A Pesquisa
Estudo realizado pela ISK Consultoria Organizacional, empresa parceira da Evolução Humana Consultoria, no período de 27/05 a 12/06/20, junto a 66 empresas, sobre as repercussões da pandemia Covid-19 nos negócios e no dia a dia dos profissionais, sentimentos e expectativas do RH nesse período, visando contribuir para o aprendizado e para tomada de decisões.
Ação tomada pelo executivo principal
- 73% – Buscaram o equilíbrio entre o atendimento dos protocolos científicos e a manutenção das atividades e dos negócios.
- 27% – Buscaram o atendimento aos protocolos recomendados pela OMS / Ministério da Saúde.
Rotina de trabalho no momento
- 82% – Home office para parte da equipe
- 33% – Home office para toda a equipe
- 33% – Suspensão temporária do contrato de trabalho
- 24% – Equipe trabalhando presencialmente
- 24% – Férias antecipadas
- 15% – Redução de jornada e de salário
- 3% – Afastamento de colaboradores em grupos de risco
Implantação do home office após isolamento social
- 70% sim
- 30% não
Corte no orçamento de gestão de pessoas pra 2020
- 58% sim
- 42% não
Ações de apoio emocional e/ou financeiro aos colaboradores
- Conversas semanais sobre a situação atual da empresa e futuros planos, importância da prevenção e cuidados no trabalho em home office.
- Home office ou liberação do trabalho para os colaboradores acima de 60 anos, gestantes ou em casos de familiares com doenças pré-existentes.
- Distribuição de álcool em gel e máscaras a todos os colaboradores.
- Disponibilização de programa de assistência para apoio financeiro, jurídico e psicológico aos colaboradores e familiares.
- Divulgação de canais gratuitos para suporte emocional.
Ações de apoio emocional e/ou financeiro aos colaboradores
- Organização de comissão da Covid-19, para orientar e apoiar os colaboradores.
- Promoção de ações de bem estar e disponibilização de APPs de atividades físicas.
- Promoção de webinar sobre saúde emocional e palestras sobre educação financeira.
- Manutenção dos benefícios para os colaboradores em home office e concessão de ajuda de custo para aqueles com contrato suspenso.
Doações realizadas pela empresa
- 36% de empresas realizaram doações
- 64% de empresa não realizaram doações
- Dentre as doações:
- Álcool em gel, máscaras e itens de higiene pessoal aos colaboradores, familiares e instituições.
- Óculos de segurança e máscaras faciais para a área médica de alguns hospitais do Brasil e máscara de proteção para clientes.
- Produtos fabricados pela empresa (sabão em pó e álcool em gel) para instituições da cidade.
- Cesta básica para pessoas carentes de comunidades.
Ações para retomada das atividades
- 91% – Orientação aos colaboradores sobre os sintomas da Covid-19, uso permanente de máscaras, etiquetas de higiene e protocolos de limpeza.
- 88% – Disponibilização de dispensador de álcool em gel.
- 82% – Protocolos de limpeza e desinfecção.
- 79% – Priorização de reuniões por teleconferência.
- 76% – Acompanhamento, em conjunto com os gestores das áreas, do estado de saúde dos colaboradores das equipes.
- 64% – Protocolo a ser seguido nos casos de sintomas ou teste positivo para Covid-19.
- 58% – Comunicação em pontos estratégicos no ambiente de trabalho.
Ações para retomada das atividades
- 55% – Alternância de dias de comparecimento das equipes ao ambiente de trabalho.
- 45% – Manutenção de ambientes ventilados.
- 42% – Revisão e modificação de layouts para atendimento às necessidades de distanciamento social.
- 36% – Redução das jornadas de trabalhos nos primeiros meses.
- 33% – Protocolo de entrada no ambiente de trabalho com aferição de temperatura, rápida entrevista para identificação de sintomas da Covid-19, orientação sobre uso e descarte seguro de máscaras e distanciamento social.
Ações para retomada das atividades
- 27% – Aumento da frequência de limpeza de ar condicionado.
- 3% – Sanitização do pátio externo e dos veículos que entram na empresa.
Conclusões
- Observamos a preocupação dos executivos em buscar o equilíbrio entre o atendimento dos protocolos científicos e a manutenção das atividades e dos negócios.
- A maioria das empresas está utilizando o modelo de home office para parte da equipe (82%) e pretendem manter após o período de isolamento.
- As empresas buscaram equilibrar a queda no volume de negócios com a suspensão temporária dos contratos de trabalho, antecipação de férias, redução de jornada e de salário, e também preveniram-se contra maiores impactos com o afastamento dos colaboradores pertencentes a grupos de risco.
- 36% das empresas mantiveram e 42% pouco reduziram o quadro de colaboradores; 48% sofreram pouca redução nos negócios.
- A pandemia impactou, ainda, o orçamento de gestão de pessoas para 58% das empresas, colocando em stand by várias das ações previstas para o ano.
- A maior parte das empresas intensificou a comunicação com seus colaboradores, distribuiu álcool em gel e máscaras, manteve os benefícios no home office e disponibilizou assistência financeira, jurídica e psicológica aos colaboradores e familiares.
- 36% das empresas realizaram ações sociais, através de doação de álcool em gel, máscaras, itens de higiene pessoal aos colaboradores, familiares, instituições e profissionais da área médica. Além de cestas básicas para pessoas carentes de comunidades.
- Orientação, acompanhamento e intensificação da comunicação junto aos colaboradores e elaboração de protocolos estão no planejamento das empresas para a retomada das atividades.
Nossos agradecimentos à equipe diretiva da ISK, por compartilhar conosco (Evolução Humana Consultoria) os resultados de importante pesquisa e por permitir que compartilhemos também com nossos clientes e leitores do BLOG.
Responsável técnica pela realização da Pesquisa:
Kátia Moreno – Consultora Parceira da Evolução Humana e Diretora da ISK Consultoria Organizacional. É especialista em projetos de gestão organizacional. Acumulou vasta experiência na implantação de estruturas organizacionais, cargos e salários, remuneração variável, pesquisas de remuneração, melhores práticas de gestão, mapeamento e redesenho de processos, coaching de executivos, assessment e plano de sucessão. Professora de cursos de MBA com foco em Gestão de Pessoas.
Para mais informações sobre realização desta pesquisa:
1 Comentário
Excelente. A pesquisa confirma o que temos percebido de ações no âmbito das empresas.
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