DESAFIOS NO MUNDO – V.U.C.A. – O que esperar desse contexto

DESAFIOS NO MUNDO – V.U.C.A. – O que esperar desse contexto

<< Artigo escrito por Viviane Alcantara Minozzo –  parceira da Evolução Humana >>

Você tem a percepção de que tudo muda rapidamente o tempo todo?

Isso acontece porque estamos vivendo em um mundo V.U.C.A – acrônimo para Volátil, Incerto (Uncertain), Complexo e Ambíguo – em que as respostas do passado não atendem mais os questionamentos do momento presente.

O termo V.U.C.A, não é novidade. Ele foi criado na década de 1990, em um cenário pós-guerra fria, mas ele representa exatamente as características do mundo em que vivemos atualmente, podendo ser caracterizado como dificuldades para as organizações ou até mesmo como novas oportunidades.

Para entender melhor como o mundo V.U.C.A impacta nossas vidas e as organizações é necessário observar cada uma das características que o compõe:

Volatilidade: surge da velocidade com que as mudanças ocorrem no mundo empresarial. São inúmeros os exemplos de empresas que surgiram e mudaram completamente o cenário do mercado no qual atuam. Isso demanda um mindset cada vez mais ágil nos negócios, para que se prepararem para as mudanças e se consiga contorna-las.

Incerteza: da própria volatilidade surge a incerteza, uma vez que tudo muda o tempo todo. A previsão de resultados futuros fica cada vez mais desafiadora, mesmo com o acesso a muitos dados, pois nunca sabemos quando novas mudanças poderão surgir.

Complexidade: surge por conta da conectividade e interdependência de inúmeros fatores, que acabam criando uma complexa teia. Sabemos que uma única ação, pode ter diferentes desdobramentos e enormes consequências.

Ambiguidade: emerge da falta de clareza e da relação direta entre muitas características. O que torna cada vez mais desafiador realizar um planejamento efetivo.

O mundo V.U.C.A vem se tornando cada vez mais digital e exponencial e essas mudanças tem impactado também o mundo do trabalho, em que as expectativas dos colaboradores sofreram grandes transformações.

As organizações estão diante de enormes desafios na gestão de pessoas e dos negócios, uma vez que planejar metas de longo prazo, administrar todos os processos e engajar os colaboradores demanda novas estratégias.

Em um mundo cada vez mais competitivo, que avança velozmente, os profissionais também precisam se adaptar a novos contextos, sendo imprescindível o desenvolvimento de novas habilidades. E aqui entram tanto as Hard Skills (habilidades técnicas), quanto as Soft Skills (habilidades socioemocionais, incluindo as habilidades para felicidade).

Cada vez mais, as organizações e os líderes buscam profissionais com capacidade de adaptação, que saibam se relacionar adequadamente com os colegas, forncedores e clientes, que gerenciam suas emoções de forma equilibrada e que tomam decisões responsáveis e construtivas.

Algumas habilidades muito valorizadas neste contexto são:

  • Autoconhecimento
  • Gestão das emoções
  • Resiliência
  • Empatia
  • Trabalho em equipe
  • Pensamento crítico
  • Liderança com propósito

Como estamos lidando com um universo em constante transformação, os profissionais que desejam evoluir na carreira precisam estar preparados para o mundo VUCA e para isso é imprescindível investir em autodesenvolvimento. 

Para saber mais sobre a implantação de uma Cultura de Felicidade na Organização – acessar o conteúdo em nosso site referente à este serviço oferecido pela Evolução Humana Consultoria e a Consultora Viviane Minozzo:

Diagnóstico do nível de Felicidade Organizacional

Consultoria em Cultura de Felicidade Corporativa

 

Viviane Minozzo – Palestrante e Consultora especialista em Cultura de Felicidade e Bem-Estar nas Organizações. Psicóloga e Educadora Emocional Positiva. Pós-graduada em Comportamento Humano nas Organizações (PUC), Desenho Instrucional e Metodologias de Aprendizagem (USP), MBA em Gestão empresarial (FGV). Especialista em Ciência da Gratidão e da Felicidade com Certificação em Psicologia Positiva (Centro Sofia Bauer) e como Practitioner em Forças de Caráter (Instituto Flow). É facilitadora do método FIB (Felicidade Interna Bruta) e certificada como Chief Happines Officer pelo Instituto Feliciencia. É coautora do Livro “Coaching – Mude seu Mindset para o Sucesso II”, 2019 e idealizadora da Happy Academy – Educação para a Felicidade Integral.

 

Evolução Humana Consultoria é especialista em metodologias de Cultura Organizacional por Valores, e está pronta para adentrar nesta jornada de transformação com sua empresa.

Chame-nos para um bate-papo online e explicaremos passo-a-passo como poderemos apoiar você e sua empresa neste processo.

Nosso WhatsApp +55 11 99446-3444
Visite também nosso site:
www.evolucaohumana.com.br

Ou nos envie e-mail:falecom@evolucaohumana.com.br

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *