Autoconhecimento como caminho para relacionamentos saudáveis e MBTI

Autoconhecimento como caminho para relacionamentos saudáveis e MBTI

<< Por Miguel Vizioli – Adaptado do texto da Psicóloga Soraya Rodrigues Aragão >>

Se o que tu procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo,
não acharás em lugar algum

Sócrates

A humanidade, enquanto espécie, em sua caminhada existencial, sempre se questionou quem é, de onde veio, para onde vai. Mesmo que este mesmo homem tenha feito grandes progressos como explorador do mundo externo ainda não sabe responder as perguntas acima.

Este ser humano conhecedor de tantas ciências, contraditoriamente não se aprofundou no conhecimento de sua própria essência, ainda não foi capaz de responder ao grande enigma. Portanto, ele tem se esquecido de perscrutar seus processos internos e, desta forma, reforça o distanciamento da sua auto escuta.

Autoconhecimento ou conhecimento de si, é um processo que tem a função primordial de nos movimentar para um saber próprio, de modo a nos proporcionar construções e desconstruções internas que possam se refletir em comportamentos positivos.  É a mais genuína representação do livre arbítrio, pensar antes de fazer.

“Ao homem é possível tirar-lhe tudo, menos uma coisa: a última das
liberdades humanas, que é a escolha da atitude pessoal diante
dos desafios, sua liberdade para decidir seu próprio caminho”.
Viktor Frankl

O autoconhecimento é um processo transformador, o maior investimento que podemos fazer por nós mesmos pois, quando nos conhecemos, não reagimos impulsivamente aos nossos processos internos e à vida, mas desenvolvemos uma conexão consciente com nosso “eu” e com o mundo externo.

Nos encontrarmos e nos acolhermos na unicidade e na complexidade que nos é própria, para, a partir deste ponto, aproveitarmos para rever valores e crenças e nos posicionarmos como pessoas ativas e responsáveis diante de nós e da vida.

Para trabalhar nossos conflitos e resistências, nossas sombras, bem como conhecer e desenvolver os nossos recursos, possibilidades e potencialidades. Desta forma podemos aumentar nossa autoestima nos tornando mais fortes.

Embora se autoconhecer seja gratificante, é também um trabalho longo e doloroso. Encarar nossas sombras, romper paradigmas, desconstruir autoconceitos, mudar hábitos e rever condutas demanda muita energia e nossa tendência é nos acomodar ao que é conhecido.

Autoconhecer-se é libertador. A partir desta conquista, a maior de todas que podemos fazer, não buscaremos apenas nos satisfazer nos prazeres e ilusões externas, nem tampouco precisaremos da incessante aprovação dos outros, visto que estaremos satisfeitos e preenchidos conosco.

O autoconhecimento nas organizações/instituições 

Hoje é presente no ideário empresarial que ambientes que proporcionam boas relações interpessoais trazem mais felicidade e, consequentemente, mais inovação, maior apetite para correr riscos e menor resistência às mudanças – comportamentos indispensáveis para a sobrevivência nestes tempos.

As organizações/instituições têm usado alguns recursos para apoiar o autoconhecimento de seu pessoal: treinamentos, retiros, coachings, avaliações e aplicação de ferramentas de diagnóstico. Uma das ferramentas mais usadas no mundo para este fim é o Myers-Briggs Type Indicator (MBTI). 

Além de ser estatisticamente válido e confiável o MBTI se distingue por não ser um teste que posiciona a pessoa em escalas de valor. Sua grande vantagem é facilitar a compreensão e estimular a valorização das diferenças entre as pessoas (ninguém é melhor que ninguém), não há resultados bons ou ruins, positivos ou negativos, apenas resultados diferentes.

Foi pensando em levar para um público maior minhas experiências como facilitador de processos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que desenvolvi um curso online, que está sendo oferecido pela Academia Evolução Humana.

Este curso trata de importantes questões relacionadas aos benefícios do Autoconhecimento, tanto em nível dos relacionamentos pessoais como dos relacionamentos profissionais.

Tem como importante diferencial o fato de que o participante receberá login e senha para responder ao famoso inventário oficial Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) e também pode ter um apoio personalizado e individual.

Se quiser saber mais sobre mim e sobre o curso que estou oferecendo convido-o a assistir este vídeo:

Miguel Vizioli – consultor parceiro do Grupo Evolução Humana, Miguel atua como profissional de Recursos Humanos há mais de 40 anos tanto como executivo de empresas como no mundo da consultoria, com alto grau de especialização em seus subsistemas:  Seleção, Assessment, Treinamento, Desenvolvimento de Liderança e Coaching. Graduado em Psicologia e Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de SP. Além disso, participou de um grande número de cursos, seminários e workshops relacionados a RH, Comunicação, Liderança, Qualidade, Desenvolvimento Organizacional, Carreira e Potencial tanto no Brasil quanto no Exterior. Atualmente dedica-se a trabalhar como consultor associado a diversas empresas, com parcerias nacionais e internacionais, como a EVOLUÇÃO HUMANA e tem focado seu trabalho atual em desenvolvimento por meio de Cursos e Coaching e outros processos em empresas brasileiras e multinacionais. Além disto é professor Fundação Dom Cabral há mais de 12 anos. Como autor escreveu o livro Liderança a Força do Temperamento  pela Editora Pearson.

A Academia Evolução é a divisão online de Cursos Online do Grupo Evolução Humana.

 

Sobre a Evolução Humana –  uma Consultoria em Desenvolvimento Humano e Organizacional.  “Criatividade & Inovação” – marca registrada em nosso trabalho. Paixão por gente, foco do cliente, agilidade, qualidade, visão sistêmica são valores vividos e aplicados nos projetos de nossos clientes. Oferecemos serviços em: cultura organizacional e transformação cultural por valores; gestão de mudanças – change management; desenvolvimento de liderança; coaching; avaliações de pessoas e/ou equipes – assessment; sistemas de pesquisas para DHO; inovação e sustentabilidade; educação coorporativa com mais de 100 temas, disponíveis nos formatos de treinamentos, workshops, oficinas de aprendizagem, palestras, in company, formação para trainees; e por meio de parcerias atuamos também nas áreas de remuneração e pesquisa salarial. Levamos nossos serviços para todo o território nacional ou países de língua espanhola e inglesa. Somos uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 30 profissionais entre consultores e equipes de desenvolvimento e produção.

Tel: +55 11  4551-3282
falecom@evolucaohumana.com.br 

www.evolucaohumana.com.br e www.academiaevolucaohumana.com.br

Onde estamos:
São Paulo, SP – Brasil

Onde atuamos:
Todo o território nacional, países de idiomas inglês e espanhol.

Aguardamos seu contato!

A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. 
Essa é nossa razão de existir!

 

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *