximas de você. Não use os acontecimentos externos para limitar o fluxo de oportunidades em sua vida. Não se justifica. Se formos olhar para a história da humanidade, encontraremos inúmeros empreendedores e inovadores que se deram muito bem nas mais obscuras crises, pandemias e guerras.
E agora vamos exercitar um pouco. Responda-me as seguintes perguntas.
- Você está apto a declarar-se uma pessoa de sorte?
- O que vem fazendo para dar uma mãozinha para a “senhora sorte”?
- Tem se preparado? Tem criado ou estado em postura aberta para oportunidades?
- Tem olhado para vida como uma escola?
- Tem aberto portas que poderão mudar o seu destino ou conduzi-lo para novas vivências que farão você crescer como pessoa?
- O que você pode fazer de diferente para ter mais oportunidades?
Lembre-se, a união dos dois fatores (preparação e oportunidade) geram o que chamamos de Sorte. E a sorte não gosta de estagnação. Não mesmo!!!
Ela contou-me em segredo dia desses, que se você não movimentar a água parada da sua vida ela sairá correndo em busca de um rio de água corrente que está passando ali pertinho de você.Ela não espera a hora de viajar por um longa e arriscada trajetória até chegar ao mar e de lá misturar-se a algo muito maior, próspero e abundante. Ela quer companhia. Ela quer você junto dela nesta aventura!
Grande Sorte!!!
—————————————————
Vania Faria Sutherberry – escritora, palestrante, coach e consultora especialista em cultura organizacional por valores. Membro do Barrett Values Centre desde 2008 (Reino Unido), especialista em projetos de transformação cultural, change management e coaching executivo. Autora do livro “Lentes Coloridas – uma nova visão sobre destino e missão” e co-autora do livro “A World Book of Values”. Mais de 25 anos de experiência em projetos consultivos organizacionais e desenvolvimento de pessoas. Sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria.
—————————————————————–
Sobre a Evolução Humana – uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional. “Criatividade & Inovação” – marca registrada em nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Oferecemos serviços em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; gestão de mudanças – change management; desenvolvimento de liderança; coaching; avaliações de pessoas e/ou equipes – assessment; sistemas de pesquisas para DHO; inovação e sustentabilidade; educação coorporativa com mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de treinamentos, workshops, oficinas de aprendizagem, palestras, in company, formação para trainees; e por meio de parcerias atuamos também nas áreas de remuneração e pesquisa salarial. Levamos nossos serviços para todo o território nacional ou países de língua espanhola e inglesa. Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 30 profissionais entre consultores e equipes de desenvolvimento e produção.
Tel: +55 11 4551-3282
falecom@evolucaohumana.com.br
Onde estamos:
São Paulo, SP – Brasil
Onde atuamos:
Todo o território nacional, países de idiomas inglês e espanhol.
Venha conhecer nossas soluções consultivas para DHO!
A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”.
Essa é nossa razão de existir!
3 Comentários
Já li inteligentes comentários sobre o que seria a sorte, mas nada tão simples, esclarecedor e verdadeiro como esse escrito por Vania Faria Sutherberry.
Muito bom 👏👏
Muito bom!! Tb adoro Sêneca! Gostei muito de seu texto. Parabéns. Bjus.
Realmente, a sorte representa o que usamos como desculpa quando não conseguimos enxergar a importância do esforço.
Adicionar comentário