Cultura da Inovação – Antes Tarde do que Nunca

Cultura da Inovação – Antes Tarde do que Nunca

<<por Vania Faria Sutherberry>>

Para dizer que uma empresa possui Cultura da Inovação,
não basta declarar. Tem que provar!

O termo Cultura de Inovação vem se popularizando no mundo organizacional, e todas as vezes que o ouço, logo penso: – há algo errado com esta terminologia.

Na real, em minha percepção, baseada na experiência de longa data trabalhando com cultura organizacional,  acredito que o termo  correto deve ser  “subcultura de inovação” , uma vez que inovação sempre deve fazer parte de  uma cultura maior – ou cultura mãe por assim dizer.

Uma organização não vive somente de inovação. É o conjunto de seus valores vivenciados, processos e estratégia, posicionamento de mercado, e tantos outros fatores, que vão juntos definir sustentabilidade e longevidade da organização.

O termo Inovação é classificado como um valor organizacional. Logo é constituído por um elenco de comportamentos que as pessoas devem incorporar ao adentrar diariamente na dimensão trabalho em uma organização que se declara inovadora.

Todos os valores organizacionais são observáveis a partir da vivência de seus comportamentos descritos. O que vemos por aí, é que muitas empresas declaram o valor inovação no Marco Filosófico (missão, visão e valores), mas a prática deixa a desejar.

E como fazer para que uma organização possa realmente implantar uma Cultura de Inovação? Como fomentar e fortalecer o valor Inovação na Organização?

Abaixo, mediante nossa experiência (Evolução Humana Consultoria) em fortalecimento de Cultura Organizacional, podemos citar algumas ações que vão contribuir sobremaneira na formação da Subcultura de Inovação. Podemos dividi-las em 2 grupos:

Aumentar o grau de Inovação:

  • Engajamento dos colaboradores por meio do alinhamento de Valores (valores pessoais com valores organizacionais)
  • Incentivar a comunicação aberta e exposição de ideias
  • Criar ambiente propício ao uso da criatividade
  • Incentivar colaboradores a exercitarem a pensar em pelo menos 5 formas de solucionar um problema ou desafio
  • Criar o espírito colaborativo
  • Criar fórum de conversas contínuas sobre boas práticas e melhoria contínuas de processos, produção, serviços e comportamentos
  • Conhecer as necessidades do mercado e antecipar tendências
  • Aumentar engajamento e monitorar constantemente seus indicadores, assim como os de clima
  • Premiar as melhores ideias e projetos inovadores. Reforçar o reconhecimento do colaborador e /ou time protagonista da inovação.

Reduzir ou eliminar fatores limitantes à Inovação:

  • Eliminar comportamentos de competição e feudos internos.
  • Reduzir hierarquia e controles
  • Reduzir burocracia
  • Eliminar feedbacks orientado ao passado e implantar o Feedforward (orientado para o futuro)
  • Eliminar punições de colaboradores que erraram por tentar algo novo
  • Reduzir o medo gerado por vivência de valores limitantes (entropia cultural)
  • Eliminar necessidade de sempre acertar
  • Eliminar resistência ao novo e mudanças.

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Além destes itens, muitos outros poderão ser incluídos na hora de implantar e fortalecer a cultura de inovação nas organizações. Eles serão por muitas vezes mais específicos, dependendo dos mercados aos quais as organizações pertencem e os traços culturais que mantenham suas identidades.

Cada organização tem liberdade para “inovar” no “jeito de inovar”. O mais importante, muitas vezes não é o “como” e sim o “resultado obtido” ao fazer.

Organizações com culturas organizacionais fortes e inovadoras resistirão ao tempo, aos cenários externos desafiadores e passarão muito bem pela pandemia de empresas que encerram seus ciclos de vida tão precocemente.

Vania Faria Sutherber

Vania Faria Sutherberry – escritora, palestrante, coach e consultora especialista em cultura organizacional por valores. Membro do Barrett Values Centre desde 2008 (Reino Unido), especialista em projetos de transformação cultural, change management e coaching executivo. Autora do livro “Lentes Coloridas – uma nova visão sobre destino e missão” e co-autora do livro “A World Book of Values”. Mais de 25 anos de experiência em projetos consultivos organizacionais e desenvolvimento de pessoas.  Sócia-fundadora da Evolução Humana Consultoria.

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