<<Artigo de Angela S. Bencini >>
Como os valores limitantes impactam a cultura organizacional e o crescimento das organizações? Como reduzir a entropia cultural?
As empresas são formadas por pessoas, e as pessoas são guiadas por valores. Esses valores podem ser positivos, como ética, respeito, honestidade, colaboração, ou potencialmente limitantes. Exemplo: medo do fracasso, resistência à mudança, arrogância, falta de confiança, poder, etc. Você sabia que existem valores que provocam muita confusão no ambiente organizacional? A “Entropia”, provocada pelos valores limitantes, é um processo natural de desordem e degradação, que pode afetar qualquer empresa. Para ser mais clara, existe uma definição muito interessante: Segundo Richard Barrett, “A Entropia cultural é o grau de disfunção de uma cultura organizacional, isto é, quantidade de energia improdutiva consumida dentro da organização, gerada por valores limitantes.” “Outra maneira de descrever os valores potencialmente limitantes é utilizando o termo valores baseados no medo. Isto porque os comportamentos associados com estes valores são, ou baseados no medo, ou criam medo, ou geralmente os dois”. Phil Clothier, CEO do Barrett Values Center.Quais são os principais sinais de entropia cultural?
Quando uma organização tem entropia, fica muito fácil perceber os seguintes problemas no dia a dia:- Falha na comunicação,
- Falatórios/fofocas,
- Piora no clima organizacional,
- Burocracia,
- Disputas de poder,
- Demora na tomada de decisão,
- Medos e outros sintomas.