O Líder Digital – as diferentes facetas comportamentais dos líderes na Era Digital

O Líder Digital – as diferentes facetas comportamentais dos líderes na Era Digital

<<por Vania Faria Sutherberry>>

Há pouco tempo falávamos que estávamos entrando na Era da Transformação Digital. Eu mesma escrevi vários artigos abordando o tema e falei exaustivamente sobre este assunto durante alguns anos em eventos e palestras. E eis que chegou a pandemia em 2020 e o que vínhamos chamando de Transformação Digital transformou-se rapidamente em realidade e podemos dizer que adentramos de cabeça, coração e alma nesta Nova Era. E este é um caminho sem volta.

Eu sempre gosto de falar que a transformação, quando acontece, não nos permite voltar ao estágio de consciência anterior. É um processo muitas vezes doloroso, contudo, quando passa faz com que aconteça um salto evolutivo. Gosto também de dizer que a transformação sempre nos leva para um estágio ou status melhor. Enfim, passamos pela transformação digital e adentramos pra valer no novo estágio. Bem-vindo(a) a ERA DIGITAL!

Como tudo está diferente nesta nova Era, as competências e habilidades de Liderança pregadas, difundidas, desenvolvidas também foram atualizadas. Algumas delas passaram a ser exaltadas, pois fazem muito mais sentido no novo cotidiano de liderança de agora para frente.

Antes de falar das características de liderança do Líder Digital, quero contar uma história pessoal, que quem convive comigo sabe que vivi na pele a transformação digital um pouco antes da maioria dos líderes na atualidade. Penso que esta experiência ajudará a exemplificar a mensagem que quero deixar para vocês hoje neste texto.

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No ano de 2015, por questões pessoais, comecei a minha transferência de residência para a Europa. Era um caminho sem volta. Contudo, decidi que manteria minhas funções executivas na empresa da qual sou sócia fundadora (Evolução Humana Consultoria) sem reduzir responsabilidades de Liderança e papel consultivo junto aos clientes. Parecia utópico que isto poderia ser possível, uma vez que tínhamos fuso horário de 4 horas e eram necessárias dezenas de interações diariamente com o time de escritório, consultores parceiros e clientes.

A digitalização dos serviços consultivos também foi inevitável. Jamais imaginava que isto seria um grande diferencial para nós anos depois. Naquela época era uma incógnita este tipo de abordagem, pois teríamos que ser criativos, inovadores e provar para os clientes que aquele modelo de consultoria funcionaria da mesma forma que o modelo presencial.

Foi possível!

Fizemos a transição como deveria ser e entramos na Era Digital de fato muito antes que a maioria. Isso nos ensinou muitíssimo.

E refletindo sobre os aprendizados que adquirimos quero apresentar aqui para vocês uma lista de 10 competências / habilidades que eu e meu time aplicamos desde minha partida física para outro continente. Acredito que elas podem ser aprendidas / utilizadas por todos os líderes que fazem parte desta nova Era. Vamos a elas:

  1. Adaptabilidade – esta habilidade é essencial para o trabalho na Era Digital. Não existem mais fronteiras de fuso horário, ambiente físico, tecnologias. O líder pode conectar-se e comunicar-se com todos, onde quer que esteja.
  2. Comunicação clara e objetiva – a comunicação na Era Digital deve ser mais eficiente, ágil, clara e sem “lero lero”. O tempo é precioso nesta nova Era, contudo, a empatia deve ser adicionada à comunicação, pois cada pessoa está em ambiente diferente e as condições de trabalho não são iguais.
  3. Responsabilização / Accountability – o líder precisa assumir de vez a responsabilidade de protagonizar, e incentivar a responsabilização individual das pessoas de seu time. Não existe mais espaço para agendas de controle curto sobre o que as pessoas estão fazendo com o tempo ou como estão fazendo suas atividades.
  4. Orientação para Projetos ou Processos – trabalhar com metodologias de projetos e processos ajuda sobremaneira as pessoas a conhecerem suas responsabilidades, prazos, etapas de uma entrega, onde e quando devem protagonizar.
  5. Colaboração – existe uma máxima que nesta nova Era vem sendo muito utilizada – duas mentes trabalham melhor do que uma; e dez mentes muito melhor do que duas. O Trabalho colaborativo ajuda na busca por soluções otimizadas e muito mais eficiência. O novo líder precisa incentivar o trabalho colaborativo. Colaborar é um valor / comportamento primo-irmão do “Trabalho em Time”. O que diferencia um do outro, é que o valor Colaboração é um jeito de operar, e não somente uma condição por estar em time. Colaborar é distribuir poder e oferecer esforços. Digamos que a energia do espírito colaborativo gera um fluxo virtuoso. Afinal, é verdadeira a crendice popular – “É dando que se recebe”.
  6. Visão Sistêmica – olhar o todo, conduzir a(s) equipe(s) de fato como um maestro. Porém na orquestra o maestro não está tocando nenhum instrumento e sim dando ritmo, entonação, mantém a vibração energética em alta, consegue ver o time todo trabalhando, sabe quando se mover, quando é hora de iniciar outra música, está olhando do alto para o seu time e sabe muito bem quando deve dar a chance para um músico talentoso apresentar seus talentos e contribuir de maneira autêntica, inovadora, criativa.
  7. Learning Agility – os líderes da Era Digital precisam atualizar-se continuamente, tanto do ponto de vista de tecnologias, tendências inovadoras, apresentação de soluções para desafios cotidianos, de mercados, e dinâmica de equipes. Muitos outros comportamentos estão intrínsecos na característica Learning Agility. Eu incluo resiliência, curiosidade, não conformidade, capacidade de decisão e uso da intuição.
  8. Bem-estar e qualidade de vida – Na era digital, o líder encontra tempo para cuidar de outras dimensões pessoais. Encara o trabalho como parte da vida e não a vida em si. Permite-se dizer que não pode fazer uma determinada reunião tal hora, porque precisa acompanhar seus filhos em aulas online, por exemplo. Permite dizer que está descendo para a praia com o marido, e que lá da praia ligará para fazer a tal reunião. Esse líder trabalha muito, talvez até mais horas do que na Era “pré digital”. Contudo dosa melhor a vida pessoal com vida profissional.
  9. Compromisso com a Carreira pessoal – o líder da Era Digital sabe mais sobre si e o que deseja para carreira e futuro (grau mais elevado de autoconhecimento). Não se deixa enganar por promessas milagrosas de crescimento dentro da organização, caso não se sinta conectado com os valores da organização. É orientado por valores e incentiva pessoas de seu time também a se moverem por valores. Quando os valores pessoais comungam com organizacionais pode ser muito fiel aos ideais organizacionais.
  10. Propósito e missão pessoal – pelo autoconhecimento não se contenta somente com o trabalho. Quer deixar um legado. É muito mais consciente do sistema em que vive e como pode contribuir no trabalho, simultaneamente conectado com o propósito pessoal. Trabalho e propósito de vida caminham juntos. Um não deve excluir o outro. Compreende muito bem as diversidades e sabe que no mundo existe espaço para que os diversos contribuam com a melhoria do mundo. Cada um tem a própria missão de vida e que esta, quando pode ser utilizada no trabalho, amplia consideravelmente a satisfação e felicidade no trabalho.

Como a transformação não é linear, estamos vivendo em um planeta onde alguns líderes já adentraram na nova Era – A Era da Liderança Digital.  Outros ainda estão tentando manter seus status quo no jeito antigo de fazer liderança. Viveremos esta dualidade ainda por muitos anos. Muitos resistirão e dirão que não precisam se adaptar, pois suas funções não exigem presença digital. O que eles não sabem, é que não estamos aqui falando de liderar por meios digitais e sim um jeito novo de viver a liderança, que coincidentemente usa-se mais a tecnologia como meio de interação. Mas não necessariamente precisa. O jeito novo de liderar é o que vamos ver com mais frequência, cada dia mais.

Eu, por experiência própria digo que foi uma libertação ter adentrado nesta nova Era Digital. Finalizo este artigo enviando um grande beijo repleto de energia proveniente da Ligúria / Itália.

P.S. — >>> Resido na Itália e respiro Brasil em tudo o que produzo profissionalmente.
Assim é a vida de um líder digital – atua em um mundo SEM FRONTEIRAS geográficas, mesmo quando algumas fronteiras estão fechadas!

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Vania Faria Sutherberry – escritora, palestrante, coach e consultora especialista em cultura organizacional por valores. Membro do Barrett Values Centre desde 2008 (Reino Unido), especialista em projetos de transformação cultural, change management e coaching executivo. Autora do livro “Lentes Coloridas – uma nova visão sobre destino e missão” e co-autora do livro “A World Book of Values”. Mais de 25 anos de experiência em projetos consultivos organizacionais e desenvolvimento de pessoas.  Sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria.

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