Valores Pessoais e Integridade – aumentando o autoconhecimento sobre aquilo que é fundamental para você

Valores Pessoais e Integridade – aumentando o autoconhecimento sobre aquilo que é fundamental para você

Falar de integridade é falar de Valores Pessoais.
Me diga quais são seus Valores e direi quem tu és!

<< por Vania G. de Faria >>

Existem inúmeras formas de classificar Valores Pessoais. Pelos olhares metodológicos de alguns nomes / escritores importantes; pelos olhares de filósofos antigos e atuais; pelo aprendizado que obtivemos com nossos pais, familiares e ambiente onde crescemos; e muitas outras formas trazidas pela sabedoria popular, culturas e civilizações.

Para mim o que faz mais sentido é uma classificação que fui criando e refinando ao longo da minha vivência trabalhando com Valores Humanos e Valores Organizacionais. E é esta que vou descrever abaixo, incluindo um exercício para que você possa, hoje mesmo, saber muito bem qual é a sua linha mestra de valores que formam a sua integridade pessoal.

Valores e Integridade 

Os valores que escolhemos vivenciar fazem parte daquilo que intitulamos de “integridade pessoal”. 

Integridade é um valor humano relacionado à busca pela coesão interna, ou seja, depende de uma intensa busca por autoconhecimento e um forte posicionamento sobre quem você é e o que demonstra para o mundo. É um valor que se refere ao indivíduo. Diz respeito a caminhar de acordo com a verdade pessoal, com autenticidade e buscando alinhamento com a sua missão de vida. Integridade é um valor de plataforma. O que significa que engloba em si vários outros Valores. Não existe fórmula para uma pessoa ser considerada íntegra. Há sim um caminho a trilhar.

Cada pessoa vivencia um conjunto de valores que são importantes para si e por vezes a vivência acontece inconscientemente, de acordo com grau de maturidade e consciência naquele momento.

Em alguns momentos da vida alguns valores pessoais podem ser substituídos por outros. Temos a opção de escolher novos valores para serem vivenciados todos os dias, todos as horas e todos os minutos de nossas vidas.

Por isso, gostaria de sugerir um exercício rápido sobre Valores Pessoais e identificação da sua Integridade Pessoal – Quem você é hoje e o que fundamental para manter sua integridade como SER HUMANO. Papel e lápis na mão e vamos lá:

>> Criar uma lista com pelo menos 20 Valores Pessoais. Coloque palavras que intitulam valores, como por exemplo: generosidade, verdade, justiça, ser eficiente, ser amado, gentileza, ética, humildade, verdade, confiança, lealdade, independência, aprendizagem contínua, abundancia, etc. Se tiver dúvida de quais valores humanos irá escolher como os 20 mais importantes para você, tire alguns minutos e faça uma busca no Google usando as seguintes palavras – “lista de valores humanos”. Irá encontrar centenas de listas – escolha aquela cujos valores  fazem maior conexão com você. Use também a intuição na hora de escolher qual é a melhor lista.

>> Já com a lista de  Valores pronta – fazer a classificação de cada um dos Valores selecionados, usando  o número ou palavra  (Core ou Sustentação ou Desejável). Abaixo a descrição de cada um dos tipos classificatórios para os Valores:

  • Valores Core – n. 1 – ou valores de alma – são aqueles que não podemos abrir mão em nenhum momento da vida. Eles constituem nossa identidade e mostram ao mundo o que somos. Selecione 3 valores e lembre-se sempre de que esses valores constituem a sua integridade. Caso abra mão deles, estará abrindo mão de ser verdadeiro com os anseios de sua alma.
  • Valores de Sustentação – n. 2 – são valores que nos ajudam a realizar e manter nossas vidas de acordo com nossas próprias filosofias e construir o que desejamos ser. São também impulsionadores para deixar um legado e vivenciar a missão de vida.  Selecione quantos quiser e use-os bastante. Atenção, se nesta lista tiver algum valor limitante, reveja se realmente você precisa deles para realizar o seu destino. Valores limitantes, na maioria das vezes, prende a pessoa em energia de medo. Em todos os momentos da vida podemos decidir adicionar novos valores à nossa lista e/ou excluir alguns. Isso se dá quando nós colocamos ou tiramos o foco nas vivências deles no dia a dia. Você pode decidir dar mais importância para os valores positivos e cada vez vivenciar menos os valores limitantes. Escolha conscientemente o que vai cultivar de hoje em diante, do ponto de vista de valores, e verás o seu destino ser desenhado a partir de suas próprias decisões.
  • Valores Desejáveis – n. 3– são valores que admiramos nos outros, ou que gostaríamos muito de tê-los dentro da lista dos mais importantes. Porém, ainda não podemos afirmar tê-los ou praticá-los. O ser humano pode ser aperfeiçoado até seu último dia de vida. Sempre é tempo de adicionar novos comportamentos que vão consolidar a vivência de novos valores.

Agora que você já conhece mais sobre você, proponho a continuidade do exercício com a criação de um plano que lhe ajudará a manter o foco em autodesenvolvimento e transformar alguns Valores desejáveis em Valores Pessoais de Sustentação e quem sabe transformá-los em Valores Core com a consolidação da vivência diária.

  • Selecione 3 Valores que deseja desenvolver ou fortalecer.
  • Crie metas para fortalecê-los e não abra mão da melhoria contínua nos comportamentos que os consolidarão  como valores primeiramente de sustentação.
  • Valores sempre podem ser melhorados e fortalecidos. Depende unicamente de você. Você pode tornar-se uma pessoa muito mais satisfeita e realizada com quem você é.

Ser íntegro é ter clareza para onde você quer caminhar no futuro. Ter clareza sobre seu propósito de vida e sobre o destino que você está criando. É, principalmente, fazer escolhas conscientes e não negociar quando seus valores pessoais são colocados em cheque. Segundo Debbie Ford em seu livro “Como Entender A Sombra Em Sua Vida”, o valor integridade é também o antídoto para curar a falsidade. No livro, a autora defende que a integridade mantém a pessoa na estrada reta para o sucesso, a estrada que garante que a pessoa honrará os seus valores, e que se lembrará do que é importante para o seu próprio bem.

O caminho da integridade é também uma escolha. Integridade cria uma plataforma segura para caminhar. Eu não vejo outra forma de buscar a satisfação interna e a conexão com a essência verdadeira que existe em cada um de nós, se não tivermos a integridade como base para tudo o que fizemos.

…………………

Eu desejo sinceramente que você possa descrever com o exercício aqui proposto, a sua própria fórmula sobre o que compõe a sua integridade. Possa usar verdade,  honestidade e consequentemente escrever a bula sobre como caminhar integro(a), inteiro(a), contente e alinhado(a) com o que foi  tatuado em sua alma antes de você aqui neste mundo chegar.

…………………

Vania G. de Faria – autora do livro Lentes Coloridas – uma nova visão sobre destino e missãopublicado em junho 2017 pela Mill Dreams Books. Ela é também co-autora do livro “A World Book of Values” – coach, palestrante, consultora especialista em Cultura Organizacional, sócia-fundadora e CEO da Evolução Humana – consultoria para desenvolvimento humano e organizacional.

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *