Fortalecimento da cultura organizacional – emergência necessária em 2021

Fortalecimento da cultura organizacional – emergência necessária em 2021

<<< por  Vania Faria Sutherberry >>>

Não é de hoje que a necessidade de fortalecer cultura organizacional nas empresas tem aumentado. No entanto, em 2020, isto transformou-se em uma emergência (projeto prioritário para às áreas de DHO em 2021).

Devido às mudanças de cenário ocorridas por causa da pandemia e home office instituído à fórceps, todos os dias lideranças de uma empresa constatam que devem iniciar uma nova fase da Cultura Organizacional, revisitando missão, visão, valores –estes que agora devem conter os valores core da empresa (aqueles que contam a história e criam a personalidade da organização) e novos que deverão ser incluídos como valores de sustentação (estes alinhados com o mundo novo que está surgindo, cada vez mais digital e cada vez descentralizado do ponto de gestão, processos e controles).

As competências também devem ser revisadas, incluindo competências essenciais pautadas nos valores organizacionais e nas competências mais exigidas (tais como learning agility, adaptabilidade, inovação, accountability, resiliência e outras).

Alguns processos também devem ser revisados e/ou às vezes instituídos – tudo a fim de fazer o que chamamos de “alinhamento para o novo cenário cultural e fortalecimento da nova cultura”, esta que dará sustentação às novas estratégias de negócios e garantia de perenidade.

Existem hoje no mercado várias metodologias que funcionam como ferramentas para ajudar as empresas nesta tarefa; e também consultorias credenciadas para ajudar na implementação das ferramentas; revisões necessárias no modelo cultural da organização; orientações de “como fazer o fortalecimento da cultura”; apoiar nas ações de comunicação interna (endomarketing); e também orientando e/ou recriando os processos de recrutamento e seleção – o Fit Cultural.

Contratar pessoas depois destas revisões utilizando o FIT Cultural, ajudará sobremaneira os novos colaboradores engajarem-se e sentirem parte da organização rapidamente, evitando gastos desnecessários de tempo e recursos financeiros.

Sabemos que não é fácil de fazer e nem rápida a tomada de decisão para adentrar novamente neste processo de Transformação Cultural. Mas lembre-se, este é um cenário de emergência e a necessidade real. A empresa precisa de agilidade para não perder o bonde que está passando e que poderá ser último a garantir competitividade, colaboradores satisfeitos e felizes, adaptados e engajados ao movimento de reconstrução do novo mundo organizacional e planetário que está nascendo a partir do ano de 2021.

—————————————————

Vania Faria Sutherberry – escritora, palestrante, coach e consultora especialista em cultura organizacional por valores. Membro do Barrett Values Centre desde 2008 (Reino Unido), especialista em projetos de transformação cultural, change management e coaching executivo. Autora do livro “Lentes Coloridas – uma nova visão sobre destino e missão” e co-autora do livro “A World Book of Values”. Mais de 25 anos de experiência em projetos consultivos organizacionais e desenvolvimento de pessoas.  Sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria.

 

 

Evolução Humana Consultoria é especialista em metodologias de Cultura Organizacional por Valores, e está pronta para adentrar nesta jornada de transformação com sua empresa.

Chame-nos para um bate-papo online e explicaremos passo-a-passo como poderemos apoiar você e sua empresa neste processo.

Nosso WhatsApp +55 11 99446-3444
Visite também nosso site:
www.evolucaohumana.com.br

Ou nos envie e-mail:falecom@evolucaohumana.com.br

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *