Saúde Emocional, Mental, Sustentabilidade Ambiental e Trabalho

Saúde Emocional, Mental, Sustentabilidade Ambiental e Trabalho

Como anda a Saúde Mental dos colaboradores em sua organização? Sua organização já está gerenciando esses indicadores e atuando em prol da Saúde Integral das pessoas? 

<< Por Vania Faria>>

Hoje nosso post é para alertar e incentivar as empresas a olharem para uma questão muitíssimo importante – Saúde Emocional e Mental dos colaboradores.

Os dados sobre a saúde mental dos brasileiros são alarmantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS e a International Stress Management Association no Brasil – Isma-BR, o povo brasileiro é o segundo no mundo que mais sofre com depressão, ficando atrás apenas dos EUA.

Outra pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, sobre o comportamento do povo brasileiro durante a pandemia, revelou que 80% dos brasileiros se sentem mais ansiosos. Dados esses nos fazem constatar que a saúde mental do brasileiro está bastante fragilizada e consequentemente esses dados afetam desempenho, produtividade e as relações  no âmbito pessoal e profissional.

Claro que todos esses dados refletem nas questões humanas dentro das organizações. As empresas devem assumir a corresponsabilidade pela Saúde Mental de seus colaboradores, uma vez que são eles que fazem a roda girar. Empresas são constituídas por pessoas e os negócios só existem porque as pessoas estão ali cumprindo suas funções. Se os colaboradores estão adoecendo a empresa também adoecerá. Tudo funciona como um sistema.

Foi publicado em 2018 um estudo na Harvard Business Review que confirma esta tese. Estima-se que 90% colaboradores que conseguem alto desempenho e/ou que  são vistos como Alto Potencial  possuem habilidades socioemocionais altamente desenvolvidas. Isso significa que possuem melhor capacidade de gerenciamento emocional e muito provavelmente lidam melhor com as pressões ambientais (stress, foco em resultados, conflitos, resolução de problemas, cansaço mental, ansiedade, incertezas, insegurança).

Apoiar seus colaboradores a terem melhores recursos de gerenciamento emocional, e consequentemente gerenciarem níveis de stress e cansaço (físico, emocional e mental) deve ser parte da estratégia de Recursos Humanos (e da Organização como um todo), além do valor “Sustentabilidade Ambiental”. As questões de saúde humana são parte integrante do Valor  Sustentabilidade Ambiental, assim como questões de ambiente físico (interno e externo).

É responsabilidade da empresa contar com apoio de profissionais especializados para dar suporte aos colaboradores que neste momento estão sendo desafiados na saúde mental. Também de extrema importância criar programas de fortalecimento do Valor Sustentabilidade Ambiental (independentemente deste valor estar na lista dos Valores Declarados pela organização).

Todos na empresa querem ver a Sustentabilidade do Negócio acontecendo. Para isso, as pessoas precisam estar saudáveis e com o eixo emocional, mental e físico em ordem, para assim poderem ter presença e engajar-se nas causas da organização.

Mentes sãs empresa sã.

——————————————–

Consulte-nos sobre como podemos lhe ajudar para aumentar a Sustentabilidade Ambiental em sua Organização e aporte de profissionais de saúde especializados no apoio a melhoria da Saúde Emocional e Mental dos colaboradores.

Para saber mais, chame-nos para um bate-papo pelo:

WhatsApp – +55 11 99446 – 3444 ou falecom@evolucaohumana.com.br – será uma satisfação falar com você sobre este processo ou outros serviços que oferecemos.

Evolução Humana Consultoria – 11 anos oferecendo serviços de consultoria e treinamento para Desenvolvimento Humano, Organizacional e Cultura Organizacional.

Evolução Humana Consultoria é especialista em metodologias de Cultura Organizacional por Valores, e está pronta para adentrar nesta jornada de transformação com sua empresa.

Chame-nos para um bate-papo online e explicaremos passo-a-passo como poderemos apoiar você e sua empresa neste processo.

Nosso WhatsApp +55 11 99446-3444
Visite também nosso site: www.evolucaohumana.com.br

Ou nos envie e-mail:falecom@evolucaohumana.com.br

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *